É hora de acabar com as faltas em consultas médicas. Entenda como!

É hora de acabar com as faltas em consultas médicas. Entenda como!

acabar com as faltas em consultas médicas
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Você já identificou o motivo das faltas em consultas médicas? Esse é um problema recorrente em diversas unidades de saúde. Seja por falta de controle da agenda ou de comprometimento dos pacientes, o fato é que as ausências prejudicam o negócio.

Além de deixar uma lacuna na programação do dia que poderia ser preenchida por outro paciente, a falta toma o tempo do profissional que deve ser remunerado, mesmo que não tenha realizado o atendimento.

Neste post, vamos ajudar você a refletir sobre os principais motivos que levam às faltas em consultas médicas. Continue lendo e veja como minimizar o problema com a reorganização dos processos e ajuda da tecnologia!

Quais são as causas para a ausência de pacientes nas consultas?

De modo geral, a agenda de consultas médicas é aberta com antecedência para que o paciente escolha data e horário, de acordo com a sua necessidade. No entanto, é bem comum que no dia e hora marcados ele não compareça.

Esse é um contratempo que pode gerar uma infinidade de problemas, dentre eles, o tempo ocioso do profissional, o horário que poderia ser ocupado por outro paciente, além de todo o custo envolvido nesse processo, o que gera perda financeira.

Alguns motivos levam a esse tipo de ocorrência. Portanto, antes de pensar em como solucionar o problema, é importante saber suas possíveis origens!

Desorganização da agenda

Esse pode ser um motivo tanto do lado do paciente quanto dentro da clínica. Ao agendar uma consulta, o paciente deve criar um lembrete com o dia e a hora marcada. Por outro lado, a clínica pode ter um serviço de lembrete para evitar o esquecimento do paciente.

Situações de imprevistos

O paciente pode não se sentir disposto o suficiente para comparecer à consulta ou retorno, ser impedido devido ao mau tempo, não conseguir sair do trabalho dentro do horário. Imprevistos acontecem, mas muitas ausências podem ser evitadas quando a consulta é desmarcada com certa antecedência.

Falta de compromisso com a clínica

Muitos pacientes deixam de comparecer à consulta médica pela simples desistência e não visualizam os impactos que isso causa. Outros não se esforçam para lembrar e, por isso, não costumam fazer anotações de lembrete, seja no celular ou em um bloco de notas.

Como diminuir as faltas em consultas médicas?

Apesar de, na maioria dos casos, as faltas em consultas médicas estarem mais ligadas à postura do paciente em relação ao compromisso, é possível adotar estratégias e procedimentos na clínica para reduzir as ocorrências e manter a agenda preenchida.

Veja algumas ações que você pode implementar para reduzir o absenteísmo nas consultas!

Gerencie a agenda

O primeiro passo é estabelecer o gerenciamento completo da agenda de todos os profissionais em atendimento. É importante fazer um trabalho prévio de mapeamento dos horários preenchidos e vagos.

O controle permite visualizar as datas e horários de maior procura, a possibilidade de remanejamento de pacientes para preencher o dia de um determinado médico, ou até mesmo identificar datas específicas sem muita demanda de atendimento, o que ajuda a tomar providências em tempo hábil para evitar uma lacuna tão grande.

Estabeleça uma política interna de confirmação

Uma das melhores formas de reduzir a incidência de faltas nas consultas é reformular a política de agendamento e incluir a confirmação como parte do processo. Dessa forma, previamente, a equipe de atendimento deve entrar em contato com cada paciente, seja por telefone, WhatsApp ou SMS, e confirmar o comparecimento.

A confirmação de consultas, além de garantir a presença dos pacientes pré-agendados, permite remanejamentos de horários e encaixe para aqueles que estão à espera de uma desistência, ocupando o lugar dos que não podem comparecer no dia e horário previstos.

Mantenha uma boa relação com os pacientes

Conhecer mais os pacientes e estreitar o relacionamento pode ajudar na redução das faltas injustificadas. A proximidade gera um diálogo mais saudável, permitindo que, no ato da marcação, o paciente seja informado sobre a importância de confirmar e comparecer à consulta, sem que ele se sinta pressionado.

Por outro lado, o paciente fidelizado, que é bem tratado e está satisfeito com o atendimento e serviço prestado pela clínica, naturalmente se preocupará em avisar caso não seja possível estar presente na consulta.

Conte com o auxílio de uma ferramenta tecnológica

Com uma solução tecnológica você pode implementar o serviço de agendamento online que, automaticamente, realiza as marcações. Trata-se de um campo dentro do site em que o próprio paciente consegue entrar, encontrar o profissional desejado, escolher o melhor horário e confirmar ou até cancelar a consulta.

Próximo da data, o próprio sistema enviará um lembrete para as opções de contato deixadas no cadastro. Essa ação reduz os episódios de esquecimento por parte do paciente, mantém o gerenciamento da agenda e aponta os horários disponíveis para novas marcações, remarcações ou remanejamentos em um mesmo dia.

Como você pode notar, com as ações e ferramentas de controle certas, as faltas em consultas médicas é um problema de fácil solução. A automatização e o gerenciamento de processos estão aí para resguardar a clínica e garantir mais qualidade na prestação de serviços para todo o seu público.

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