Agosto Dourado e Agosto Laranja: adapte sua clínica!

Agosto Dourado e Agosto Laranja: conheça as campanhas de conscientização e adapte sua clínica

Agosto Dourado e Agosto Laranja
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Entre as diversas campanhas de conscientização realizadas ao longo do ano estão Agosto Dourado e Agosto Laranja. Enquanto a primeira traz um alerta para a importância do aleitamento materno, a segunda chama a atenção para a esclerose múltipla.

São dois assuntos igualmente importantes, pois tratam da saúde e prevenção contra o surgimento de problemas associados. As campanhas, quando bem planejadas e realizadas, são eficazes em trazer orientações à população sobre a importância e necessidade dos cuidados preventivos.

O objetivo deste post é mostrar o que significam as campanhas Agosto Dourado e Agosto Laranja, além da temática de cada uma delas. Continue lendo e veja a importância de aderir a essas datas e como adaptar sua clínica para ajudar nessa conscientização!

Agosto Dourado

O aleitamento materno é imprescindível, sobretudo, até os 6 meses de idade. A campanha Agosto Dourado surgiu de um encontro entre a OMS — Organização Mundial da Saúde — e Unicef — Fundo das Nações Unidas para a Infância —, em 1991, na cidade de Nova Iorque.

A reunião teve como pauta o nascimento da Declaração de Innocenti, com foco na amamentação e na elaboração de ações de conscientização mundial. Assim, a campanha tem como principal objetivo chamar a atenção para a importância do leite materno no desenvolvimento de bebês e crianças.

Os pontos abordados da campanha fortalecem os benefícios do aleitamento materno, tanto para os bebês quanto para as mães:

  • fonte de anticorpos;
  • alimentação completa;
  • reduz a chance de leucemia infantil;
  • menor risco de diabetes tipo 2;
  • reduz problemas respiratórios;
  • reduz o risco de câncer de mama, ovários e endométrio.

Durante a campanha, é possível ainda incluir o incentivo à doação de leite materno, considerando que muitas lactantes produzem em excesso, enquanto outras sofrem com o ressecamento ou empedramento, não podendo alimentar seus bebês corretamente.

Agosto Laranja

Já a campanha Agosto Laranja concentra a atenção na EM — esclerose múltipla —, doença que acomete cerca de 35 mil pessoas, somente no Brasil. É uma doença grave, autoimune e crônica do sistema nervoso central, do cérebro e medula espinhal.

A consequência da doença é de destruição do mielina, tecido protetor que envolve as fibras nervosas. No avanço da esclerose múltipla, há alterações e até impedimento de transmissão de mensagens do cérebro para outras partes do corpo.

O objetivo da campanha é falar sobre as possíveis causas e sintomas para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, necessidade de cuidados preventivos, além do tratamento em caso de a doença já estar desenvolvida.

Entre os principais sintomas da esclerose múltipla estão transtornos visuais, fraquezas, rigidez dos membros, fadiga extrema, tremores, problemas na fala, alterações do intestino e da bexiga, entorpecimento e distúrbios de equilíbrio.

Embora não existam causas pré-determinadas, alguns estudos indicam que a doença pode estar relacionada a questões genéticas, ambiente onde a pessoa vive ou algum vírus capaz de comprometer as funções cerebrais.

Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, entretanto, as mulheres são mais suscetíveis, na faixa de idade entre 20 e 40 anos, na média dos 30. A campanha tem por essência estimular as pessoas a buscarem diagnóstico ao perceberem os sintomas., pois se trata de uma doença que não tem cura.

Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores serão as chances de mantê-la sob controle e aumentar a qualidade de vida dos pacientes. Muitas pessoas confundem os sintomas com um mal temporário. Por isso, a campanha fortalece que, na persistência, um médico seja consultado.

Importância de aderir à campanha de conscientização em agosto

Participar de movimentos com as campanhas Agosto dourado e Agosto laranja é uma forma de dizer que sua clínica se preocupa com a saúde da população, de modo geral, e que está disponível para auxiliar de todas as formas possíveis.

A adesão às campanhas, além de ajudar na conscientização, aumenta a visibilidade da clínica, especialmente nas redes sociais. Com isso, é uma maneira positiva de fazer marketing médico e promover ações de atração de novos pacientes.

O papel social da clínica e seus profissionais se juntam ao contexto da saúde para encorajar a população a buscar ajuda. No caso do aleitamento materno, muitas mães precisam de orientação, seja na pegada da mama ou a como proceder diante da ausência de leite.

Já na esclerose múltipla, diversos incidentes que envolvem as falhas motoras ou lapsos do cérebro podem ser evitados com o tratamento adequado. No entanto, nem todas as pessoas têm informações suficientes sobre o problema. Por isso, a campanha serve de alerta.

O que fazer para que todos saibam que sua clínica está participando das campanhas? É comum ter dúvidas sobre o tipo de ação que pode atrair a atenção, e ser um convite às pessoas para buscar informação ou cuidados na sua clínica.

Por isso, aqui vão algumas ideias!

Faça uma decoração temática

Não importa as cores predominantes da sua clínica. No mês de agosto, abra espaço para o dourado e o laranja, decorando espaços, como recepção, sala de espera e consultórios — use balões, cartazes, adesivos, fitas, sem exageros.

Se achar pertinente, caracterize temporariamente o logo da clínica, fazendo menção às campanhas. Ele pode ser usado no site, nos materiais impressos (cuidado com a quantidade) e nas páginas oficiais da rede em que a clínica se faz presente.

Ofereça pequenas palestras de conscientização

Enquanto os pacientes — novos e ativos — aguardam a consulta ou para a realização de exames ou procedimentos, é possível inserir pequenas palestras de conscientização e esclarecimentos.

Além de tornar a espera menos cansativa, as pessoas saem da clínica mais bem-informadas. Certamente, ao menor sinal de problemas que remetem aos temas das campanhas, saberão a quem recorrer com segurança.

Use as redes sociais

As redes sociais são o ambiente de grande alcance de audiência. Por isso, utilize todos os canais possíveis para se comunicar com o público da sua clínica. Implemente as campanhas virtuais, promovendo lives com especialistas, abertura de espaço para tirar dúvidas, sempre com o cuidado de responder a todas as perguntas.

O importante é que, sendo um negócio no ramo da saúde, sua clínica não fique de fora de mobilizações tão necessárias. Você não precisa de muito para adaptar sua clínica às campanhas Agosto Dourado e Agosto Laranja — mantenha o foco na saúde e qualidade de vida, e todo o seu público sentirá confiança no engajamento e profissionalismo do seu negócio.

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