Análise de dados na saúde: veja por que sua clínica precisa se adequar

Análise de dados na saúde: entenda por que sua clínica precisa se adequar

Análise de dados
6 minutos para ler

Ter informações confiáveis para tomar decisões é uma das formas mais eficientes de fazer gestão da clínica, por isso, a análise de dados na saúde é tão importante. Eles podem indicar pontos de melhoria e direcionar as ações estratégicas. 

O uso de dados para medir e mensurar os resultados tem crescido na área da saúde. Eles possibilitam uma visão prática e ampla do trabalho desempenhado pelas equipes, considerando o sucesso nos atendimentos e o grau de satisfação dos pacientes

O objetivo deste post é mostrar a importância da análise baseada em dados e como fazer da maneira correta. Continue a leitura e veja a relevância da ferramenta Gestão à vista da Genesis Tecnologia para fornecer dados em tempo real!

Por que a análise estratégica de dados é tão importante na área da saúde?

Imagine contar com indicadores que apresentam fundamentos suficientes para avaliação do desempenho de todos os departamentos da clínica. Eles são possíveis com o uso de dados transformados em informações confiáveis para compor os relatórios. 

Dessa forma, o estudo detalhado de todas as questões que envolvem o negócio terá base na coleta desses dados. São elementos que costumam mostrar o andamento do fluxo de processos e sinalizar possíveis falhas ou pontos de melhoria. 

Como a área da saúde é complexa e competitiva, a análise é de extrema importância para que o gestor tenha condições de fazer intervenções em tempo hábil. Caso contrário, um erro pode levar a uma sucessão de problemas e impactar na satisfação do cliente. 

Os dados permitem o monitoramento mais abrangente, mas centralizado das operações. Isso dá, ao gestor, certa vantagem para decidir o melhor caminho a seguir quando algo parece não acompanhar o curso normal do dia a dia. 

Se o objetivo é o crescimento do negócio, os dados vão possibilitar a avaliação das taxas — de adesão, de retorno, de cancelamento, entre outros — e se os profissionais estão engajados o suficiente para trabalhar a atração e retenção dos pacientes.

A análise desses parâmetros envolve a mensuração do comprometimento individual e coletivo, o tempo de espera na fila e as confirmações de agenda, por exemplo. Qualquer instrumento que produza dados estatísticos é passível de análise e diagnóstico. 

Quais os benefícios da análise de dados para o negócio?

Estar à frente de qualquer tipo de negócio é desafiador, o que requer habilidades e competências múltiplas, dentre elas, a capacidade analítica. Com um olhar voltado inteiramente para o negócio e com o auxílio dos dados é possível coletar não apenas informações, mas benefícios em médio e longo prazo. 

Veja alguns deles que a análise de dados pode oferecer à sua empresa!

Melhor entendimento das necessidades do público

Todos os dados e informações gerados sobre os pacientes serão armazenados, de forma que possam ser avaliados em momento oportuno para auxiliar uma análise. Com os resultados é possível identificar as necessidades do público e promover melhorias e uma experiência diferenciada.

Melhoria dos processos e resultados

Cada processo deve obedecer a um passo a passo para ser efetivo e garantir a entrega planejada. Com a análise de dados, antes que gerem transtornos, é possível ajustar os erros e realinhar os procedimentos — a previsão é de que os resultados sejam cada vez melhores com os processos redondos e sem ocorrências.

Redução dos custos

Se é possível analisar os dados de forma preventiva e, muitas vezes, corretivas, a tendência é de que os custos sejam minimizados com as ações de melhorias. No início pode gerar algum desembolso maior, mas onde há acertos, há também menor incidência de prejuízos ou, até mesmo, gastos extras.

Agilidade do atendimento

Quando os processos de uma clínica estão desalinhados, uma das áreas que mais sofrem é a do atendimento. A morosidade para encontrar uma informação ou concluir um atendimento é motivo de descontentamento, por isso, é importante ter agilidade.

A análise de dados permite detectar as causas que geram a fila de espera e ações corretivas prévias para blindar o paciente de sofrer com a falta de organização interna — uma das mais importantes estratégias de fidelização.

Como analisar todas as áreas da clínica a partir dos dados?

Quem deseja ser um bom gestor deve saber que é humanamente impossível estar em todos os setores ao mesmo tempo. Mas, existe uma forma de acompanhar todos os departamentos de modo centralizado — com o uso de uma solução integrada.

Os registros são fundamentais para ter o que coletar, ou seja, somente um sistema que permita o filtro e o cruzamento de dados pode assegurar a confiabilidade das informações. Anotações manuais podem conter erros e equívocos, normais à vulnerabilidade desse modo de trabalho.  

O Gestão à vista da Genesis Tecnologia é um dashboard incorporado ao Clinux — ferramenta de gestão para clínicas, que possibilita a tomada de decisão, fornecendo gráficos do faturamento, histórico de pagamentos, capacidade de atendimento e serviços relacionados.

Uma solução tecnológica, além de automatizar e otimizar os processos, vai agregar valor ao negócio e tornar sua clínica diferenciada no mercado. Do atendimento ao faturamento, a análise de dados terá maior efetividade quando coletados já com um filtro personalizado de informações.

Com o módulo da Genesis, a análise de dados será em tempo real, centralizados em um mesmo ambiente para que você não tenha que solicitar informações dos departamentos, perdendo um tempo que pode ser precioso para quem espera se manter em vantagem.

Para uma boa gestão e fidelização dos pacientes, em diversos momentos do dia, é preciso analisar os dados em saúde e entender o reflexo das ações e atividades das equipes — quanto mais rápido o acesso, maiores as chances de tomar as providências corretas.

Se você gostou deste post e deseja fazer uma análise de dados preciosa que permita maior controle das demandas da sua clínica, entre em contato com a gente para conhecer a solução Gestão à vista!

Você também pode gostar

Deixe um comentário