Assinatura digital em laudos: por que aderir na sua clínica médica?

Assinatura digital em laudos: por que aderir na sua clínica médica?

Assinatura digital
5 minutos para ler

Você sabia que é possível assinar os laudos médicos digitalmente? A tecnologia trouxe contribuições importantes para a área da saúde. Entre elas estão o agendamento online, o laudo à distância e agora, a assinatura digital no documento.

São avanços que caminham junto com a mudança do comportamento do consumidor, de modo geral. A virtualidade permite uma agilidade maior na confecção e liberação dos laudos de diagnósticos, ao passo que gera benefícios para o negócio.

Neste post você vai entender melhor o que é a assinatura digital e como ela pode ser usada na elaboração de laudos médicos. Continue lendo e veja os benefícios de contar com essa facilidade na sua clínica médica!

O que é assinatura digital?

A assinatura digital e uma prática que valida e garante a autenticidade de um documento sem a necessidade de impressão e assinatura manual. Isso quer dizer que o documento é gerado de forma eletrônica e tem a mesma validade que a versão impressão.

Com esse tipo de assinatura, o documento é aceito em órgãos públicos e empresas privadas, valendo para todas as modalidades da área da saúde como hospitais, consultórios, clínicas e laboratórios.

Como funciona a assinatura digital em sua clínica?

Já faz um tempo que a emissão de laudos online deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. No entanto, ao elaborar e emitir o laudo, para validação o documento era impresso para assinatura do médico responsável.

Com a assinatura digital, isso não é mais necessário, pois com o certificado digital protegido por criptografia para segurança das informações, é possível manter o documento online, válido e autêntico.

No Brasil, o certificado é concedido pelo ICP-Brasil, entidade responsável pela regulação do uso de certificação digital em padrões específicos. É ele quem assegura ao documento a mesma validade jurídica dos documentos impressos.

Vale lembrar que, de acordo com a Resolução de nº 1.821/2007 do CFM – Conselho Federal de Medicina, todos os laudos e exames de imagem deverão ser guardados por 20 anos, sendo o arquivamento, de responsabilidade da unidade médica que realizou o procedimento.  

A assinatura digital em laudo médico é regulamentada pela Anvisa desde janeiro de 2016. Entretanto, nem todas as clínicas e laboratórios que realizam exames aderiram a esse novo formato, seja pelo processo burocrático de certificação ou pela segurança de ter o documento impresso.

O fato é que o mundo mudou e a virtualidade ocupou um espaço amplo no mercado. Em todos os segmentos, as empresas tiveram que se adaptar para atender online, o que tem muito a ver com o período crítico de isolamento social imposto pela Pandemia da Covid-19.

O sistema PACS, certificado pela Anvisa, permite o armazenamento e visualização de imagens de exames. Por ele, os arquivos podem ser compartilhados e acessados por pessoas autorizadas, sobretudo, o profissional responsável pela realização dos procedimentos e o médico responsável pelo laudo.

Com o certificado de assinatura digital, o que era bom ficou ainda melhor, pois o médico não precisa estar na clínica para acessar as imagens e emitir o laudo. De onde estiver, em um local com internet, ele pode não só elaborar o documento, como assinar digitalmente e transmiti-lo pelo próprio sistema.

Quais as vantagens de aderir a essa prática?

A assinatura digital traz vantagens para a clínica, começando pela autenticidade do documento, otimização dos processos e agilidade nos resultados. Fora isso, podemos elencar uma série de outros benefícios:

  • segurança documental;
  • transparência nos processos;
  • redução de custos com mão de obra, papel e impressão;
  • desobrigação de ter um espaço físico para arquivo de documentos físicos;
  • agilidade na emissão dos laudos;
  • impede o risco de extravio ou acesso a documento sigiloso;
  • prevenção de fraudes;
  • evita erros e retrabalho;
  • fluxo de atendimento mais dinâmico.

Todos esses pontos são favoráveis, com reflexos positivos tanto na experiência do paciente, quanto nas operações da clínica, de modo geral. Com a ajuda de um sistema integrado e funcionamento em nuvem, o ganho de eficiência pode aumentar a produtividade da sua clínica.

O Clinux é um sistema especializado para clínicas médicas que integra funcionalidades próprias ao de soluções como o PACS e o RIS – Sistema de Informação de Radiologia.

Além da emissão de laudos e assinatura digital, nosso sistema agrega funções que contemplam e centralizam todas as áreas — atendimento, financeiro, autorização de convênio e estoque — que, de alguma forma interagem entre si, na rotina de funcionamento, possibilitando melhor acompanhamento pela gestão e tomada de decisões mais seguras.Se você gostou do post e deseja implementar a emissão de laudos online com assinatura digital, entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer o Clinux, suas funcionalidades e como torna sua clínica digital e mais moderna!

Você também pode gostar

Deixe um comentário