Aprenda como aumentar a produtividade em clínica médica!
Para aumentar a produtividade em clínica médica, é preciso concentrar a atenção nas atividades desempenhadas pela equipe e em todos os recursos e ferramentas disponibilizados, facilitando o trabalho dos colaboradores.
O papel da gestão é fundamental nesse contexto, considerando a necessidade de acompanhamento e monitoramento do trabalho. O sub desempenho, individual e coletivo, pode afetar o relacionamento com os clientes e comprometer os resultados do negócio.
O objetivo deste post é mostrar a importância de ter equipes produtivas e como alcançar esse nível de excelência. Continue lendo e veja como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade da sua clínica, por meio de um sistema de gestão completo e personalizado!
Por que é tão importante manter a produtividade das equipes?
A produtividade está diretamente associada ao engajamento e à motivação. Equipes que se sentem pertencentes e valorizadas tendem a se dedicar mais ao trabalho, “vestir a camisa” da empresa, defender a marca e cuidar com carinho da jornada dos pacientes.
Esse comportamento deve ser mantido, aliando a necessidade dos colaboradores aos objetivos do negócio. Assim, será mais fácil planejar as ações e atividades, bem como alinhar os processos para oferecer uma experiência diferenciada, capaz de gerar um impacto positivo, melhorando o relacionamento com os pacientes.
A fidelização é um processo gradativo que envolve todos os setores, cada um, responsável por uma etapa do atendimento. Portanto, a equipe precisa estar sintonizada, utilizando uma linguagem padronizada, mais próxima dos pacientes.
É imprescindível colocar o paciente no centro do negócio, para que ele se sinta importante e acolhido. Assim, a tendência é que ele se torne fiel à clínica e se sinta encantado o suficiente para indicar a amigos e parentes.
Toda a equipe deve ter a consciência da importância de oferecer excelência em cada atendimento. Por outro lado, cabe à gestão acompanhar de perto o trabalho individual e coletivo, para fazer intervenções pontuais e estratégicas, sempre que for necessário.
Como usar a tecnologia para ter mais produtividade na sua clínica médica?
A conquista de uma equipe de alta performance, capaz de gerar números expressivos para o negócio, é um dos maiores desafios que um gestor de clínica pode enfrentar. Com as ferramentas adequadas, seja para gestão de processos ou de pessoas, é possível ter o time dos sonhos.
A tecnologia, com suas soluções inovadoras, pode ser o que você precisa para organizar e gerenciar todo o processo produtivo da clínica. Existem aspectos que uma boa ferramenta pode absorver e contribuir para melhoria dos métodos e, na sequência, do trabalho da sua equipe.
Veja como e onde contar com a tecnologia, para aumentar a produtividade da sua clínica médica!
Integração e automatização
Imagine uma comunicação fluida entre todos os setores via sistema automatizado — essa é uma das possibilidades que a tecnologia pode oferecer ao seu negócio —, gerando informações integradas, para facilitar a tomada de decisão.
Com os dados certos nas mãos é possível ter insights para criar ações e estratégias voltadas para a produtividade. Um exemplo disso é acompanhar e avaliar a qualidade do atendimento e comparar com as pesquisas realizadas com os pacientes, para entender o grau de satisfação e se pretendem se manter fidelizados.
Gerenciamento dos KPIs de todas as áreas
Por falar em dados, os KPIs, ou indicadores, revelam muito sobre a capacidade produtiva de uma clínica. Números como quantidade de pacientes agendados, cancelamentos, tempo gasto em cada consulta e pacientes atendidos por especialista, por exemplo, medem o desempenho de todos os setores.
Ao perceber uma queda de produtividade em um determinado setor, por meio de um sistema automatizado é possível selecionar indicadores específicos e analisar as causas do baixo desempenho. O levantamento mostra com exatidão o que pode, e deve, ser melhorado.
Estruturação dos processos
A padronização e estruturação dos processos é um dos desafios em empresas que lidam com diversos contextos do atendimento ao cliente. Em uma clínica médica, em que há consultas, exames e procedimentos, é preciso definir um padrão para facilitar a atuação da equipe.
Com o apoio da tecnologia, seus processos serão cada vez mais claros e práticos, resultando em um atendimento mais ágil, para favorecer a produtividade. Além disso, processos bem desenhados e estruturados reduzem custos — uma forma de contribuir para um resultado produtivo.
Capacitação da equipe
Uma equipe bem treinada e capacitada sabe exatamente o que deve fazer para encantar os pacientes e fazer com que eles se mantenham fiéis à clínica. É importante que os colaboradores saibam utilizar as ferramentas e recursos, para prestar um atendimento de qualidade.
O uso correto do sistema em um setor, por exemplo, é essencial, para não comprometer a entrega e continuidade em outra área. Investir na qualificação da equipe é, sobretudo, uma forma de evitar gastos desnecessários, retrabalho e improdutividade.
Software de gestão
Um sistema de gestão completo e personalizado pode resolver diversos problemas em todas as áreas da empresa, do atendimento ao recebimento. Com as funcionalidades automatizadas, muitos processos terão um fluxo bem direcionado e rápido.
Considere como completa uma solução que englobe e integre módulos, como:
- agendamento;
- atendimento;
- laudo;
- estoque;
- faturamento;
- financeiro;
- painel de gestão à vista;
- prontuário.
É um modo inteligente de garantir o controle e o dinamismo das operações, trazendo resultados efetivos em médio e longo prazo. Portanto, investir em um software especializado no gerenciamento das atividades, potencializa o aumento da produtividade em clínica médica.
Gostou do post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog para conhecer o Clinux, sistema de gestão para clínicas, e todas as funcionalidades capazes de otimizar os processos e aumentar a produtividade?