Autorização automática de convênio: veja como transformar a sua clínica!

Autorização automática de convênio: entenda como ela pode transformar a sua clínica

Autorização automática de convênio
6 minutos para ler

Você sabe como funciona a autorização automática de convênio? A otimização dos processos é um dos focos principais das empresas, sobretudo, na área da saúde. A automatização é o melhor caminho para evitar erros, retrabalho e as temidas glosas médicas. 

Os procedimentos que dependem das operadoras de plano de saúde costumam demandar muito tempo para serem autorizados. Com a validação automática, a morosidade burocrática tende a acabar, facilitando a rotina da clínica. 

O objetivo deste post é mostrar como uma solução para autorização automática de convênio é benéfica para a sua clínica. Continue lendo para saber como funciona e conhecer a solução da Genesis Tecnologia, desenvolvida para oferecer segurança e eficiência!

Como funciona a autorização automática de convênio?

Em muitas clínicas o preenchimento para autorização e cobrança do convênio é realizado manualmente. Com isso, os riscos de erros e geração de glosas médicas podem acarretar transtornos e prejuízos. 

Além disso, o retrabalho é mais um fator negativo do preenchimento feito à mão. Com a automatização da autorização de convênio é possível minimizar e até eliminar esse tipo de ocorrência. 

Uma solução automatizada tem como principal objetivo oferecer um grau maior de eficiência para a empresa e facilitar o trabalho da gestão no acompanhamento das autorizações junto aos convênios médicos. 

A solução de preenchimento automático é desenvolvida no padrão TISS – Troca de Informação em Saúde Suplementar – de registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços médico-hospitalares da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. 

Diversas operadoras já estão vinculadas ao TISS para receber as solicitações das clínicas e proceder, de forma automática, com a autorização de procedimentos. Mas ainda existem muitas operadoras que não possuem autorização com o TISS.

Conheça o “Clinux Autoriza” da Genesis Tecnologia

Com o sistema Clinux o preenchimento em convênios que tem o padrão TISS já pode ser feito de forma automática pelo software, já para autorizar em convênios que não têm autorização com o padrão TISS, disponibilizamos a solução “Clinux Autoriza”.  

Para todo atendimento que será realizado por convênio, as clínicas precisam da autorização da operadora e depois lançar as informações da atividade para receber desse convênio os valores de todos os atendimentos realizados. 

Foi pensando em facilitar a gestão das clínicas, simplificar um trabalho complexo para as equipes responsáveis e vincular a autorização automática, mesmo para quem ainda não atua no padrão TISS, que a Genesis Tecnologia desenvolveu o “Clinux Autoriza”. 

Essa solução é um robô que utiliza os dados do sistema Clinux para, automaticamente, preencher os campos na tela indicada para enviar o pedido de autorização ao convênio. 

Com o “Clinux Autoriza” não é preciso preencher todas as informações do paciente manualmente no site do convênio. O robô pega os dados já pré-cadastrados no Clinux e faz automaticamente a solicitação da autorização, sem riscos de preenchimento com informações erradas. 

Em muitos casos quando o preenchimento é feito de forma manual, podem ocorrer falhas, o que faz com que o procedimento seja negado. Pode acontecer também de ser autorizado e no momento de cobrança do plano detectar um erro que impede o pagamento — se a clínica não recebe, ocorre a glosa. 

Além da redução do trabalho manual, um dos benefícios de utilizar o “Clinux Autoriza” é prevenir sobre as glosas médicas, que interferem no planejamento financeiro da empresa, caso os pagamentos não sejam realizados pela operadora no prazo esperado. 

O tempo gasto pelos funcionários para validar e autorizar os convênios, será mais bem empregado no atendimento personalizado dos pacientes, com foco no acolhimento, para retenção e fidelização a partir de uma experiência mais agradável. 

Por outro lado, a mesma equipe, sabendo da eficiência automatizada, poderá dar mais atenção aos clientes que chegam na clínica.

Veja mais algumas vantagens de ter uma solução como o “Clinux Autoriza”:

  • automatização completa do processo de autorização de convênio;
  • maior agilidade no atendimento;
  • redução de custos;
  • redução significativa do tempo de espera física;

Um FAQ rápido para as principais dúvidas sobre as funcionalidades do “Clinux Autoriza”, o robô de autorização!

O que é?

Ferramenta que automatiza fluxos (autorização, elegibilidade, consulta de guias e cancelamento). 

Como funciona?

Os campos que você teria que digitar manualmente, o robô vai preencher automaticamente e trará o resultado de acordo com a função desejada. 

Quais os benefícios?

Rapidez no atendimento, economia de tempo acessando todas as funções diretamente do Clinux sem ter que entrar no portal do convênio. 

Redução dos custos, uma vez que não será necessário ter uma equipe grande para solicitar a autorização ou fazer conferências de aprovação ou pagamentos referentes aos pedidos. 

Como impacta no dia a dia da clínica e funcionários?

Para preencher um formulário de autorização, por exemplo, é necessário digitar todos os campos que já estão no Clinux. Com o robô, isso já vai automático para o portal sem necessidade de digitar tudo novamente. 

Como a ferramenta pode resolver o problema de possíveis erros no preenchimento manual? 

Todos os passos para a autorização são realizados de forma automática, ou seja, sem interferência manual, minimizando o risco de ter problemas nos repasses de pagamentos das operadoras de convênio. 

A missão do “Clinux Autoriza” é simplificar e agilizar o processo de autorização automática de convênio e prevenir as glosas na sua clínica. São facilidades que modernizam os processos agregando valor à sua gestão e ao negócio. 

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Clinux Autoriza! Para ter acesso a conteúdo e informações importantes na área médica, siga a Genesis Tecnologia nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube sempre com novidades, quando o assunto é gestão na saúde!

Você também pode gostar

Deixe um comentário