Clínica de sucesso: 5 melhores dicas para os gestores

5 dicas para ter uma clínica de sucesso

Clínica de sucesso
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Uma clínica de sucesso reúne elementos essenciais para diferenciar sua gestão e operações do que é oferecido pela concorrência. A área da saúde é um segmento de grande competitividade, por isso, a necessidade de inovar nesse mercado.

Desenvolver estratégias e utilizar ferramentas e recursos que otimizem a rotina dos processos e das pessoas, pode ser o segredo de bons resultados. O sucesso exige uma gestão comprometida e empenhada em prestar um serviço de excelência para ganhar de vez a confiança dos clientes.

Neste post vamos falar da importância de uma gestão eficiente para que a empresa alcance seus objetivos. Continue lendo e veja 5 dicas incríveis para fazer da sua clínica um negócio bem-sucedido!

A importância de ter uma gestão eficiente

É comum que empreendedores da área da saúde se preocupem mais com a parte técnica e deixem um pouco de lado o gerenciamento operacional. Acontece que nenhum empreendimento sobrevive sem uma boa administração.

Além do trabalho dos médicos e técnicos, existem outros profissionais e departamentos que são a base para que os atendimentos médicos sejam realizados. Departamentos como atendimento, financeiro e marketing trabalham juntos para prestar o suporte necessário.

A gestão tem um papel fundamental na condução dos processos, pois é dela que partem as decisões e direcionamentos que as equipes absorvem em seus departamentos no dia a dia.

O cuidado com os detalhes faz toda a diferença, sobretudo, para o cliente na hora de escolher os serviços de uma clínica. Do atendimento no call center até as ações de pós vendas, desenvolver estratégias de fidelização é um sinal de eficiência da gestão.

A tecnologia, cada vez mais presente na área da saúde, impacta no modo de gerenciamento das clínicas. A transformação digital interfere no comportamento de clientes e pacientes, estimulando a gestão a personalizar o atendimento e utilizar a inovação como aliada.

Uma gestão com foco na eficiência deve canalizar a atenção e ações para os seguintes aspectos:

  • controle de estoque;
  • excelência no atendimento;
  • gestão de pessoas;
  • gestão financeira;
  • infraestrutura;
  • planejamento orçado x realizado;
  • satisfação do cliente;
  • treinamento e capacitação de funcionários. 

5 dicas essenciais para o sucesso da sua clínica

O princípio básico para uma gestão eficiente é o do planejamento — de estratégias e ações — que ajudem a empresa a oferecer uma experiência enriquecedora para o cliente e trilhar um caminho de sucesso.

Trouxemos a seguir 5 dicas para auxiliar na melhoria contínua da sua gestão e fazer da sua clínica uma referência de qualidade na prestação de serviços!

1. Invista em conhecimento sobre gestão

Não se contente em saber apenas sobre as novidades e tendências da área médica. Estude sobre gestão e acompanhe as principais investidas de empresas do ramo. Conheça sobre finanças, marketing e gestão de pessoas — uma gestão eficiente deve ser completa e abrangente.

Esteja preparado para a inclusão de tecnologias e uso de métodos capazes de coletar dados e fornecer informações preciosas para análise. Termos como Big Data e Business Intelligence devem fazer parte da sua gestão antes mesmo de serem utilizados.

2. Treine suas equipes

A capacitação e o treinamento ajudam a desenvolver habilidades e competências nos colaboradores. Dessa forma, eles terão maior segurança para conduzir suas atividades, reduzindo os riscos de erros e retrabalho que, fatalmente, acarretaria prejuízos e impacto no crescimento.

A área da saúde tem especificidades que envolvem os agendamentos, prontuários eletrônicos, telemedicina, autorização de planos de saúde e, recentemente, as normas e regras da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor e trata do direito de privacidade do usuário no uso dos chamados dados sensíveis.

Para oferecer confiança e qualidade aos clientes é primordial ter uma equipe bem treinada e capacitada para um atendimento personalizado — funcionários satisfeitos se sentem pertencentes e defensores naturais da empresa.

3. Acompanhe o desempenho e os resultados

Uma clínica bem-sucedida, além da satisfação do cliente, deve garantir a rentabilidade e o bom desempenho financeiro. Para isso, acompanhe e monitore os resultados de forma a compreender se há um equilíbrio entre a receita e a despesa.

A gestão das finanças é imprescindível para evitar surpresas e possíveis abalos estruturais pela dificuldade de honrar os compromissos. Nesse ponto, os dados voltam a ser importantes, usados como indicadores de desempenho.

4. Cuide da imagem da sua clínica

Um negócio que deseja sucesso, deseja também visibilidade no mercado. Por isso, a reputação e a imagem da clínica devem ser preservadas. Um cliente satisfeito falará bem da sua clínica para amigos e parentes.

Entretanto, um cliente insatisfeito usará todos os possíveis canais para alertar outras pessoas. A prestação de serviços na área da saúde é complexa e, por isso, exige uma comunicação transparente e total atenção às necessidades dos clientes para que não fiquem sem atendimento ou retorno apropriados.

5. Invista em tecnologia

Um sistema de gestão integrada vai centralizar todas as atividades e concentrar as informações em um mesmo ambiente. Assim, o gestor terá condições de acompanhar todos os departamentos sem precisar solicitar relatórios separados ou agendar reunião muitas vezes intermináveis.

Com o foco na gestão, o sistema vai permitir que cada gestor tenha o controle completo da sua área, ajustando as atividades de modo sincronizado para obedecer a um padrão unificado de prestação de serviços.

A Genesis Tecnologia desenvolveu o Clinux — uma solução de alta performance para ajudar no desenvolvimento e crescimento da clínica médica. Sendo assim, ele é ideal para agregar valor ao seu negócio. Veja os serviços oferecidos:

Como todos esses módulos, o Clinux promove uma gestão descomplicada com o melhor custo-benefício do mercado e praticidades para simplificar a rotina:

  • Controle de concorrência no agendamento
  • Relatórios dinâmicos e Business Intelligence
  • Laudos produzidos por reconhecimento de voz
  • Acesso a resultados de laudos e exames online
  • Integração entre todos os setores da empresa
  • Robô de autorização de convênios
  • Repasse médico personalizado

Ter uma ferramenta que permite controlar todo o processo interno, desde os agendamentos até à conciliação do faturamento, de uma forma integrada e de fácil visualização, é uma estratégia inteligente que pode ir além de uma clínica de sucesso e transformá-la na melhor do mercado!

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