Entenda como usar o DDA (Débito Direto Autorizado) no seu planejamento

Fluxo de caixa: entenda como usar o DDA (Débito Direto Autorizado) no seu planejamento

DDA
4 minutos para ler

O fluxo de caixa é um dos principais processos da área financeira que requer um gerenciamento rigoroso das contas. É fundamental identificar os valores que entram e que saem da clínica. Por isso, o DDA pode ser um bom aliado.

Embora o serviço seja uma funcionalidade oferecida pelos bancos, ele pode ser usado em sincronia a um sistema interno de gestão de clínicas. Assim, todas as vezes que um boleto for pago, será mais fácil conferir e efetuar a baixa.

Neste post, você vai entender melhor o que é e como funciona o DDA, assim como a diferença para o débito automático. Continue lendo e veja como esse recurso pode ser usado no controle dos pagamentos de uma clínica médica!

O que é e como funciona o DDA?

O Débito Direto Autorizado, ou simplesmente DDA, é uma função usada no pagamento de contas. Quando implementado, todos os boletos que foram emitidos para determinado CPF ou CNPJ podem ser visualizados na tela.

Além de agilidade, ganha-se com a economia de papel e impressão, já que não é necessário ter o boleto em mãos para processar o pagamento. Toda a operação é automatizada e, quando incorporada a um software de gestão, ocorre de forma sistematizada.

O método de pagamento por DDA permite visualizar todas as contas pendentes do dia, listadas com a mesma data de vencimento. Com isso, o controle de contas a pagar será mais fácil, rápido e seguro, reduzindo o trabalho manual — passível de falhas.

A funcionalidade do DDA foi implementada como lei em 2018, quando os boletos bancários passaram a ser registrados. Com exceção das contas concessionárias — água, energia, telefonia, internet — todos os outros exigem registro. 

Essa é a forma encontrada pelo sistema bancário de tornar mais seguro o processo de pagamento das empresas, evitando fraudes e erros. É também a melhor maneira, no caso de uma clínica médica, de o gestor ter ciência de todos os boletos existentes em seu CNPJ. 

Para quem deseja ter uma rotina com exatidão dos compromissos financeiros, ativar a funcionalidade DDA é uma das estratégias mais inteligentes. Para isso, basta solicitar a função junto ao banco e parametrizar dentro do software contratado. Continue a leitura para saber mais!

Qual a diferença para o débito automático?

O DDA é uma representação eletrônica do boleto, diferentemente do débito automático que é a dedução do valor na conta bancária. As contas concessionárias, por exemplo, devem ser pagas dessa forma, uma vez que não são registradas.

Como implementar o DDA na sua clínica médica?

Com o auxílio do nosso software, é possível ter um controle eficiente do fluxo de caixa e monitorar cada boleto de pagamento. O Clinux permitirá que o operador financeiro da clínica realize o mesmo filtro de contas a vencer no software e no DDA. 

Logo, será fácil saber se todas as contas registradas no banco se encontram disponíveis para pagamento, conforme previsão do setor financeiro. Em caso de divergência, o responsável poderá entrar em contato com os fornecedores. 

Acontece muito de um boleto já ter sido gerado e enviado ao banco, sem a emissão da nota fiscal correspondente. A função DDA cerca esse tipo de situação, identifica essas inconsistências e evita até mesmo cobranças indevidas. Caso uma compra ou serviço tenha sido cancelado, dá tempo de recusar o boleto. 

Com essa funcionalidade, o operador do setor financeiro terá certeza das suas demandas para o fluxo de caixa semanal ou qualquer outro período determinado. Por meio de filtro, o setor financeiro pode andar sempre à frente, comparando seus lançamentos no relatório com os registros no DDA do banco. 

Perceba um movimento cíclico que, direta ou indiretamente, sempre refletirá na satisfação dos pacientes. Logo, o DDA melhora o fluxo de caixa e torna mais efetivo o controle das compras e das contas a pagar. Consequentemente, é uma referência bastante positiva da sua atuação como gestor de clínicas.

Se você gostou do post, aproveite a visita para assinar nossa newsletter. Assim, você vai receber direto na sua caixa de entrada os nossos artigos atualizados sobre este e outros assuntos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário