Confira as dicas para manter sua equipe médica engajada

Confira as dicas para manter sua equipe médica engajada

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Manter a equipe médica engajada tem sido um grande desafio na área da saúde para hospitais, clínicas e laboratórios. A pandemia da Covid-19 desencadeou uma série de eventos de extremo desgaste, o que fez aumentar os índices de turnover.

Seja pela insatisfação com os métodos da gestão ou pelos diagnósticos de Síndrome de Burnout — consequência do esgotamento de trabalho, o fato é que a desmotivação e ausência frequentes são altamente prejudiciais ao negócio.

Mas como manter o engajamento da equipe médica? Neste post, falamos sobre a importância de ter colaboradores que se identificam, se envolvem e se comprometem com as atividades da empresa onde trabalham. Então, continue lendo e veja como promover melhorias nesse sentido!

A importância de ter colaboradores engajados

Na área da saúde, a confiabilidade é um dos pontos de grande destaque na relação do paciente com a clínica e, especialmente, com a equipe médica. Ao escolher um lugar para consultas e tratamentos, o paciente espera que seus problemas sejam solucionados.

Diante de um atendimento eficiente e esclarecedor, certamente, a fidelização é o passo natural, já que em muitos casos os retornos são necessários, assim como os tratamentos são mais prolongados.

Acontece que a permanência dos pacientes está vinculada diretamente aos médicos e técnicos e, caso o profissional decida se desvincular da empresa, pode levar consigo um número elevado de pacientes e a clínica perderá clientes.

Por isso, é fundamental criar estratégias para reduzir os elevados níveis de rotatividade na área. Dificilmente, um profissional cansado, sem recursos para trabalhar ou atuando em um ambiente tóxico, conseguirá proporcionar um atendimento humanizado aos seus pacientes.

Apesar de ser importante manter a clientela fidelizada, é com a satisfação e bem-estar dos colaboradores que a gestão deve se preocupar. Isso porque, uma vez motivados, se sentirão valorizados e pertencentes, melhorando a experiência dos pacientes com um atendimento de qualidade.

Dicas para melhorar o ambiente e estimular o engajamento da equipe médica

A gestão de uma unidade médica é desafiadora por natureza, se tratando das decisões de negócio que envolvem as finanças, o marketing e o call center, por exemplo. Ter um time de profissionais que vestem a camisa é, portanto, essencial para a sustentabilidade e crescimento do negócio.

Trouxemos algumas dicas do que você pode fazer para ter uma equipe médica sempre engajada e comprometida com a jornada dos pacientes dentro da clínica. Veja!

Ter uma liderança próxima e empática

A equipe médica tem grandes responsabilidades, seja no atendimento ao problema primário de um paciente, na elaboração de laudos ou fechamento de diagnósticos — são diversos casos, com variados níveis de complexidades, que surgem diariamente em seus consultórios.

É importante que a gestão esteja próxima desses profissionais para entender suas necessidades ou dificuldades no trabalho de rotina. A empatia deve imperar, desfocando momentaneamente a liderança dos números para dar lugar a uma relação mais humanizada e de suporte em todos os sentidos.

Ter clareza nas comunicações e processos

A comunicação interna deve funcionar com objetividade, assim como os processos. De modo geral, as equipes médicas atuam em mais de uma clínica ou hospital, assimilando diferentes métodos de trabalho.

Quanto maior a transparência na hora de trocar informações, mais otimizados e eficientes serão os processos. Nada pior para um médico ou profissional especializado do que ter que lidar com burocracia, grande volume de papéis e desorganização, além da falta de orientação sobre como devem ser executados.

A interação entre setores, do atendimento ao financeiro, uniformiza a informação e melhora o suporte à equipe médica. Com uma comunicação fluida, os profissionais sabem exatamente a quem recorrer quando precisarem de ajuda. 

Oferecer uma remuneração justa

O mercado da saúde é vasto, sobretudo o das clínicas. Por isso, não pagar um valor justo para a equipe médica, não só desengaja os profissionais, como não mantém a fidelidade de trabalho e vínculo com a empresa.

Embora seja essencial que um profissional da saúde goste do que faz e seja motivado pelo amor ao trabalho e oportunidade de desenvolvimento profissional, a remuneração é fator decisivo para sua permanência. Portanto, reveja suas políticas de remuneração e benefícios.

Automatizar processos para simplificar o dia a dia dos profissionais

De modo geral, a carga de trabalho na área médica exige dos profissionais muitas horas de dedicação. Atuando em mais de uma unidade médica, entre clínicas, hospitais e laboratórios, a agenda médica é corrida, não sobrando tempo para a parte burocrática.

Por isso, se você deseja ter uma equipe dedicada a prestar o melhor atendimento aos pacientes, procure automatizar os processos. Na hora de prescrever um medicamento ou solicitação de exames, ter um sistema agiliza o processo e sobra mais tempo para dar atenção ao paciente.

Ter uma equipe médica produtiva depende das condições de trabalho, sendo a tecnologia essencial para a automatização e garantia de maior eficiência. Um software especializado pode simplificar as atividades da área, desde a agenda médica até a confecção e liberação de laudos.

Entre as grandes revoluções dos últimos tempos estão a telemedicina e a telerradiologia, que permitem a atuação da equipe fora da clínica. Enquanto a primeira é usada para atendimentos e consultas, a segunda possibilita a confecção de laudos e elaboração de diagnósticos médicos à distância.

De forma eletrônica e remota, é possível transmitir as imagens e o médico fazer a interpretação e elaborar o documento. Para que elas tenham resolução de qualidade, é preciso salvá-las no formato DICOM — Digital Imaging Communications in Medicine.

A transmissão é realizada pelo sistema PACS — Picture Archiving and Communication System ou Sistema de Comunicação e Arquivamento —, sendo preciso observar as regras de envio e recebimento de imagens por se tratar de informações confidenciais de pacientes.

Tudo isso, alinhado às demais dicas deste artigo, são passos essenciais em uma clínica para manter a equipe médica engajada. Quanto mais suporte e simplificação nos processos de rotina a gestão puder oferecer, maior a probabilidade de contar com profissionais felizes e disponíveis para a empresa.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita e conferir mais um artigo interessante em nosso blog? Dessa vez, para saber como funciona o trabalho de um gestor de clínica médica e quais as habilidades necessárias!

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