4 erros médicos que afastam pacientes e como evitar

4 erros médicos que afastam pacientes e como evitar

erros médicos que afastam pacientes
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Existem erros médicos que afastam pacientes e que não estão ligados às especialidades, mas, sim, à parte de gestão e processos da clínica médica. São falhas que podem comprometer a credibilidade e abalar o relacionamento.

A perda de pacientes por mau atendimento é um sinal de que o gerenciamento de processos e pessoas carece de reformulação. É essencial identificar onde as falhas estão ocorrendo, para adotar medidas corretivas capazes de resgatar a confiança e fidelidade. 

O objetivo deste post é falar sobre a importância de administrar bem todo o processo da sua clínica e ter cuidado com a jornada do paciente. Continue lendo e saiba quais são os 4 erros erros médicos que afastam pacientes, e como evitar que eles aconteçam!

A importância do bom gerenciamento em uma clínica médica

Embora os pacientes procurem uma clínica médica em busca de especialidades para solucionar um problema de saúde até chegar ao atendimento de consulta ou exame, existem processos burocráticos. 

Do agendamento à aprovação do convênio médico, o contato entre pacientes e atendentes é estreito, o que demanda cuidado durante a jornada. É preciso colocar o paciente no centro do negócio, para que ele se sinta acolhido e não deseje procurar outra clínica para atendimento. 

É nesse contexto que a gestão tem um papel fundamental, pois o monitoramento e acompanhamento das equipes podem evitar problemas futuros ou até mesmo afastamento do paciente, por não se sentir priorizado. 

Sabemos o quanto a área da saúde é demandada, mas também competitiva, por isso, encontrar diferenciais no atendimento pode garantir a preferência e fidelização do seu público — um paciente satisfeito se torna naturalmente promotor da marca. 

A gestão deve ter acesso a dados e informações importantes que permitam intervenções em tempo hábil, para evitar o descontentamento dos pacientes. Com processos bem estruturados, centralizados e otimizados, será mais fácil identificar quando algo não estiver de acordo com os propósitos e objetivos da clínica.

4 erros cometidos na área médica que devem ser evitados

Para ter esse controle e fazer um gerenciamento adequado, é preciso, antes, conhecer as principais ocorrências e falhas da área que podem impactar o relacionamento e influenciar a decisão de permanência dos seus pacientes. 

Trouxemos 4 dos principais erros, que acarretam riscos de afastamento dos pacientes e sugestões de como você pode evitá-los!

1. Falta de humanização no atendimento

A área da saúde, por si só, é sensível, pois lida com o lado frágil da vida humana. Mesmo para quem não está doente e se preocupa apenas com a prevenção, há um certo desconforto nesse tipo de relacionamento.

O conceito da medicina humanizada não se restringe apenas à relação médico e paciente, mas a todas as etapas em que ele interage com a clínica. Dessa forma, o cuidado humanizado é premissa básica do atendimento, independentemente do tipo e intensidade do problema. 

Uma das formas de melhorar esse tipo de erro e minimizar seus efeitos é procurar desenvolver uma escuta ativa, permitindo que os pacientes relatem em detalhes tudo o que precisam, fazendo registros por anotações ou gravações, para ter a certeza de compreensão e interpretação.

2. Não cuidar da segurança de dados dos pacientes

Com a entrada em vigor da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na saúde, os cuidados com os chamados dados sensíveis dos pacientes devem ser redobrados. É que, a partir da lei, nenhuma empresa poderá coletar, registrar, tratar e armazenar os dados de usuários, sem a autorização expressa de seus titulares.

Deixar de cumprir essas normas não só infringe normas legais, como abala a confiança dos pacientes. Imagine ter os dados utilizados indevidamente ou divulgados em outras fontes, e descobrir na apuração que foram originados da sua clínica.

Para evitar esse tipo de transtorno, siga expressamente o que a lei determina, ou seja, somente colete e armazene dados, apenas se o usuário tiver permitido. Caso contrário, todas as vezes que ele for atendido, deverá ser como se fosse o primeiro contato com a sua clínica.

3. Não cumprir horários e ter problemas com agenda

Os problemas de agenda são recorrentes, o que pode deixar os pacientes frustrados e irritados com a clínica. Assim como os médicos, os pacientes também têm compromissos e um furo na agenda médica pode interferir em toda a sua programação do dia.

Com um sistema de agendamento web, você pode eliminar esse problema ao incluir a agenda no site para que ele mesmo escolha sua data e horário, de acordo com seu planejamento e disponibilidade.

4. Não usar um sistema de gestão e facilitar os processos para o cliente

A tecnologia é uma presença marcante e necessária em todos os segmentos, fazendo do trabalho manual um processo ultrapassado e obsoleto. Sem contar que os riscos de falha humana são infinitamente maiores e podem levar ao afastamento maciço de pacientes.

Uma das melhores formas de evitar esse e outros diversos problemas relacionados à administração da clínica que, direta ou indiretamente, impactam na qualidade do atendimento e relacionamento com o paciente, é contar com um sistema de gestão para clínicas.

Com um sistema de gestão, os departamentos podem ser integrados e as informações centralizadas em um mesmo ambiente. Assim, a administração geral terá maior embasamento na verificação das ocorrências para fazer intervenções ou tomar decisões mais seguras.

Entretanto, é primordial escolher um sistema que seja, ao mesmo tempo, prático e eficiente, com funcionalidades voltadas para a resolução de problemas. É exatamente essa a proposta do Clinux, ferramenta de gestão de clínicas desenvolvida pela Genesis Tecnologia.

A solução permite controlar todo o processo interno, desde os agendamentos até a conciliação do faturamento. É o instrumento ideal para integrar as atividades da sua clínica, com economia de recursos e otimização do tempo.

Portanto, se você deseja minimizar e até eliminar de vez os erros médicos que afastam pacientes, deve considerar essa alternativa no seu negócio — a experiência do paciente deve ser agradável e satisfatória em toda a sua jornada, para que deixe de buscar opções no mercado.

Se você gostou do post e está em busca de um sistema eficiente para a sua clínica médica, precisa conhecer o Clinux! É o que há de mais moderno e com o melhor custo-benefício do mercado!

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