Estratégias que te ajudam a melhorar o relacionamento com pacientes - Blog Genesis Tecnologia

Estratégias que te ajudam a melhorar o relacionamento com pacientes

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A qualidade do relacionamento com pacientes não só fortalece os laços de confiança, mas potencializa a fidelização. Além disso, eles podem se tornar clientes promotores e recomendar a sua empresa para outras pessoas, entre parentes e amigos. 

Não importa em qual área da saúde se concentra o seu negócio, o paciente deve sempre estar no centro das atenções, ou seja, receber o melhor tratamento, em todos os sentidos — uma experiência diferenciada que agrega valor e mantém o vínculo. 

O objetivo deste post é falar da importância de ter um bom relacionamento com pacientes e dos benefícios que a relação com o médico podem trazer para o negócio.

Continue lendo e veja estratégias interessantes para aplicar na sua clínica, que ajudam a melhorar esse relacionamento!

Por que é importante ter um bom relacionamento com pacientes?

Não é só na área médica que um cliente precisa de cuidados, entretanto, no geral, os médicos lidam com a fragilidade humana. Seja uma consulta de rotina ou a iminência de um problema mais grave, é fundamental investir em um bom relacionamento. 

Trata-se de uma relação que requer confiança e, ainda que sua clínica seja especializada, se o paciente se sentir inseguro ele buscará alternativas no mercado. A competitividade está cada vez mais acirrada e ter excelência exige mais do que oferecer especialidade médica. 

As pessoas buscam bom atendimento, facilidades e comunicação transparente. Além de se preocupar com a saúde, os pacientes, cada vez mais, estão atentos à satisfação e bem-estar de serem atendidos de uma forma humanizada, portanto, evite erros médicos que afastem o seu público.

Quais os benefícios dessa relação?

Além da fidelização, a imagem e reputação da marca são aspectos que se beneficiam de um relacionamento saudável com pacientes. É importante pensar que eles são clientes e que, para sobreviver, um negócio precisa de pessoas que acreditem e se relacionam continuamente. 

Um relacionamento fiel é aquele em que há confiança mútua e reciprocidade no modo de definir a realização de um procedimento ou exame, assim como o melhor caminho de um tratamento — uma relação pautada no respeito e sinceridade resulta em credibilidade.

Como melhorar o relacionamento com pacientes?

Ainda que o relacionamento com pacientes seja bom, é possível melhorar. Algumas ações focam na boa comunicação e no desenvolvimento sadio da relação como meios de assegurar a satisfação e a fidelidade. 

No entanto, é importante traçar um objetivo claro e criar estratégias que sejam de fácil implementação e sugerem bons resultados. Trouxemos algumas dicas do que você pode fazer para aprimorar o relacionamento com seus pacientes e elevar o nome da sua marca no mercado!

Conhecer bem os pacientes

Saber o nome completo do paciente e dados gerais de uma consulta ou exame é um procedimento padrão de atendimento. Quando falamos de conhecer, nos referimos a saber mais sobre os motivos que o levaram à clínica, entender as suas necessidades e expectativas.

Uma relação personalizada tende a ser mais duradoura, pois o paciente entende que pode recorrer ao médico e à clínica a qualquer momento para ter atendimento ou até mesmo orientações de rotina e encontrar pessoas animadas e prestativas.

Ser empático

A medicina humanizada, tão difundida no momento, requer empatia. Isso faz com que o médico saiba dimensionar melhor as “dores” dos seus pacientes, afinal, as pessoas querem sair com soluções verdadeiras e não apenas com um receituário médico.

O acolhimento do paciente mostra o quanto você e toda a sua equipe se importam com sua saúde, e é aí que, certamente, se estabelece uma relação mais profunda. Ele se sente importante e não pensará em outras possibilidades.

Evitar atrasos

Se de um lado o atraso de um paciente atrapalha toda a agenda médica, a demora do profissional também pode gerar transtorno nos horários dos seus pacientes. Evitar atender com atraso é respeitar o tempo e o dinheiro das pessoas, fazendo com que elas admirem a pontualidade.

Uma das formas de eliminar esse tipo de problema é contar com a agenda automatizada, integrada ao sistema de gestão e atendimento, que mostra com precisão os pacientes agendados para o dia. Assim, o médico poderá acompanhar as marcações e oferecer um atendimento ágil, porém, dentro do prazo.

Se mostrar disponível

A disponibilidade médica está diretamente ligada à escuta ativa e ao atendimento humanizado. Ninguém deseja ser atendido por um profissional que não saiba ouvir ou sequer olhe para os seus pacientes.

Estar disponível vai além da consulta agendada, ou seja, é essencial responder aos pacientes sobre suas principais dúvidas. Mesmo com um volume grande de solicitações, existem formas de automatizar o processo e criar uma espécie de FAQ para as questões mais frequentes.

Usar a tecnologia

As soluções tecnológicas melhoram, e muito, o relacionamento com pacientes, agregando valor ao negócio. Com as ferramentas certas é possível oferecer atendimento de qualidade e experiência agradável para um público cada vez mais exigente.

Do agendamento aos procedimentos, liberação de laudos e faturamento, um sistema especializado pode absorver quase toda a rotina e otimizar os processos, aprimorando a jornada do paciente na clínica.

Assim, o cliente terá a imagem de uma clínica organizada, com profissionais comprometidos em oferecer o melhor serviço. Quando entrar no consultório e ser atendido por um médico que já conhece o seu histórico, ele saberá que fez a escolha certa.

Outro aspecto relevante da automatização é poder criar e manter diversos canais de comunicação e atendimento. Imagine a praticidade e facilidade para o paciente, se ele puder agendar sua consulta online, a qualquer hora do dia ou da noite, e ter acesso a seus exames sem precisar ir à clínica.

Com soluções parceiras e integradas é possível ter um pacote de serviços capazes de melhorar o relacionamento com pacientes. Afinal, eles são a razão da existência do seu negócio e merecem todo o empenho para proporcionar conforto, agilidade e excelência.

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