Ferramentas para gestão de clínica médica: entenda quais você deve usar

Ferramentas para gestão de clínica médica: entenda quais você deve usar

Ferramentas para gestão de clínica
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Quais são as melhores ferramentas para gestão de clínica médica? Essa é uma pergunta que certamente já passou pela mente dos diversos gestores da área da saúde, preocupados em melhorar a experiência dos pacientes.

A tecnologia pode ser uma aliada não apenas no fornecimento de equipamentos de alta performance de exames e diagnósticos. Também na gestão, diversas ferramentas são eficazes em departamentos como administração geral, finanças, atendimento ao cliente e marketing.

Neste post explicamos a importância das ferramentas para gestão de uma unidade de saúde e como um software pode ajudar no controle das atividades. Boa leitura!

Por que é tão importante utilizar ferramentas na gestão de uma clínica?

O uso das ferramentas na gestão de uma unidade de saúde proporciona melhorias nas atividades de rotina. São muitos atendimentos e procedimentos diários, que exigem controle e acompanhamento constante sobre o fluxo, para manter o padrão de qualidade.

A competitividade na área da saúde aumenta exponencialmente a necessidade de organização dos processos para conquistar a confiança dos pacientes.

São muitos profissionais, entre médicos, técnicos, administrativos e operacionais, com demandas específicas, que as ferramentas de gestão podem centralizar para facilitar o trabalho da gestão e minimizar os riscos de erros e retrabalho.

É preciso ter registro, histórico e meio de conferência do desempenho do negócio, para saber onde, como e quando os processos devem ser melhorados. Assim, aspectos como satisfação do cliente, saúde financeira e visibilidade da clínica podem ser medidos e avaliados com maior autoridade.

Os recursos e funções das ferramentas de gestão para clínica médica geram economia de tempo, agilidade de atendimento, redução de custos e maior motivação dos funcionários para executarem bem suas tarefas e alcançarem os resultados esperados.

Quais são as ferramentas essenciais para a eficiência da gestão?

Para auxiliar as empresas na condução e gestão mais eficiente de um negócio, os softwares de gestão foram criados e desenvolvidos para, oferecerem as funcionalidades, de acordo com o segmento e as necessidades.

No setor médico, algumas áreas são críticas e demandam maior dedicação da gestão para assegurar o andamento das atividades sem impactos negativos sobre os pacientes.

As ferramentas são essenciais para otimizar as tarefas e municiar os gestores de dados e informações que facilitem a tomada de decisão ou intervenções em tempo hábil.

Veja as principais ferramentas de gestão para clínica médica e quais os resultados você pode esperar depois que passar a utilizá-las!

Sistema de atendimento

O paciente deve estar no centro do negócio, por isso o atendimento é um dos principais alvos de implementação de ferramentas para facilitar o relacionamento, pois dele resulta uma série de eventos e procedimentos que impactam diretamente na satisfação e na fidelização.

Com um bom sistema de atendimento, muitos serviços serão automatizados, reduzindo o excesso de burocracias e a morosidade no atendimento.

O que eleva o padrão de excelência da clínica — uma boa estratégia para atrair e reter os pacientes.

Prontuário eletrônico

Na era digital, o prontuário eletrônico chegou para eliminar os arquivos repletos de pastas com documentos impressos sobre os pacientes. Além de reduzir os custos com papel, impressão e espaço físico, o armazenamento digital possibilita maior agilidade na busca de informações e dados.

O objetivo da ferramenta é oferecer praticidade e facilidade na hora de inserir e atualizar os dados, seja de cadastro, seja de consultas ou procedimentos. Além disso, a segurança e confidencialidade das informações produzem nos pacientes um sentimento maior de confiança.

Durante o atendimento no consultório, os médicos poderão, rapidamente, acessar o prontuário online dos seus pacientes e ali mesmo checarem o histórico médico para tomar decisões mais acertadas sobre a conduta de tratamento ou procedimentos, de acordo com os diagnósticos registrados.

Relacionamento com o cliente

O bom relacionamento com os clientes e pacientes é fundamental para a fidelização. Para isso é preciso se manter sempre ativo na memória deles enviando informações sobre novidades e processos da área médica — serviços, procedimentos, adesão a convênios.

Uma ferramenta focada em relacionamento vai permitir a criação e manutenção de um banco de dados completo e atualizado, sobre todos os pacientes da clínica, concentrando as informações mais importantes como endereço, histórico de agendamentos, retornos e procedimentos realizados.

Agendamento online

Já pensou seus clientes com maior autonomia para fazerem seus próprios agendamentos pelo site da clínica? O sistema de agendamento online é uma excelente ferramenta para proporcionar, aos pacientes, maior conforto na hora do agendamento de consultas e procedimentos.

No site, estarão disponíveis todos os profissionais, procedimentos e horários com opções de escolha de acordo com a necessidade de cada paciente. Com um sistema integrado ao site, a clínica será notificada para confirmar o agendamento.

Ferramentas para trabalho de marketing

Apesar de os serviços médicos serem necessários, é preciso entender que uma clínica, como todo negócio, precisa de divulgação para atrair mais clientes. A saúde financeira e permanência no mercado, dependem do volume de atendimentos e procedimentos.

Por isso, as ações de marketing são essenciais para ampliar a visibilidade, e possibilitar que as pessoas tomem conhecimento da existência da unidade médica e de todos os serviços ofertados.

Com uma ferramenta voltada para as ações de marketing, é possível utilizar as redes sociais e os recursos de e-mail marketing para alcançar os potenciais pacientes, com informações técnicas e básicas sobre o universo da saúde.

É importante que um plano de marketing seja elaborado para que as ações colocadas em prática sejam estratégicas e direcionadas ao público adequado.

Esse é o tipo de atividade que demanda tempo e recursos financeiros, por isso, o projeto deve visualizar um retorno concreto em médio e longo prazo.

Software completo de gestão

Se por um lado, o core business de uma clínica está no atendimento e realização de procedimentos de pacientes, por outro, há setores de grande importância atuando nos bastidores para que todos os serviços sejam prestados com excelência.

Departamentos como financeiro, administrativo, compras, contabilidade e gestão de pessoas, são determinantes no suporte de um gerenciamento consistente.

O controle de entrada e saída de dinheiro é essencial para que as compras sejam realizadas e os compromissos de pagamentos aos fornecedores cumpridos.

O software completo de gestão vai concentrar toda a movimentação da clínica em um mesmo ambiente e permitir o acompanhamento de todo o fluxo da rotina.

Englobando também informações, processos, serviços e atividades executadas.

Muitos sistemas são desenvolvidos com funções Business Intelligence, que possibilitam melhor análise dos dados e informações geradas para facilitar a tomada de decisão e definição de estratégias.

Em tempos de competitividade acirrada, se você deseja um gerenciamento completo para acompanhar e controlar de perto as operações da sua organização, e promover um crescimento sólido, não tenha dúvidas de que as ferramentas de gestão de clínica médica são essenciais e indispensáveis.

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