6 documentários e filmes que todo médico deve assistir

6 documentários e filmes que todo médico deve assistir

filmes que todo médico deve assistir
6 minutos para ler

A ideia do cinema é proporcionar entretenimento, mas existem filmes que todo médico deve assistir, por transmitirem mensagens e ensinamentos importantes que podem ser replicados na área da saúde, sobretudo, em momentos atribulados. 

Do atendimento humanizado aos procedimentos médicos, muitos insights podem surgir à medida que a história se desenrola. Os documentários são também fontes de inspiração que podem contribuir para melhorar o desempenho dos profissionais e da clínica médica. 

Neste post trouxemos 6 filmes e documentários que todo médico deve assistir e que trazem os bastidores de uma área repleta de desafios. Continue lendo, anote as dicas e aproveite o tempo para refletir sobre a profissão, enquanto descansa de uma maratona de trabalho!

Uma pausa na rotina médica

Sabemos que o dia a dia de um médico pode ser desgastante e intenso. Entre consultas, exames, diagnósticos e prescrições, o relacionamento com o paciente é uma parte importante dessa profissão que exige técnica, mas também empatia.

Apesar de lidar com pessoas e representar a esperança e a resolução de problemas para muitos pacientes, os médicos são gente como a gente e precisam de um tempo para descansar e renovar as energias.

Os filmes e documentários médicos são uma ótima opção e, quando trazem mensagens sobre a área, podem ajudar com ideias e sugestões de melhorias para serem aplicadas na rotina.

Veja 6 opções entre documentários e filmes que todo médico deve assistir

Elaboramos uma lista com 6 filmes e documentários que você não pode perder. Aqui vai um pequeno resumo de cada um deles, então, separe um momento do seu dia, escolha um lugar confortável e se permita um momento de entretenimento!

1. Patch Adams – O Amor é Contagioso

Começamos estrategicamente com um clássico! O Dr. Hunter Adams, que antes de se tornar médico tentou suicídio, foi internado em um hospital psiquiátrico e lá descobriu que a alegria e o bom humor poderiam ajudar na melhora dos pacientes.

Seus métodos são questionados e ele enfrenta colegas e professores para mostrar que o amor é contagioso. A humanização na medicina é o pano de fundo desse drama tão especial, que serve de inspiração para ensinar, emocionar e transformar a relação médico-paciente.

2. Mãos Talentosas

Um filme que discute as dificuldades enfrentadas por alunos comuns de escolas públicas, que sonham em se tornar profissionais bem-sucedidos. Contando a história de Ben Carson, um dos neurocirurgiões mais renomados dos Estados Unidos, sua infância pobre não permitiu que ele abandonasse seus sonhos.

Reconhecido mundialmente, sobretudo, pela complexa e arriscada cirurgia de separação de gêmeos siameses pela cabeça. A cirurgia foi um sucesso e colocou o Dr. Ben na lista dos profissionais de maior referência na área.

3. Print the Legend

Na era da tecnologia, esse é um documentário importante e necessário para a área médica. O original da Netflix mostra a implementação da impressão 3D e a competitividade para se destacar no mercado com ideias inovadoras.

A busca pela melhoria contínua e a necessidade de proporcionar uma experiência diferenciada para os pacientes, faz desse documentário uma contribuição importante, principalmente, se você, além de médico, for empreendedor da sua clínica.

4. Contágio

Como a equipe médica deve se comportar diante de uma pandemia, considerando os esforços físicos e o uso de equipamentos para tentar identificar o vírus e criar uma vacina  eficiente capaz de conter o avanço do pânico gerado na sociedade?

O filme mostra o importante papel da ciência e da tecnologia nas tentativas de descoberta do antídoto para combater os sintomas causados pelo vírus, chamado na ficção de MEV-1. Da 270º posição saltou para o 2º lugar na lista dos mais vistos e comentados, associando seu roteiro ao que vivenciamos com o coronavírus.

5. The C Word 

Mais um documentário, dessa vez, trazendo um cenário onde profissionais da saúde são desafiados a desvendar os mistérios do câncer para revolucionar o modo de tratamento dos pacientes.

A ideia central, é enxergar as possibilidades de prevenção e tratamento com base não apenas na contenção do tumor, mas no aumento da qualidade de vida, fortalecimento do organismo e da mente.

O documentário mostra a história do Dr. David Servan-Schreiber, psiquiatra francês que, acometido por um câncer cerebral, buscou alternativas para contribuir no seu próprio tratamento e aumentar a expectativa de vida.

Com um diagnóstico que previa entre um e dois anos de vida, com os cuidados paliativos, ele viveu ainda 20 anos.

6. Um golpe do destino

Um filme forte e impactante. Assim, podemos começar falando de “Um golpe do destino”. A profissão médica durante muito tempo representava glamour e prestígio. Os médicos eram tratados como deuses e muitos se comportavam com arrogância, como se fossem intocáveis.

A relação médico-paciente era distanciada e isso é bem retratado na ficção, mostrando a vida de um cirurgião bem-sucedido que leva um golpe do destino ao ser diagnosticado com um câncer na garganta, invertendo a situação, passando de médico a paciente.

Na busca por hospitais e tratamentos, entre burocracias dos planos de saúde e relacionamento com enfermeiros, ele percebe a importância do atendimento humanizado e, sobretudo, empático.

Dica extra!

Grey’s Anatomy

Fugindo um pouco de filmes e documentários, uma dica extra para quem gosta de séries. Se você é desse tipo de pessoa, então, deve incluir Grey’s Anatomy na sua lista para maratonar em outro contexto. A série retrata o dia a dia de profissionais atuando em um dos mais rígidos programas de residência médica de Harvard.

O universo das diversas cirurgias — neurológicas, pediátricas, plásticas e gerais — é dividido com as histórias dos personagens que ajudam na formação pessoal e profissional, com base em suas vivências, dentro e fora do hospital.

A série é longa, por isso, acompanhar a trajetória dos profissionais da ficção pode ajudar você a traçar seu próprio caminho e a fazer escolhas sobre o melhor tipo de tratamento e relacionamento para os seus pacientes.

Podemos completar essa lista com outros diversos filmes que todo médico deve assistir. A área médica é ampla, capaz de render histórias e ocorrências para roteiros incríveis. Esperamos que, além de um merecido descanso, você tire lições e se torne um profissional ainda melhor para os seus pacientes.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita no blog e ler mais um conteúdo? Você sabia que o excesso de trabalho na área da saúde pode desencadear a Síndrome de Burnout por esgotamento? Veja como combater esse mal!

Você também pode gostar

Deixe um comentário