Gestão de Clínica: você precisa ter esse controle na palma da sua mão!

Gestão de Clínica: você precisa ter esse controle na palma da sua mão!

Gestão de Clínica
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Para uma boa gestão de clínica é fundamental que o empreendedor tenha conhecimento sobre as particularidades da área da saúde. O controle efetivo dos processos ajudam a garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

É preciso monitorar o trabalho da equipe e acompanhar de perto o fluxo das atividades. Assim, será possível fazer intervenções em tempo hábil ou implementar ações estratégicas de melhoria.

O objetivo deste post é mostrar a importância do controle e organização que todo gestor deve ter à frente de uma clínica. Continue lendo, veja os benefícios da tecnologia para a gestão e como algumas soluções podem ajudar na administração do seu negócio!

Por que o controle é tão importante na gestão de clínica?

A tomada de decisão requer embasamento em dados e informações, caso contrário é possível que o gestor cometa falhas, com consequências graves. Para isso, o controle é crucial, considerando que são diversos os setores de uma clínica médica.

Do atendimento ao faturamento, os processos envolvem pacientes, convênios, setores e times, profissionais especialistas e procedimentos médicos. Para cada tipo de processo há um padrão e regras de operação e funcionamento.

O gestor deve acompanhar tudo de perto para ter o controle nas mãos, conduzir os processos de modo adequado e, assim, garantir o sucesso do seu negócio. Deixar de priorizar a organização e o controle pode causar impacto negativo e afetar o desempenho geral da clínica.

Quanto maior o controle, mais fácil será para identificar os problemas e tomar as providências cabíveis. A gestão eficiente nem sempre consegue evitar um erro, mas a que está pronta a remediar o problema em tempo de não afetar a credibilidade e confiabilidade da clínica junto aos pacientes.

Como a tecnologia pode favorecer a área da gestão?

Os processos manuais, além de ultrapassados e morosos, são mais suscetíveis a erros. Por isso, cada vez mais a tecnologia tem se tornado um reforço de peso na gestão de clínicas, hospitais e laboratórios.

Com sistemas e software desenvolvidos especificamente para a área da saúde, as soluções tecnológicas oferecem segurança, comodidade e agilidade na condução dos processos — a automatização elimina boa parte dos excessos burocráticos.

No geral, os módulos são dinâmicos e intuitivos, apresentando soluções práticas para os problemas e ocorrências surgidos no dia a dia. Um software promete o controle mais rigoroso, a julgar pelos processos mais bem definidos e movimento sistemático e rastreável das informações.

Além disso, a integração dos setores permite que os dados e informações sejam concentrados em um único ambiente, facilitando o controle e acompanhamento dos gestores — por meio de relatórios em tempo real, você pode usar indicadores personalizados na gestão do seu negócio.

Os resultados viabilizam a elaboração de planos mais consistentes de ação para promover melhorias em médio e longo prazo. Assim, os objetivos e metas serão direcionados para proporcionar melhor experiência na jornada dos pacientes.

Alguns dos principais aspectos que envolvem a administração de uma clínica, como grau de satisfação dos pacientes, captação de pacientes, retorno às consultas e produtividade da equipe, demandam mensuração e análise para atestar se a gestão está no caminho certo.

A solução Gestão à vista da Genesis Tecnologia pode oferecer exatamente o que você precisa para ter sucesso no seu gerenciamento. Com ela você terá acesso a dados em tempo real, que ajudarão no controle geral da clínica.

É uma ferramenta que funciona como um painel por onde você visualiza as informações centralizadas, fornecendo os relatórios de forma personalizada, de acordo com os indicadores que você definir para análise.

Trata-se de um instrumento online, permitindo que você acesse de qualquer dispositivo e lugar que disponha de internet. Dessa forma, você pode estar fora da clínica ou até mesmo em viagem e manter o controle à distância.

São diversas ocorrências diárias, e o melhor modo de não perder as ocorrências ou correr o risco de acumular informações não monitoradas é utilizar um sistema para clínica que forneça meios de análise contínua.

Com o Gestão à vista você terá um poder de gerenciamento mais efetivo, garantindo maior autonomia sobre os dados. O painel fornecerá, por exemplo, informações fundamentais como:

  • capacidade de atendimento;
  • histórico de pagamentos e recebimentos;
  • porcentagem de faturamento;
  • quantidade de exames;
  • quantidade de pacientes – entre agendados, bloqueados, confirmados e cancelados.

Perceba que todas as informações têm origem e impacto direto nos pacientes e dependem de um trabalho bem conduzido pelas equipes internas. Se o papel da gestão é cuidar para que tudo funcione perfeitamente, o Gestão à vista é o amparo que você precisa para garantir esse funcionamento.

São muitas informações circulando internamente, e o sucesso e eficiência da gestão estão diretamente ligados à capacidade do gestor de controlar os processos e gerenciar bem as pessoas responsáveis pelo andamento das atividades – uma completa união de forças, visando a tão sonhada vantagem competitiva.

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