Guia prático da gestão de clínicas de diagnóstico por imagem

Guia prático da gestão de clínicas de diagnóstico por imagem

Gestão de clínicas de diagnóstico por imagem
8 minutos para ler

Para fazer uma boa gestão de clínicas de diagnóstico por imagem é essencial atentar para questões importantes como organização, controle, direcionamento da equipe e uso das soluções tecnológicas. 

A competitividade no segmento da saúde exige a criação de estratégias e implementação de algumas ações para posicionar a empresa em um lugar de referência — a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. 

Neste post você vai entender a importância da boa gestão de uma clínica de diagnóstico por imagem e o que fazer para melhorar ainda mais o seu negócio. Continue lendo e acompanhe neste guia as soluções que não podem faltar na sua clínica!

A importância de uma boa gestão de clínica de diagnóstico por imagem

Uma gestão eficiente é primordial em qualquer tipo de negócio, mas para a área da saúde significa a possibilidade real de despontar na frente, deixando a concorrência no fim da fila. Para isso é preciso dedicação e contar com estratégias. 

A vantagem competitiva significa muito em um mercado tão desafiador e, naturalmente, seletivo, em função da confiabilidade necessária na realização de serviços de diagnóstico por imagem. 

Não basta apenas investir em tecnologia de ponta e equipamentos de última geração para realização dos exames. Os processos internos e a qualidade no atendimento ao cliente, assim como as soluções de suporte à gestão, são igualmente importantes e necessários.

Dicas para realizar uma gestão eficiente

Se você deseja gerir sua clínica de forma eficiente para obter resultados significativos, considere implementar as dicas que trouxemos a seguir. Neste passo a passo você terá condições de enxergar sua empresa como um todo e ter um controle global do negócio.

Padronize seus processos

Desde o primeiro contato até o resultado do exame, o cliente percorre uma jornada que, internamente, deve obedecer a um processo. A organização e padronização desses processos ajudam a otimizar a rotina e melhorar o atendimento na ponta.

A comunicação entre os profissionais das áreas administrativa e técnica deve ser clara e objetiva, a fim de conferir maior agilidade e precisão desde o atendimento à realização do exame. 

Organize a rotina, defina as atividades de cada setor e estabeleça o fluxo de operação de modo que obedeça a um padrão que deve ser seguido e executado por todos da mesma forma.

Ofereça excelência no atendimento

O mau atendimento é um dos principais motivos de perda de clientes, mesmo em uma clínica de diagnóstico por imagem. Como usuário, o cliente espera ter uma experiência agradável, ser atendido com empatia e real interesse pelo seu problema. 

Garanta que sua equipe seja cordial e atenciosa em todos os canais disponibilizados pela clínica para assegurar um atendimento com padrão de qualidade e excelência. Sempre que lembrar da sua unidade, o cliente deve ter na memória um serviço impecável.

Capacite suas equipes

Não importa a qual departamento pertençam os seus funcionários, treine todos eles. É comum que gestores pensem que apenas a equipe técnica ou de atendimento precisem de treinamento devido à suas funções. 

A capacitação pela ótica da gestão é fundamental para padronizar os processos, a linguagem e o tom de voz que seja utilizado com o cliente durante todo o tempo em que ele estiver em contato com a clínica. 

Funcionários bem treinados, satisfeitos e motivados, se tornam promotores naturais da marca e costumam se empenhar para garantir uma prestação de serviços diferenciada que faça o cliente ser fiel com a marca.

Organize as finanças

A gestão financeira é um dos pontos mais importantes de um negócio, pois dela depende do cumprimento das obrigações e investimento em melhorias. Ter controle dos números ajuda a prevenir possíveis dificuldades financeiras e dar embasamento aos gestores para tomadas de decisão mais confiáveis. 

Faça um controle rigoroso das contas a pagar, das contas a receber, das compras e do faturamento, comparando o desempenho dos últimos três meses para identificar se a clínica está seguindo uma curva de crescimento ideal ou se serão necessárias medidas corretivas.

Automatize os processos

Em uma era tecnológica de verdadeira transformação digital, manter processos manuais é um atraso para negócios que almejam crescimento. Se no campo administrativo sua clínica ainda se encontra nesse cenário, considere automatizar seus processos. 

Além de adequar sua empresa à modernidade do mercado, certamente seus colaboradores se sentirão mais seguros para desempenhar suas funções e mais produtivos por não perderem tempo com atividades realizadas à mão. 

A recepção do cliente será mais rápida, assim como o processamento do pedido e autorização para o exame. Com a automatização, os resultados serão liberados em um tempo bem menor, o que deixará o cliente satisfeito com a agilidade.

Soluções essenciais para a gestão de clínica de diagnóstico por imagem

A automatização é uma etapa originada do investimento em soluções tecnológicas. Implementar tecnologias é uma decisão inteligente que possibilitará um melhor desempenho e precisão nos resultados. 

A Genesis Tecnologia é especialista em soluções para a área da saúde. Nossa equipe, responsável pelo desenvolvimento de ferramentas essenciais e úteis no dia a dia de uma clínica de diagnóstico por imagem, não mede esforços para entregar qualidade. 

Com isso, selecionamos nossas principais soluções que você não pode deixar de ter na sua clínica e garantir uma gestão completa do seu negócio!

Software de gestão – Clínux

O Clinux é uma solução inteligente que possibilita ao gestor visualizar todas as atividades da clínica em um mesmo ambiente. Com isso, as atividades poderão ser monitoradas, permitindo acompanhamento ou intervenções em tempo hábil.

O sistema conta com módulos importantes para a gestão e todo o funcionamento da clínica, desde o primeiro atendimento. Veja:

  • Agendamento
  • Atendimento
  • Laudo
  • Estoque
  • Faturamento
  • Financeiro
  • Business Intelligence
  • Prontuário

As praticidades do Clínux na gestão da clínica são incríveis:

  • Controle de concorrência no agendamento
  • Relatórios dinâmicos e Business Intelligence
  • Laudos produzidos por reconhecimento de voz
  • Acesso a resultados de laudos e exames online
  • Integração entre todos os setores da empresa
  • Robô de autorização de convênios
  • Repasse médico personalizado

Sistema Pacs – PACS DICOMVIX

O PACS DICOMVIX oferece todos os recursos necessários para o médico fazer diagnósticos mais precisos, aumentar sua produtividade e otimizar seu tempo de trabalho — o sistema DICOMVIX permite armazenamento e visualização de imagens médicas (DICOM) de uma forma integrada ao Clinux. 

O sistema também oferece facilidade e praticidade no dia a dia:

  • Agilidade e qualidade no acesso a imagens e laudos dos pacientes
  • Diminuição do risco de perda de exames
  • Mais facilidade na rotina dos profissionais de saúde

Solução que permite realizar laudo à distância – Telelaudo

Agora, os médicos e especialistas em diagnósticos já não precisam se deslocar até à clínica para laudar os exames. À distância, de qualquer dispositivo com internet, é possível acessar as imagens e resultados de exames para elaborar o laudo.

Além de facilitar a vida dos profissionais ao reduzir a necessidade de deslocamento, a clínica terá redução expressiva de gastos com papel, impressão e mão de obra específica para confecção de laudos.

Ferramenta de Agendamento Web

O agendamento web é uma solução que confere maior autonomia aos clientes. Com ela, o próprio usuário poderá escolher o horário da consulta ou exame, de acordo com a sua agenda e disponibilidade.

O objetivo do sistema de agendamento online é proporcionar aos usuários maior conforto, comodidade e liberdade de escolha na hora de definir a melhor data e horário para seus procedimentos.

Dentro do site, a relação de profissionais, procedimentos e horários estarão disponíveis para que o usuário selecione a melhor opção. Assim que o agendamento for concluído, a clínica será notificada para assegurar que aquele horário não seja ocupado por outro paciente. 

Com as dicas deste guia, a gestão da sua clínica de diagnóstico por imagem passará por uma transformação inteligente e revolucionária. Para se destacar, você precisa de soluções práticas, eficientes e altamente diferenciadas — é o que temos a oferecer ao seu negócio. 

Se você gostou do post e já pensa em implementar as soluções desenvolvidas pela Genesis, entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer todas as funcionalidades e saber como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio!

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