Gestão de tempo para médicos e gestores: descubra como fazer!

Gestão de tempo para médicos e gestores

Gestão de tempo para médicos
4 minutos para ler

As horas do dia são preciosas. E para muitos profissionais, manter a agenda organizada é um verdadeiro desafio. A gestão de tempo para médicos e gestores da área da saúde é fundamental, pois disso depende o funcionamento e qualidade no atendimento.

Entre consultas, exames e laudos para emitir, os médicos costumam ter uma jornada longa, muitas vezes trabalhando em mais de uma clínica ou laboratório. Com isso, administrar bem o tempo é essencial para conseguir cumprir com todos os compromissos.

O objetivo deste post é mostrar como médicos e gestores podem gerenciar melhor o tempo e aumentar a produtividade. Continue lendo e veja como a tecnologia pode ajudar a otimizar o dia a dia e liberar mais tempo livre!

O que é a gestão de tempo para médicos?

Toda a área da saúde é repleta de demandas, com prazos normais e urgências não previstas. Por isso, os médicos e demais profissionais envolvidos diretamente com atendimentos e processos devem gerenciar bem o tempo.

Vivemos uma era atribulada, em que o relógio parece correr a passos largos. Por isso, quem não organizar a rotina terá dificuldade de chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido — é preciso dividir o tempo e distribuir bem a agenda.

Como gerenciar bem o tempo com a ajuda da tecnologia?

Se antes a tecnologia era usada em exames, procedimentos e cirurgias, agora, ela está presente em todas as atividades da saúde. Do agendamento web à telemedicina, os avanços permitem que cada vez mais os profissionais tenham uma rotina facilitada.

Com um software inteligente, médicos e gestores já não perdem mais tempo com anotações manuais. Isso proporciona mais condição de focar naquilo que é de fato importante. Os médicos que gastavam preciosos minutos prescrevendo receituário, agora conseguem ouvir melhor os pacientes e dar a atenção que merecem.

Por outro lado, os gestores conseguem acompanhar, sem precisar de deslocamento, tudo o que acontece na clínica, por meio de uma tela de gestão à vista. As soluções e funcionalidades foram desenvolvidas para fornecer total suporte a esses profissionais.

Isso quer dizer que, organizar a agenda e liberar o tempo a favor da qualidade de vida e do negócio, já não é mais um bicho de sete cabeças. Um bom sistema médico gerencia todas as demandas que podem ser automatizadas. Dessa forma, além da otimização do tempo, ele contribui para o aumento da produtividade.

Com o agendamento online, por exemplo, o médico não precisa se preocupar com o preenchimento dos horários. O próprio sistema se encarrega de disponibilizar ao paciente os horários vagos, de acordo com o profissional e especialidade.

Tudo que o médico precisa é definir momentos de conferência para saber quais são as demandas do dia seguinte. Dessa forma, ele consegue se organizar e se preparar melhor para consultas, procedimentos, exames e cirurgias, com antecedência.

Para os gestores, tempo é dinheiro. Logo, com a necessidade de focar no negócio e pensar em novas estratégias para ganhar o mercado, nem sempre dá tempo de acompanhar as atividades operacionais.

Novamente, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse sentido, considerando a integração de setores, o registro de processos e automatização de atendimentos. O sistema gera memória para que a gestão não perca os dados de performance.

Entretanto, é preciso escolher bem um software que corresponda a essas expectativas e seja capaz de fazer uma boa gestão e otimizar o tempo dos médicos e gestores. Antes de fechar uma parceria, vale conferir tudo que o sistema pode oferecer e se faz sentido para a clínica.

O médico é um importante agente de fidelização dos pacientes. Por isso, quanto melhor a experiência, maior será a preferência. O tempo dispensado nas consultas ou exames faz toda a diferença para quem está em busca de um diagnóstico, mas, sobretudo, de um tratamento humanizado.

A gestão de tempo para médicos, é, portanto, uma forma de promover melhorias e fazer da clínica uma referência de bom atendimento e dedicação exclusiva aos pacientes. Por isso, escolha uma ferramenta de gerenciamento especializada e abrangente, criada para ser eficiente, tanto para os médicos quanto para os gestores.

Gostou do post? Aproveite a visita para ler mais um artigo. Dessa vez, sobre o que você precisa para ter nas mãos o controle da gestão da sua clínica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário