Checklist para gestão financeira em clínica médica

Checklist para gestão financeira em clínica médica

Gestão financeira em clínica médica
5 minutos para ler

Se você deseja fazer uma boa gestão financeira em clínica médica, utilize um checklist. Com ele é possível descrever, acompanhar e controlar todas as atividades do setor responsável para não correr o risco de ter prejuízos.

Em uma clínica médica há muitas particularidades que envolvem as questões financeiras, desde as operações básicas de rotina até o recebimento de valores pelos planos de saúde.

O objetivo deste post é ajudar você a construir um checklist eficiente da gestão financeira da sua clínica. Continue lendo e saiba o que deve constar no documento para facilitar seu gerenciamento e controle no dia a dia!

Qual a importância de uma gestão financeira eficiente?

A gestão financeira é primordial para qualquer empreendimento, pois permite maior organização e direcionamento correto dos gastos e investimentos — fatores essenciais para alcançar os resultados esperados.

Em uma clínica, a gestão financeira é ainda mais importante. Como se trata de um serviço relacionado à saúde, todo investimento para tornar o ambiente mais agradável e com equipamentos de qualidade contribui para proporcionar um bom tratamento e uma experiência confiável para o paciente.

Como montar um checklist para manter a gestão financeira da sua clínica em dia?

Ao planejar a gestão financeira da sua clínica é recomendável elaborar um checklist para ter maior efetividade no controle. No financeiro, o checklist é uma importante lista de verificação das atividades essenciais do setor.

Veja algumas dicas de como montar seu checklist e ter uma gestão financeira precisa e eficaz!

Faça um bom planejamento financeiro

O planejamento é essencial em qualquer situação, mas na gestão financeira tem uma representatividade muito maior, pois, saber de onde vem e para onde vai o dinheiro, ajuda a manter o negócio em equilíbrio.

Ao planejar as finanças da sua clínica, você pode otimizar as receitas e despesas por meio de um orçamento que deve ser acompanhado continuamente, comparando o previsto e o realizado para identificar melhorias e possíveis falhas.

Elabore o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos procedimentos de maior efetividade e suporte para um gestor financeiro. Por ele, você vai acompanhar a realidade diária, ou seja, o registro de todas as movimentações de entrada e saída da clínica.

No fluxo de caixa deve constar os valores referentes às compras e ao faturamento, de acordo com os gastos e vendas. É crucial registrar qualquer valor, mesmo que pareça algo irrisório. Somente com um cenário real você conseguirá visualizar a realidade e o potencial de crescimento da sua empresa.

Separe contas a pagar e a receber

A separação das contas é indispensável se você deseja ter uma gestão financeira sem surpresas. Com isso, você terá acesso às despesas de maior valor, assim como a previsão do que a clínica receberá dentro de um período, equilibrando as finanças.

Contas a pagar

As despesas fixas e variáveis devem estar relacionadas no planejamento financeiro e registradas no fluxo de caixa. Considere tudo o que a clínica tem de gastos de acordo com que vai chegando para pagar.

As fixas são contas das quais não dá para fugir. Elas ocorrem todos os meses, como aluguel, energia elétrica, água, telefone, folha de pagamento, entre outros. Elas costumam representar uma boa fatia das finanças de uma empresa.

Contas a receber

No caso da clínica, além da receita referente aos procedimentos realizados de modo particular, é preciso controlar os repasses das operadoras de planos de saúde. A falta de controle pode acarretar glosas médicas e prejudicar o planejamento financeiro em médio e longo prazo.

Separe as contas pessoais das contas da clínica

Um dos erros mais frequentes nas empresas é misturar as contas pessoais dos sócios com as contas do empreendimento. Essa é uma prática a ser evitada para não gerar diferenças na composição do caixa ou a falta de um valor para pagar contas.

O ideal é estabelecer o teto do pró-labore e fazer retiradas de acordo com o lucro do negócio. Tanto a empresa não deve pagar as contas pessoais dos seus sócios, como os sócios não devem injetar um dinheiro que não estava previsto no orçamento para “salvar” um mês malsucedido.

Trabalhe com tecnologias

A tecnologia tem uma presença cada vez mais forte no cenário empresarial com suas soluções práticas, se tratando de sistemas automatizados para melhorar o fluxo das operações diárias.

Além de praticidade e agilidade, um bom software de gestão financeira vai minimizar a margem de erros, com a execuções das tarefas via sistema.

Os benefícios de automatizar a rotina financeira vão desde o acesso às informações referentes ao caixa, até a motivação dos funcionários, uma vez que o trabalho manual é mais demorado, cansativo e passível de erros.

Com o uso de um sistema, todos os processos internos da clínica estarão concentrados em um mesmo ambiente, o que confere maior eficiência à gestão e atividades operacionais.

A tecnologia e seus recursos específicos, direcionados para a gestão financeira em clínica médica, são capazes de aumentar a produtividade e reduzir custos, ao mesmo tempo. Cada vez mais, o uso de ferramentas tecnológicas se torna indispensável em negócios que visam crescimento e vantagem competitiva.

Gostou do post? Aproveite então a visita em nosso blog e conheça nosso software de gestão para clínica, suas funcionalidades e vantagens de adotar uma solução automatizada na gestão da sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário