Identidade visual para médicos: saiba mais sobre o assunto!

Identidade visual para médicos: saiba mais sobre o assunto!

Identidade visual para médicos
7 minutos para ler

A imagem de um profissional da saúde diz muito sobre o compromisso com o seu trabalho e com os seus pacientes. Por isso, com a presença maciça das pessoas no ambiente digital, a identidade visual para médicos se tornou um ponto forte das estratégias de marketing.

Ter um nome de referência e autoridade na área de atuação é essencial, mas diante da competitividade, investir na identidade visual pode trazer maior evidência. Uma imagem bem construída, associada à qualidade do atendimento, tem o poder de elevar o padrão de confiabilidade.

Neste post, você vai saber o que é identidade visual, a importância desse tipo de estratégia e como usar uma boa imagem para se comunicar com o seu público. Continue lendo e veja os benefícios de investir, além de saber algumas dicas de como construir sua identidade!

O que é a identidade visual?

A identidade visual, diferentemente do logotipo, é um conjunto de elementos de composição gráfica, usada estrategicamente para construir e valorizar a imagem de um profissional ou negócio — esse conjunto apresenta valores, conceitos e condutas.

Com a combinação de cores, fontes e desenhos, a identidade visual se desenvolve, mostrando personalidade e características específicas. Dessa forma, as pessoas terão uma imagem formulada na memória, favorecendo a identificação imediata com o profissional ou empresa.

Qual a importância e vantagens de investir nessa estratégia na área médica?

As especialidades médicas têm o compromisso com o tratamento dos mais diversos tipos de problemas de saúde ou doenças. Com uma identidade visual bem elaborada, ao procurar por atendimento, o potencial paciente terá mais facilidade em reconhecer, por meio dos elementos gráficos, o profissional mais adequado.

Essa é uma forma de se comunicar e conectar com o público, aumentando o nível de engajamento. Ao criar uma identidade visual para médicos, seja no trabalho individual de um consultório ou coletivo de uma clínica médica, muitos benefícios podem resultar dessa construção. Veja!

Apresentação da especialidade

Se alguém precisar de uma consulta ou tratamento médico, certamente pedirá recomendações de amigos e parentes, ou fará pesquisas sobre as referências no mercado. Com a variedade de informações na internet e disponibilidade de busca em uma ferramenta como o Google, por exemplo, não será difícil encontrar um profissional de modo rápido.

Isso quer dizer que uma identidade visual personalizada, de acordo com a especialidade, tem mais chances de vincular este paciente ao seu nome. Entre cores e símbolos, rapidamente ele entenderá se sua área de atuação e domínio é o que precisa e se sentirá estimulado a entrar em contato.

Fixação na memória dos pacientes

A identidade visual cria uma marca, por meio da composição gráfica, o que tende rapidamente a se transformar em uma imagem fixada na memória dos pacientes. Dessa forma, ao se deparar com uma divulgação, uma campanha, ou qualquer alusão ao médico, consultório ou clínica, ele se lembrará da experiência.

É importante que seja sempre uma vivência positiva e agradável, mesmo se tratando de algo relacionado à saúde. Além de aumentar as chances de fidelização, as possibilidades de ele recomendar para outras pessoas são altas.

Consolidação da marca

Bom atendimento, profissionalismo e competência trazem credibilidade para o médico e a clínica. Desse processo, a marca se consolida, ou seja, o nome passa a ter uma relevância grande no mercado, fortalecido pela imagem que o acompanha — singular e única.

A cada vez que seu nome ou do seu negócio aparecer em um canal de comunicação, ou for mencionado, ganhará ainda mais força. Isso ocorre, porque as pessoas se identificam com a verdade e valor por trás de uma imagem séria, se tornando promotores naturais e entusiastas.

Mais destaque nas mídias e mercado

Ser reconhecido pela identidade visual é uma mostra de que a construção da imagem está adequada, sobretudo, a julgar pela mudança de comportamento do consumidor de modo geral, que busca produtos e serviços, a partir da internet.

Assim como os profissionais e empresas utilizam as mídias e redes sociais para divulgarem seus produtos e serviços, também o público recorre a esses canais para falar bem ou mal da experiência que tiveram — para se destacar, a identidade visual deve ser, portanto, uma forma diferenciada de se sobressair e distanciar da concorrência.

Como criar uma identidade visual para médicos?

Após saber o que é, a importância e vantagens da identidade visual para médicos, é chegada a hora de construir a sua própria identidade. Trouxemos alguns passos que você pode seguir para desenvolver e elaborar uma imagem forte e de impacto, condizente com a eficiência do seu trabalho.

Definição do público-alvo

Para ter uma identidade visual atrativa e capaz de gerar engajamento e fidelidade, é fundamental que dialogue com o público certo. Logo, você precisa entender para quem seus serviços serão prestados e como seu público interage e busca atendimento para a sua especialidade.

De modo geral, as especialidades médicas estão disponíveis para todos os públicos — novas gerações e pacientes idosos. Por isso, a identidade visual deve encontrar um meio-termo para se conectar com pessoas de todas as idades, das tradicionais às mais modernas.

Contratação de serviço especializado

Antes de apenas usar elementos gráficos na construção de uma identidade visual, é preciso elaborar o chamado briefing. É o material que traz informações importantes, ideias e propósitos do que você deseja alcançar com a sua marca e imagem.

Não basta utilizar aplicativos ou recorrer a ferramentas, sem conhecer a essência por trás da criação da identidade visual. Por isso, o ideal é contar com a ajuda especializada de pessoas que entendem bem do processo e são capazes de alinhar o que você precisa às habilidades de uso dos recursos técnicos.

Divulgação da marca

A identidade visual para médicos é uma estratégia criada para ser vista e memorizada, portanto, a divulgação da marca é essencial para o processo de atração e fidelização. Estar presente nos canais offline e online é um passo importante para contato com o público-alvo.

Entretanto, é preciso escolher bem os meios de divulgação para que a estratégia tenha efeito e alcance as pessoas com potencial de se tornarem pacientes de médio e longo prazo.

Faça um bom planejamento de uso da sua identidade no site, nas redes sociais — Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube —, no material impresso, de forma que esteja sempre no campo de visão dos seus pacientes ativos e prospectados.

Investimento no marketing digital

Mesmo os públicos mais tradicionais já se sentem estimulados a interagir com profissionais e empresas no ambiente online. O marketing digital se tornou imprescindível para quem deseja alcançar seus potenciais clientes ou pacientes e encorajá-los a entrar em contato.

A força da presença digital, cada vez mais, dita as regras das tendências e relações para o futuro. Das consultas agendadas virtualmente, atendimento por chat e consultas realizadas por meio dos recursos da telemedicina, é inegável que os médicos também devem se preocupar com a imagem construída na internet.

Com os mecanismos certos, usados em estratégias bem pensadas e elaboradas, você pode ter vantagem competitiva e fidelizar um público cada vez maior em seu consultório ou clínica.

Existem diversas maneiras de se aproximar do público desejado. A identidade visual para médicos é mais um instrumento para complementar as ações de promoção da imagem, fortalecimento da marca e presença nos canais de comunicação.

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