Conheça as vantagens da integração PACS e RIS para sua clínica

Conheça as vantagens da integração PACS e RIS para sua clínica

integração PACS e RIS
6 minutos para ler

A integração PACS e RIS pode tornar os serviços da sua clínica muito mais eficientes e produtivos. Além de unificar o acesso às imagens e dados dos pacientes, é uma forma de reduzir custos e aumentar a qualidade da elaboração e entrega dos laudos.

Com isso, uma única plataforma será a base de informações e gerenciamento, possibilitando processos mais seguros e ágeis. Imagine o benefício no trabalho de médicos e técnicos ao poderem realizar diversas consultas, sem precisar trocar de sistema.

Neste post, você vai entender melhor o que é PACS e RIS e como as duas soluções funcionam. Continue lendo e veja as vantagens de fazer a integração desses serviços para melhorar o desempenho geral da sua clínica!

O que é e como funciona o PACS?

Do inglês Picture Archiving and Communication System, o PACS é o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Desenvolvido para enviar e receber arquivos de exames de imagens, a solução é automatizada.

Com ele, os profissionais especializados em imagens que atuam em clínicas, hospitais e laboratórios podem acessar, local ou remotamente, as imagens armazenadas. É uma facilidade para a elaboração de laudos, bem como para o fluxo dos processos que envolvem a medicina diagnóstica.

O que é e como funciona o RIS?

O RIS (Radiology Information System) é o Sistema de Informação de Radiologia, e o que há de mais moderno e completo se tratando de soluções para clínicas de diagnóstico por imagem.

Com ele, é possível automatizar e gerenciar todo o fluxo de processos da área, desde o agendamento do procedimento a ser realizado até a entrega do resultado do exame. Além disso, os profissionais conseguem acompanhar o status de andamento de cada procedimento em execução, o que minimiza o risco de atrasos e erros.

Quais as vantagens da integração PACS e RIS?

O PACS e RIS são duas ferramentas que se complementam, o que justifica e valida sua integração. Se atuando separadas elas são tecnologias de grande utilidade para os centros de diagnóstico, imagine nos benefícios de uma atuação integrada.

Relacionamos algumas vantagens do uso dessas duas ferramentas em uma mesma interface. Veja!

Registro centralizado de pacientes

Com a integração, não será mais necessário realizar o cadastro dos pacientes ou inserir informações sobre os procedimentos em dois sistemas diferentes. Todo o processo é executado na mesma base de dados, resultando em um registro único.

Assim, tanto o técnico de imagens quanto o médico responsável pela confecção dos laudos utilizarão o mesmo ambiente. O benefício está na economia de tempo, o que reduz o tempo de atendimento e o retrabalho (menor incidência de erros de preenchimento e os registros duplicados).

Acesso universal

Com login e senha, os profissionais autorizados podem acessar todo o histórico dos pacientes, entre informações de cadastro, dados clínicos e imagens de exames e procedimentos. Esse acesso pode ser realizado de qualquer lugar que disponha de internet, sem a necessidade de ser na clínica.

Dessa forma, o médico responsável pode estar em viagem, em outra unidade ou impossibilitado de comparecer à unidade que, mesmo assim, terá condições de laudar e liberar o relatório para continuidade do atendimento dos pacientes.

Redução do tempo de espera pelo paciente

O impacto positivo na experiência do paciente é mais um motivo para a integração PACS e RIS, uma vez que reduz o tempo de espera entre a coleta de imagens e o momento em que ele recebe o resultado.

Dependendo do tipo de problema que o paciente enfrenta na saúde, ter um diagnóstico rápido pode fazer total diferença no tratamento. E mesmo que nenhum indício seja detectado, quanto menos tempo o paciente esperar, mais ele ficará satisfeito com a preocupação da clínica em liberar seus resultados.

Redução de custos

Com as soluções tecnológicas e a automatização dos processos, as imagens e laudos não mais precisam ser impressos. Logo, não haverá necessidade de ter um espaço de armazenamento ou profissional específico para gerenciamento e controle físico.

Só aí já é possível perceber uma grande redução e economia para a clínica. Não só de custos, mas de tempo empregado em tarefas excessivamente operacionais que, de alguma forma, impactam nos resultados financeiros — com tempo maior, os profissionais podem se dedicar às atividades mais complexas e rentáveis.

O armazenamento digital pode ter, inicialmente, um custo elevado de implantação e manutenção. Entretanto, em médio e longo prazo é possível perceber uma redução significativa das despesas, o que evidencia o custo-benefício.

Gerenciamento e distribuição de imagens

A área da saúde exige atenção e cuidado no gerenciamento e manuseio de dados e informações, já que, no caso do exame de imagens, trata-se de procedimentos investigativos na saúde de cada paciente.

É fundamental que os cadastros e registros estejam adequados para evitar o risco de um diagnóstico errado e entrega de exames trocados, por exemplo. Se a automatização já era um ganho em eficiência, a integração vai mais além e garante maior segurança.

Produtividade da equipe

Dependendo do volume de exames e procedimentos a serem realizados em um dia, semana ou mês, a sobrecarga da equipe pode refletir no desempenho. A integração e a sistematização, além de melhorarem os processos operacionais, eliminam o desgaste do trabalho manual, contribuindo para o aumento da motivação e engajamento da equipe.

Essas são apenas algumas vantagens que a integração PACS e RIS pode oferecer para a sua clínica e todo o time envolvido. Com o tempo, você perceberá outros ganhos como a promoção natural da sua marca por pacientes satisfeitos, a referência de uma clínica digital e moderna, e claro, o reflexo positivo no faturamento.

Se você gostou deste post e deseja começar um novo ano com o pé direito, solicite agora mesmo o contato de um especialista para conhecer melhor as ferramentas da Genesis, e como elas podem contribuir para aumentar a vantagem competitiva da sua clínica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário