entenda a importância da conscientização e como aderir na sua clínica

Julho Amarelo: entenda a importância da conscientização e como aderir na sua clínica

Julho Amarelo
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Ao longo do ano, alguns meses são usados como referência para campanhas de conscientização e prevenção de doenças – chegou a vez do Julho Amarelo. A informação é uma das importantes bases dos cuidados primários com a saúde.

Muitas doenças podem ser evitadas ou até mesmo curadas quando descobertas no início. Por isso, as clínicas médicas devem realizar ações e encorajar a participação de colaboradores, pacientes, parceiros e fornecedores.

O objetivo deste post é estimular a adesão ao julho amarelo e, para isso, você precisa entender o que é, como surgiu e qual o seu objetivo. Continue lendo e veja como implementar esse movimento na sua clínica!

O que é e como surgiu o Julho Amarelo?

Em 2010, a OMS — Organização Mundial de Saúde — definiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. O mês de julho é, então, reservado para a conscientização dessas doenças e tem o amarelo como a cor que representa o movimento.

O objetivo é conscientizar toda a população sobre os riscos da doença, sinalizando para a necessidade de prevenção. Assim, com um conhecimento maior, as pessoas se sentem motivadas à vacinação contra as hepatites A e B.

Durante todo o mês, diversas ações são realizadas para tirar dúvidas e orientar, especialmente, sobre a importância de buscar o diagnóstico precoce e o tratamento mais adequado para cada tipo de hepatite.

Qual o significado e importância do Julho Amarelo?

A hepatite é uma inflamação que acomete o fígado, que pode ter origem em um vírus, uso de medicamentos, consumo excessivo de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

É uma doença silenciosa e que em muitos casos demora para se manifestar e apresentar sintomas. Mas a boa notícia é que a maioria dos tipos tem cura quando diagnosticado rápido. Por isso, a campanha do Julho Amarelo é fundamental

As hepatites são um problema de saúde pública, sendo as vacinas disponibilizadas na rede pública. Por isso, a população deve ser conscientizada e estimulada a comparecer aos postos de vacinação para se imunizar contra a doença.

Nos casos de hepatite A, a contaminação está vinculada às condições de saneamento básico e de higiene. Já as hepatite B e C podem ser transmitidas por meio do contato sanguíneo e relações sexuais desprotegidas, enquanto as hepatites D e E são viróticas.

Uma campanha colorida e específica chama a atenção da população e reúne um número maior de pessoas em torno do assunto. Dessa forma, o movimento ganha força, o que tende a aumentar o número de vacinados e a procura por diagnóstico e tratamento.

Como implementar esse movimento na sua clínica médica?

O primeiro passo é entender a importância e o significado de uma campanha como o Julho Amarelo. Como estratégia de marketing, ela mostra que a clínica está atenta e se importa com a saúde da população, de modo geral.

As ações de divulgação causam maior impacto coletivo, alcançando diversas camadas da sociedade, independentemente da classe. A participação efetiva das clínicas, hospitais, laboratórios e empresas vinculadas à saúde fortalece a proposta do movimento.

Para aderir ao julho amarelo na sua clínica, é essencial planejar bem as ações para que sejam educativas e apoiadoras de uma causa. Além da abordagem interna com os pacientes, as redes sociais, como Facebook e Instagram, são canais importantes para disseminar a informação.

O apoio a movimentos de prevenção de doenças, como a hepatite, demonstra a preocupação da clínica com seus pacientes. O incentivo à vacinação e busca por um diagnóstico precoce enfatiza a importância do autocuidado como medida de manutenção da saúde e bem-estar. 

Ao contribuir com informações relevantes sobre os tipos de hepatites, métodos preventivos, diagnósticos e tratamentos, a clínica incentiva seus pacientes à mudança de hábitos e estilo de vida para evitar o risco de transmissão de uma doença como a hepatite. 

O foco principal de um movimento como o Julho Amarelo está em compartilhar, ao máximo, a adesão da clínica à causa e levar a informação para a maior quantidade possível de pessoas, no intuito de conscientizar sobre as hepatites virais. 

Para isso, podem ser usados vídeos, textos, fotos, pequenas palestras na clínica, lives no Instagram e e-mails de conscientização. Essas estratégias, executadas juntas ou separadas, são cruciais para reduzir as estatísticas de casos de hepatites no Brasil. 

O Julho Amarelo serve de alerta para a população, ao mesmo tempo em que é uma oportunidade de promover o marketing médico de forma institucional e leve. Com maior visibilidade e credibilidade, a clínica pode atrair pacientes novos e fidelizar ainda mais os que estão ativos, melhorando seus resultados. 

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