7 indicações de livros que todo médico deve ler

7 indicações de livros que todo médico deve ler

livros que todo médico deve ler
5 minutos para ler

Os livros são verdadeiras fontes de informação e conhecimento, sobretudo, na área da saúde. Temos uma lista grande de livros que todo médico deve ler, que vão além dos conceitos acadêmicos.

Durante a leitura é possível ter diversos insights para utilizar não apenas no relacionamento com os pacientes, mas na gestão e no atendimento de uma unidade de saúde, aplicável em hospitais, clínicas ou laboratórios.

O objetivo deste artigo é indicar 7 livros que todo médico deve ler. Aproveite as dicas para colocar a leitura em dia, aprender e atualizar seus conhecimentos sobre assuntos diversificados e melhorar ainda mais seu desempenho profissional!

Os 7 livros que não podem faltar na lista de um médico

Um bom profissional nunca para de aprender, independentemente da profissão e do ramo de atuação. Entretanto, para um médico, as responsabilidades sobre o conhecimento são ainda maiores.

Além dos conceitos da especialidade e da aplicabilidade técnica, é importante que um médico se mantenha também informado sobre os processos de atendimento ao paciente — para gerar satisfação é preciso que a experiência seja positiva em todos os sentidos.

Foi pensando nisso que selecionamos e mesclamos 7 títulos de livros da área médica. São obras que podem impactar sua forma de pensar a relação com os pacientes e aumentar, progressivamente, sua fidelidade!

1. A arte perdida de curar

Um livro sobre empatia, humanização e maior consciência na relação médico-paciente. É assim que o autor Bernard Lown, professor emérito de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Harvard, aborda a importância e o impacto que o trabalho dos médicos tem sobre a vida dos pacientes.

Para ele, essa relação vai muito além de prescrever medicações, administrar remédios e indicar procedimentos. É fundamental saber usar as palavras e priorizar a medicina humanizada.

2. Em busca da humanização

De autoria do renomado médico brasileiro Drauzio Varella, a obra defende a importância do atendimento humanizado, para além dos avanços tecnológicos e científicos.

No livro, o médico fala de sua própria busca pela aplicação contínua do conhecimento técnico, adquirido ao longo dos anos de estudo e atuação, de uma forma mais sensível — um modo mais profundo de dar sentido à vida.

3. Seis minutos para o paciente. Estudo sobre as interações na consulta

A psicanalista britânica Enid Balint promoveu, nessa obra, uma reflexão sobre o tempo de consulta dos pacientes e a atenção dispensada pelos profissionais, diante de seus relatos e queixas.

De acordo com seus estudos, as consultas levam em média 6 minutos em um tempo curto e restrito, analisando o que o paciente é capaz de transmitir nesse breve momento, e o quanto o médico consegue, de fato, absorver e compreender para tratar adequadamente.

4. A morte é um dia que vale a pena viver

A médica brasileira Ana Claudia Quintana Arantes, especialista em cuidados paliativos, aborda nesse livro a percepção que o ser humano tem da vida e da morte. Em suas reflexões, a autora afirma que o grande medo da morte está diretamente ligado à forma como alguém leva a vida.

Isso quer dizer que as atitudes, valores e toda a construção ao longo da vida podem influenciar a compreensão da morte e como encarar os últimos momentos. Ter a ótica do paciente sobre a finitude da vida ajuda os médicos paliativistas a lidarem melhor com as expectativas de ambos.

5. Médicos de homens e de almas

Um título bastante conhecido dos médicos de autoria da escritora britânica Taylor Caldwell, estudiosa por muitos anos da vida e obra de São Lucas, evangelista protetor dos médicos.

A obra relata a jornada de São Lucas — grandes realizações, além de fraquezas e erros —, mostrando seu lado humano como pessoa comum, com sentimentos e fragilidades, inclusive em relação à saúde.

6. O Século dos Cirurgiões

O autor, o escritor alemão Jurgen Thorwald, relata a história da medicina desde os primórdios até a modernidade. Foram diversos estudos e pesquisas para narrar a experiência e vivência dos médicos e pioneiros da cirurgia — as longas horas de intervenções deram base à cirurgia moderna que vemos na atualidade.

7. Sob Pressão: a rotina de guerra de um médico brasileiro

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre as criticidades do sistema de saúde pública brasileiro, não pode perder o relato do cirurgião torácico Márcio Maranhão em uma narrativa tão dura e arrebatadora, quanto necessária.

Foram 15 anos atuando em hospitais do estado do Rio de Janeiro, que deram grande embasamento ao autor para trazer, nesse livro, fatos de uma realidade desoladora — uma verdadeira rotina de guerra com batalhas diárias, sucessivos plantões, sem descanso, segurança ou salário digno.

Na obra, o cirurgião descreve sua formação profissional, o início dos plantões, o caso de amor com a medicina ainda aflorado e o vício na adrenalina do combate, quando operou em CTIs despreparados e até em enfermarias e corredores, desafiando a precariedade das emergências ― procurando salvar pessoas e a si mesmo.

Todos esses títulos são contribuições fundamentais para a área médica, e não se trata apenas de indicação de livros que todo médico deve ler, mas uma ênfase na importância de colocar o paciente no centro do atendimento, com humanização e respeito.

Gostou do post? Se preferir, você pode alternar a leitura com algo dinâmico e interativo. Confira também 6 indicações interessantes de documentários e filmes que todo médico deve assistir!

Você também pode gostar

Deixe um comentário