Conheça três livros sobre rotina médica escritos por brasileiros

Conheça três livros sobre rotina médica escritos por brasileiros

livros sobre rotina médica
5 minutos para ler

Os diversos campos da literatura brasileira trazem obras importantes, que contribuem para o aprendizado. Se tratando de livros sobre rotina médica, autores brasileiros têm se destacado por mostrar a atuação de clínicas e profissionais da área.

A ficção pode representar uma realidade muitas vezes dura, especialmente quando se fala do atendimento no serviço público. É fundamental se manter atualizado e se basear na teoria para uma prática cada vez mais aprimorada.

Neste post, trazemos 3 obras produzidas por autores brasileiros que são médicos especialistas. Nelas, eles relatam a rotina médica com riqueza de detalhes. Continue lendo e veja como a leitura pode ser muito válida para a classe!

O poder da literatura médica brasileira

A área médica brasileira é dividida entre atendimento público e privado, sendo que muitos profissionais médicos atuam nas duas vertentes. Com isso, a vivência permitiu uma coleção de experiências práticas, servindo de ingredientes para livros espetaculares sobre rotina médica.

Uma boa leitura consegue prender a atenção e ensinar de forma didática como tratar as situações que envolvem pacientes. Se basear em exemplos reais pode evitar a repetição de erros e reclamações de pacientes, que, grosso modo, são uma espécie de clientes.

3 livros incríveis sobre a rotina médica

Dentre tantas obras que retratam o cenário médico do Brasil, selecionamos 3 obras que retratam o cenário do Sistema Único de Saúde – SUS. Elas trazem, principalmente, suas diferenças para o atendimento privado. Confira!

1. Em busca da Humanização – Dráuzio Viegas

O próprio título já diz muito sobre a obra e a intenção do autor de enfatizar a importância do uso do conhecimento com sensibilidade. Com tanta evolução, os pacientes estão em busca de solução para os problemas, o que vai além da realização de exames e prescrições de medicamentos.

Praticar a escuta ativa, usar técnicas de rapport e buscar soluções personalizadas fazem parte desse novo universo da medicina. Para além do progresso científico e tecnológico, as pessoas são a grande motivação do trabalho de rotina médica.

2. Sob Pressão – Márcio Maranhão

O livro que deu origem à série de sucesso de uma emissora brasileira mostra a realidade de um sistema público de saúde, repleto de problemas. A obra conta a história de um jovem médico, idealista, que não desiste de lutar e exercer a boa Medicina.

Mesmo com a falta de recursos materiais e de pessoal, ele enfrenta plantões exaustivos para atender à volumosa população da periferia do Rio de Janeiro. São relatos profundos, baseados na vivência do próprio autor, que estimulam a reflexão sobre atendimento, humanização e relações sociopolíticas.

Entre atendimentos simples e cirurgias de alta complexidade, a equipe se desdobra para salvar vidas, mesmo sem as condições adequadas. Uma leitura obrigatória para todos os profissionais que atuam na área da saúde: médicos, técnicos, gestores ou atendentes.

3. Pacientes que Curam – Julia Rocha

A brasileira Julia Rocha é uma mulher negra, mãe, cantora e médica de família e comunidade. Ela tem atuação em hospitais, Unidade Básica de Saúde, UPA e visitas a pacientes em casa — o retrato de uma rotina árdua com plantões intermináveis.

É um dos livros sobre rotina médica de grande impacto. Ele estimula os profissionais que trabalham na área a repensar sua relação com quem precisa de cuidados. Ao falar de um Brasil periférico, a autora levanta questões importantes, como o significado de saúde muito além de não estar doente.

Mais do que se manter livre de dores e doenças, a população deve ter garantidos direitos inquestionáveis, como trabalho, moradia, alimentação, educação e lazer. São pontos que promovem bem-estar social e, consequentemente, uma qualidade maior de saúde e vida.

Um livro que emociona, alegra, ensina e transforma a todos que saboreiam suas páginas. Ao trazer à tona as injustiças com amplo apelo global, a autora escancara a necessidade de mudanças e ações mais efetivas.

Para quem deseja se aprimorar e sobressair em meio a tantos hospitais e clínicas, o conhecimento é um excelente caminho de aprendizado. Por meio dele, se entende o que fazer e, sobretudo, o que não fazer para os pacientes.

Os livros sobre rotina médica escritos por autores brasileiros são cheios de originalidade, pois apresentam o que acontece de fato na área da saúde. Com eles, é possível ter insights para otimizar os processos, aprimorar o trabalho das equipes e proporcionar melhorias significativas em todo o atendimento.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar para assinar nossa newsletter? Você vai receber direto na sua caixa de entrada nossos conteúdos exclusivos e atualizados sobre a área da saúde!

Você também pode gostar

Deixe um comentário