Você sabe como usar o marketing local em clínicas?

Como usar o marketing local em clínicas?

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7 minutos para ler

A área da saúde requer dos gestores ações diferenciadas para se destacar em meio a tantos concorrentes. Pensando nisso e nos variados perfis de público, é importante investir no marketing local em clínicas médicas como estratégia competitiva.

Os desafios dessa área são enormes, considerando que existem bons profissionais e especialistas no mercado. Para conquistar, engajar e fidelizar pacientes é preciso ir além e explorar bem os recursos desse tipo de marketing.

Neste post, o primeiro passo é entender o que é e como funciona o marketing local, além dos seus benefícios. Continue lendo e veja como usá-lo na sua clínica médica!

O que é e como funciona o marketing local?

O marketing local é uma estratégia usada para divulgar a empresa com foco na sua localização geográfica, mirando um público mais próximo e acessível. A ideia é concentrar as ações em potenciais clientes específicos, que podem se tornar frequentes e gerar resultados.

No caso de uma clínica médica, o marketing local, além de tornar a marca mais conhecida, vai ajudar no crescimento do negócio. As estratégias são planejadas, desenvolvidas e aplicadas com base em perfis específicos, o que torna a abordagem mais efetiva.

As pessoas que passam diariamente próximo da clínica, trabalham ou moram nas redondezas são os alvos desse tipo de marketing. Com as ações, é possível despertar o interesse de conhecer os serviços para os devidos cuidados médicos.

Muitos deixam de agendar uma consulta ou fazer um exame devido à distância física de clínicas e laboratórios. Ao descobrir uma unidade de saúde mais próxima, a tendência é despertar para a importância da prevenção da saúde.  

Quais são os benefícios do marketing local?

Toda estratégia de marketing tem probabilidade de efeito positivo, desde que bem planejada, construída e colocada em prática. O investimento certeiro no marketing local traz benefícios para a clínica como um todo. Veja alguns deles!

1. Contribui para conquistar mais clientes

O marketing local tem um potencial maior de alcance, devido ao volume de pessoas que são abordadas durante a captação. Tomar conhecimento da existência da clínica e dos serviços que ela oferece aumenta de forma significativa as chances de conquistar mais pacientes.

2. Ajuda na fidelização dos pacientes

Muitos pacientes que frequentam sua clínica por um motivo específico podem nem saber de outras especialidades. As ações do marketing local abrangem também aqueles que já utilizam serviços, fortalecendo os vínculos e a fidelização.

3. Dá mais credibilidade à clínica

Quando a clínica apresenta seus serviços, bem como o currículo dos profissionais que nela atendem, gera maior credibilidade. A divulgação ajuda a profissionalizar e criar uma imagem positiva da clínica, aumentando a reputação da marca.

Como usar o marketing local em uma clínica?

O marketing local se trata de uma estratégia eficiente para qualquer clínica médica. Veja as principais dicas de como promover o marketing local em clínicas médicas!

1. Defina os seus objetivos

O que você pretende ao implementar as estratégias de marketing local? Definir os propósitos é essencial para ter um direcionamento adequado das ações, assim como os esforços para atrair o perfil ideal de pacientes.

Você pode querer:

  • conquistar mais pacientes;
  • fortalecer o relacionamento com o público já fidelizado;
  • orientar a população local sobre os cuidados com a saúde;
  • fortalecer o nome da marca;
  • fazer campanhas sazonais sobre doenças para atrair pacientes (Fevereiro Roxo, Junho Vermelho, Julho Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul);
  • divulgar novidades (exames, procedimentos, especialidades ou incorporação de plano de saúde).

2. Especifique o tipo de público a ser captado

Antes de planejar qualquer ação de marketing local, certifique-se de conhecer o seu público para não colocar a perder o investimento de tempo e dinheiro. Quem são as pessoas que moram ou trabalham perto da sua clínica e que podem se tornar potenciais pacientes?

São diversos perfis, como os millennials, conectados e digitais ou os idosos, com mais dificuldades para lidar com a tecnologia. Esse levantamento é primordial para definição dos canais que serão utilizados para uma comunicação efetiva.

3. Faça a escolha certa dos meios de divulgação da clínica

Definido o público majoritário, intermediário e minoritário, será mais fácil escolher o canal que faz mais sentido para a sua clínica. Você pode optar por um ou mais meios de divulgação, que sejam capazes de garantir uma boa audiência!

4. Explore as redes sociais

O marketing local pode alcançar resultados positivos e favoráveis por meio das redes sociais. São diversas ações que combinam com o Instagram ou com o Facebook e que promovem engajamento do público.

Publicar um post com um especialista da clínica, esclarecendo as principais dúvidas do público sobre tratamentos e doenças, é uma boa ideia. As pessoas costumam interagir com perguntas que devem ser respondidas de forma ágil. Assim, elas passarão a seguir o perfil da clínica sempre em busca de informações confiáveis.

5. Promova eventos e campanhas

A promoção de eventos ou campanhas dentro da clínica pode atrair o público a participar e conhecer os serviços. Por exemplo, o Outubro Rosa é uma das campanhas mais famosas para alertar sobre a prevenção e os riscos do câncer de mama.

Vamos imaginar que a região seja formada por um número mais elevado de mulheres, de variadas faixas de idade. Um evento com palestras, orientação sobre o autoexame e apoio em caso de diagnóstico pode tornar sua clínica uma referência nessa área.

6. Desenvolva um site para sua clínica

O marketing local pode também render mais clientes se você criar um site com todas as informações sobre a clínica. Com o uso de soluções tecnológicas será interessante concentrar na página oficial:

  • especialidades e especialistas;
  • tipos de exames e procedimentos;
  • agendamento online;
  • blog educativo.

7. Construa a identidade visual da unidade

Se identificar que o marketing local offline terá mais apelo na região, seja criterioso com a identidade visual. O que as pessoas veem é o que ficará marcado em suas memórias — panfletos, cartões de visitas e letreiros que envolvem o logotipo clínica.

8. Faça campanhas de geomarketing

Se você ainda não tinha ouvido falar do geomarketing, saiba que esse é um importante mecanismo do marketing local para atrair mais pacientes. Você pode realizar campanhas voltadas para uma região específica, utilizando ferramentas como o Google Ads e SMS.

O marketing local em clínicas tem grande poder de alcance e de sucesso quando estruturado para o público-alvo adequado. Com essas dicas, você consegue alinhar seus objetivos e conectar àqueles que se preocupam em manter a saúde em dia.

Gostou do post? Aproveite a visita e saiba também sobre o que pode e o que não pode ser feito nas estratégias de marketing digital para clínicas médicas!

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