3 informações sobre medicina diagnóstica que você deve ficar de olho!

3 informações sobre medicina diagnóstica que você deve ficar de olho!

Medicina Diagnóstica
6 minutos para ler

Os exames de imagem são imprescindíveis para ajudar no diagnóstico de problemas de saúde. Entretanto, a medicina diagnóstica é uma atividade recente, que nem todos os profissionais conhecem em detalhes ou sabem ao certo como funciona. 

Embora os métodos diagnósticos já existam desde os primórdios da medicina, a tecnologia trouxe inovação para a área da saúde. A revolução digital pode fornecer recursos que facilitam o trabalho de médicos e técnicos na avaliação e liberação de exames.

Mas, afinal, o que é a medicina diagnóstica e qual a sua importância? Continue lendo e veja 3 pontos de evolução da área de exames de imagem que você precisa conhecer para adotar na sua clínica e se manter competitivo no mercado!

O que é medicina diagnóstica?

A medicina diagnóstica é um conjunto de habilidades da área médica focada na realização de exames complementares para auxílio no diagnóstico. Dentro dela são realizados exames e procedimentos laboratoriais e por imagem.

Qual a importância da área de exames de imagem?

No intuito de promover uma boa experiência ao paciente e agilizar a realização dos exames por imagem e confecção dos laudos correspondentes, a medicina diagnóstica surgiu como um recurso essencial no processo de assistencialismo aos pacientes.

Com a aplicação do conceito de medicina diagnóstica, os procedimentos são realizados com um objetivo que vai além de obter resultados. A intenção é que seja possível classificar a condição de saúde de cada indivíduo para fornecer um diagnóstico preciso e ajudar na intervenção imediata.

Essa é uma área que permite aos médicos e profissionais tomar decisões mais seguras em relação ao tratamento que deve ser iniciado. Os fundamentos da medicina diagnóstica colaboram para adequar o entendimento clínico às necessidades de cuidados de cada indivíduo.

Quais são as 3 tendências de evolução da medicina diagnóstica?

A medicina diagnóstica é feita dentro de um ambiente altamente tecnológico e digital. O uso de recursos especializados permite que os procedimentos realizados por imagem forneçam resultados mais precisos.

Dessa forma, os médicos têm acesso mais rápido aos resultados, guiados por imagens de qualidade. Isso aumenta as chances de um diagnóstico mais completo e início imediato dos cuidados preventivos ou corretivos.

A medicina diagnóstica está cada vez mais presente na área da saúde. Por isso, todos os profissionais que atuam na realização ou interpretação de exames por imagem devem ficar atentos às novidades.

Para isso, trouxemos 3 informações importantes sobre as atividades desenvolvidas na área e quais os benefícios de adotar em uma clínica médica. Veja!

1. Integração de RIS e PACS

Para melhorar a prestação de serviços de assistência clínica aos pacientes, a medicina diagnóstica já conta com a integração entre os RIS e PACS. No entanto, antes de falar sobre a integração é importante saber como funcionam.

RIS

O RIS – Radiology Information System é um sistema de gerenciamento dos processos clínicos e administrativos. Ou seja, ele permite o controle e acompanhamento de todos os serviços, entre procedimentos e atendimentos, prestados aos pacientes da clínica.

Pelo RIS, é possível cadastrar os dados de pacientes nos prontuários eletrônicos, bem como coletar dados para formulação de indicadores que ajudem a entender o percentual de absenteísmo ou número de pacientes atendidos no dia, por exemplo.

PACS

O sistema PACS – Picture Archiving and Communication System é uma solução usada para armazenar, enviar e receber arquivos de exames de imagens. Com ele, é possível organizar as imagens para que os médicos possam confeccionar os laudos ou fazer anotações.

A integração dos sistemas permite maior controle para evitar erros na hora de catalogar as imagens e armazenar no prontuário de cada paciente. O processo é mais seguro, uma vez que é possível criar protocolos de identificação.

O uso conjunto dessas tecnologias traz benefícios para a unidade de saúde e para os pacientes, facilitando a gestão, o acesso e uso das imagens. Além de ser um recurso importante para os profissionais na liberação dos laudos, potencializa a redução de custos operacionais.

2. Emissão de laudo à distância

Toda a tecnologia empregada na medicina diagnóstica tem como principal propósito facilitar os processos da unidade médica, o trabalho das equipes e oferecer uma experiência diferenciada e ágil aos pacientes.

Com a possibilidade de acesso remoto, o médico já não precisa estar na clínica ou comparecer para confeccionar um laudo. De qualquer lugar que disponha de internet, o profissional pode analisar as imagens e emitir o parecer à distância que ajudará no fechamento do diagnóstico.

Por meio das soluções tecnológicas, é possível enviar e receber imagens dos exames realizados, fazer ajustes, salvar em JPEG ou em CD. Com isso, os laudos são liberados mais rapidamente, com maior nível de precisão, resultando em diagnósticos mais completos —  laudos que aumentam a confiabilidade e melhoram o relacionamento com os pacientes.  

3. Software de gestão para acompanhar os números

Mesmo com o compromisso de cuidar da saúde e assegurar melhor qualidade de vida aos pacientes, as clínicas, laboratórios e hospitais são negócios. Em qualquer segmento, a competitividade é acirrada, o que exige estratégias para se diferenciar no mercado.

É preciso acompanhar os números para tomar decisões mais seguras e melhorar a prestação de serviços, de modo geral. O comportamento do consumidor mudou e até mesmo os pacientes estão em busca de mais do que excelência no atendimento médico.

O software de gestão é um aliado que mostra o desempenho gerencial do negócio, a partir de dados e informações numéricas. Dentro da medicina diagnóstica, ele se torna um instrumento valioso para acompanhar o trabalho de médicos e técnicos, assim como a evolução do faturamento, de acordo com a quantidade de atendimentos.

Entre as principais tendências de evolução e melhoria da área médica, no contexto em que a medicina diagnóstica está inserida, essas são as que você não pode deixar de conhecer, avaliar e visualizar como melhorias e ganhos em potencial para o seu negócio, considerando dois aspectos importantes: eficiência e produtividade.

Se você gostou do post e já pensa em soluções práticas e ágeis para implementar no seu processo de realização de exames por imagem, aproveite para conhecer mais o PACS e seus benefícios!

Você também pode gostar

Deixe um comentário