Medicina Integrativa: entenda o que é e suas vantagens

Medicina Integrativa: entenda o que é e suas vantagens

Medicina Integrativa
6 minutos para ler

A proposta da Medicina Integrativa é exatamente estimular uma relação mais próxima entre médicos e pacientes, para ampliar as chances de efetividade do atendimento e melhora geral do quadro de saúde.

As mudanças na área da saúde são essenciais para acompanhar a evolução da tecnologia e do comportamento humano. Cada vez mais, surgem práticas focadas na melhoria do relacionamento com o paciente para oferecer uma experiência diferenciada.

Neste post você vai saber o que é a Medicina Integrativa, como funciona e quais são as práticas adotadas. Continue lendo e veja as vantagens desse tipo de medicina e como ela pode favorecer seu negócio!

O que é a Medicina Integrativa?

A Medicina Integrativa é uma prática em que a relação entre pacientes e médicos é colocada no centro do atendimento, como importante fator de confiabilidade e segurança, já que a proximidade do relacionamento potencializa um melhor acompanhamento e resposta do paciente aos tratamentos e terapias realizados.

Como funciona?

Nessa prática, os profissionais não tratam apenas doenças ou problemas de saúde, mas o paciente em totalidade. Isso quer dizer que, ao lidar com os pacientes, os médicos se preocupam em conhecer aspectos da personalidade que possam auxiliar o seu trabalho. 

A Medicina Integrativa faz entender que, para cada paciente, há particularidades e individualidades que devem ser consideradas para ajudar na formulação de práticas terapêuticas e abordagens para tratamento. 

Além de focar no tratamento para o problema detectado, o médico se envolve com o paciente ao ponto de conseguir avaliar como ele reage aos estímulos das terapias e possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. 

Nesse envolvimento, o paciente torna-se corresponsável e personagem essencial na aplicação, execução e conclusão de cada etapa do seu tratamento. Esse protagonismo eleva a percepção da importância desse relacionamento.

Quais são as práticas adotadas?

Como o próprio nome diz, a Medicina Integrativa une práticas e métodos para deixar o paciente mais à vontade e sintonizado. O princípio básico está em desenvolver a atenção nos níveis primário, secundário e terciário. 

Veja algumas dessas práticas e suas aplicações!

Aromaterapia

Com a aromaterapia é possível, por meio da inalação dos princípios ativos de óleos e essências, estimular sensações de bem-estar, harmonizando o corpo e a mente para melhor efeito de tratamentos para males como ansiedade, estresse, dores de cabeça, insônia.

Fitoterapia

Existem plantas com um alto poder curativo, as chamadas medicinais. Utilizadas como chás, as raízes e folhas podem ajudar no combate e controle de diversos distúrbios e males que acometem a saúde dos pacientes. 

Entretanto, nem todas as plantas são eficazes no tratamento de doenças, por isso, é primordial utilizar a fitoterapia com embasamento científico, que comprove os benefícios presentes nas ervas.

Homeopatia

Muitos pacientes se tratam apenas com homeopatia, já outros costumam mesclar as práticas com o tratamento alopático. Assim, a medicina tradicional se rende a essa nova prática defendida na integrativa. 

Dessa forma, com a integração à homeopatia, é possível tratar problemas de estômago, dores de cabeça, sinusites. As práticas centenárias da homeopatia têm foco acentuado no paciente e não na doença.

Acupuntura

De tradição chinesa, a acupuntura se baseia no princípio do yin-yang, ou seja, as forças antagônicas representadas pelo feminino e masculino, frio e quente,  escuro e claro, que são, ao mesmo tempo, complementares. 

Com o uso de finas agulhas, a aplicação da acupuntura se dá em locais estratégicos do corpo, para estimular pontos ao longo dos meridianos, que ajudam a regular diversos tipos de males, sobretudo, os associados a questões emocionais.

Quais são os benefícios da Medicina Integrativa?

As práticas da Medicina Integrativa são aplicadas como forma de humanizar o atendimento e diminuir a distância entre médicos e pacientes. Dessa forma, os benefícios são notáveis em médio e longo prazos.  

Confira algumas vantagens de usar a Medicina Integrativa na sua unidade médica!

Melhora do relacionamento com pacientes

O atendimento individual e personalizado tende a melhorar a relação entre médico e paciente. Esse fortalecimento aumenta a interação e ajuda o profissional a olhar criteriosamente para cada paciente, a fim de identificar a melhor forma de tratamento. 

Por outro lado, os pacientes sentem que podem confiar nas afirmações e prescrições médicas, abrindo espaço para uma relação de parceria horizontal, ao contrário da tradicional verticalidade. 

Com um relacionamento mais “íntimo”, o paciente consegue participar ativamente do seu processo de melhora, considerando que os médicos se sentem também mais confortáveis para compartilhar diagnósticos, prescrever medicamentos ou sugerir terapias. 

Aumento da qualidade de vida do paciente

As aplicações da Medicina Integrativa têm maior foco no paciente e em seu estado emocional. A mente é potencializadora dos pensamentos negativos e isso pode piorar, drasticamente, um problema de saúde. 

Quando efetivas, as práticas integradas podem melhorar e aumentar a qualidade de vida do paciente, considerando a proatividade, disposição, coragem e otimismo com que ele encara os tratamentos e enfrenta as adversidades.

Redução dos custos com medicamentos

Na alopatia, os gastos com medicamentos podem chegar a uma cifra alta, tanto para a clínica médica quanto para o paciente. A Medicina Integrativa, além de reduzir a ingestão de remédios, consegue favorecer o caixa da empresa e o bolso dos pacientes.

Prevenção de doenças

Ao integrar práticas e terapias, é possível prevenir o surgimento de novas doenças. A Medicina Integrativa é eficaz na abordagem emocional, logo, o paciente, instintivamente mais forte e confiante, pode criar imunidade e impedir que males associados tomem proporções maiores. 

Além disso, convidado a participar do próprio tratamento, o paciente é estimulado a dimensionar o problema e criar mecanismos de combate aos sentimentos negativos que interferem e inibem uma recuperação mais rápida.

Com a Medicina Integrativa seu negócio pode ter muitos ganhos além dos benefícios que citamos acima. Com o nível de satisfação elevado, além da fidelização, os pacientes podem se tornar verdadeiros promotores da marca, indicando esse diferencial da sua clínica médica para parentes e amigos, o que potencializa melhores resultados.

Gostou do post? Continue em nosso blog e veja também o que é e por que você deve adotar a medicina humanizada no dia a dia da sua clínica médica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário