O que é medicina preditiva e qual sua importância para a área da saúde?

O que é medicina preditiva e qual sua importância para a área da saúde?

medicina preditiva
6 minutos para ler

Na área da saúde, a medicina preditiva tem se destacado como uma estratégia utilizada pelos profissionais especializados para prognósticos de doenças e males. São os recursos tecnológicos que permitem esse conhecimento prévio para auxiliar nos diagnósticos e tratamentos.

Faz tempo que a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável, sobretudo, para auxiliar na tomada de decisão. Em diversas áreas, as inovações tecnológicas são essenciais na condução e otimização dos processos. 

O objetivo deste post é apresentar o conceito de medicina preditiva, como funciona e quais são os benefícios da sua implementação. Continue lendo e saiba informações importantes dessa nova modalidade da medicina!

O que é medicina preditiva?

O conceito de medicina preditiva se resume a um conjunto de estratégias capaz de estabelecer um prognóstico de doenças. Isso quer dizer que, com o uso de recursos tecnológicos, é possível identificar a predisposição para um problema de saúde antes mesmo dos sintomas.

Ao usar a medicina preditiva, os especialistas conseguem prever possíveis danos na saúde que estejam ligados aos genes dos pacientes. Dessa forma, as medidas adotadas para prevenção e tratamento serão mais adequadas.

Como funciona essa estratégia na área médica?

Depois de vivenciar os conceitos de medicina curativa — quando a doença já se instalou no paciente — e medicina preventiva — quando é possível adotar medidas de prevenção por meio da análise de exames e laudos —, a área evolui para a eficácia da medicina preditiva.

Ela é também chamada de pré-sintomática, ou seja, quando há possibilidade de antever, por meio de testes genéticos, a probabilidade de um paciente desenvolver uma doença ou algum mal que pode ser combatido, antes de se transformar em um alvo de tratamentos mais agressivos.

Sua realização se ampara nos recursos fornecidos pela tecnologia que cruza e analisa dados dos testes feitos no DNA, identificando a predisposição a doenças que podem estar ligadas à ordem genética familiar.

Como a medicina preditiva ocorre na prática? Sua aplicação faz uma combinação da inteligência de dados com a inteligência artificial. Isso quer dizer que o processo investigativo dos genes se utiliza de a alguns recursos como:

  • coleta de dados — histórico familiar, hábitos de rotina e estilo de vida;
  • adoção de chips em roupas, calçados ou outros dispositivos que monitoram e mensuram a frequência cardíaca ou a pressão arterial;
  • uso de tecidos inteligentes que inibem ações ofensivas ao organismo.

Quais são os benefícios de contar com a medicina preditiva nos cuidados dos pacientes?

Apesar de dividir opiniões sobre sua aplicação, uma vez que causa impacto na área da saúde como redução de custos com tratamentos e internações, a medicina preditiva é um marco no avanço da tecnologia aplicada à área médica.

Seus benefícios são maiores e representam a possibilidade de oferecer maior qualidade de vida aos pacientes, livres de doenças e problemas que afetam os campos social, emocional e até profissional da existência humana.

Veja as vantagens de utilizar os métodos da medicina preditiva no seu negócio!

Antecipação do tratamento para o paciente

Esse talvez seja o maior ganho das aplicações da medicina preditiva. Além da agilidade na elaboração e liberação do diagnóstico, o paciente será direcionado e orientado a um tratamento focado diretamente na probabilidade de um problema.

Dessa forma, os riscos de desenvolvimento de doenças genéticas serão reduzidos. A inteligência artificial é usada para monitorar a saúde e, se valendo do histórico familiar, ajudar a prever e prevenir sobre o surgimento de doenças.

Redução de gastos e desperdícios médicos

Além dos benefícios para a saúde, a medicina preditiva beneficia o bolso, uma vez que permite a redução de gastos assistenciais. O uso elevado de serviços médicos pelos beneficiários das operadoras impõe uma crescente significativa dos custos.

Com os resultados da medicina preditiva, os pacientes tendem a adotar hábitos de vida mais saudáveis, o que reduz o número de consultas, exames e internações. Os tratamentos são mais curtos e menos onerosos.

Maior qualidade de vida para os pacientes

Se os pacientes se cuidam e visitam com menos frequência uma unidade médica, terão sua qualidade de vida aumentada. A antecipação de fatores de risco, que podem acarretar danos à saúde, contribui para uma vida mais saudável e ativa.

Mesmo os pacientes que tiverem alguma doença ou problema detectado na saúde terão melhores condições de cuidados. Uma pessoa hipertensa, diabética ou cardíaca, por exemplo, saberá exatamente o que pode ou não fazer em sua rotina — mesmo com um quadro de saúde frágil terá mais qualidade de vida com a prevenção.

Aumento da produtividade e redução do absenteísmo

As empresas que investirem na medicina preditiva, incluída nos convênios e planos de saúde, terão um quadro de funcionários mais saudável, aumentando a produtividade, ao passo que se reduz os longos períodos de ausência por saúde.

O incentivo aos cuidados e prevenção em relação à saúde mostra que as empresas se preocupam com a qualidade de vida e bem-estar dos funcionários. Portanto, quanto melhor a aplicação da medicina preditiva, maior será a disposição para o trabalho e o retorno para as empresas.

Cada dia mais a tecnologia oferece suporte à área da saúde para ajudar na prevenção de doenças e aumentar a qualidade de vida das pessoas. Com suas aplicações, ao identificar a preexistência de um problema, as estratégias e ações serão mais bem fundamentadas.

A medicina preditiva representa não só a evolução das possibilidades médicas, mas a oportunidade de as gerações futuras terem menor incidência de doenças. Quem perceber seus benefícios, certamente estará em vantagem competitiva, seja na vida pessoal, social ou corporativa.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog e se inteirar mais sobre novidades da medicina? Conheça a medicina integrativa e saiba como funciona essa prática que aproxima os médicos dos pacientes em um acompanhamento mais humanizado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário