Descubra agora como modernizar sua clínica
Os clientes, de modo geral, estão acostumados com melhorias e novidades. Por isso, é importante pensar em soluções para modernizar sua clínica e oferecer uma experiência ainda mais diferenciada.
Na área da saúde, ter um serviço de qualidade é essencial, mas a competitividade exige estratégias de inovação e evolução. Portanto, não ande na contramão se você deseja ter um negócio de referência e bom posicionamento no mercado.
O objetivo deste post é falar sobre a importância de fazer melhorias e conquistar de vez a preferência e fidelização dos seus pacientes. Continue lendo e veja como transformar e modernizar sua clínica médica!
A importância de acompanhar a evolução da prestação de serviços
Vivemos uma era de constante evolução em todos os segmentos. No entanto, a área da saúde envolve serviços e processos complexos. É um setor que precisa transmitir confiança e credibilidade em suas ações para que os pacientes se sintam seguros em realizar consultas, exames e procedimentos.
Em tempos de agendamentos online e acesso a resultados pela internet, a agilidade e a praticidade na prestação dos serviços são pontos que devem ser explorados. Sem perder a humanização, o atendimento pode ser mais eficiente com o uso de soluções e ferramentas especializadas em gestão e operações de uma clínica médica.
Dicas para modernizar sua clínica médica
Ter uma clínica moderna é atentar para o que há de novo no mercado e implementar soluções e ações estratégicas de melhorias. O paciente é, acima de tudo, um cliente. E como tal, se acostumou com as facilidades de uma vida descomplicada e sem burocracias.
Isso porque, com o auxílio da tecnologia, as clínicas que perceberam a importância de oferecer serviços mais modernos já aderiram a funcionalidades automatizadas para tornar o atendimento mais ágil, facilitando a jornada dos pacientes.
Quando falamos em modernização, não se trata apenas de ter uma estrutura bonita e equipamentos de última geração. Nos referimos a atitudes, processos e estratégias que, aplicados da forma correta no dia a dia, colocam a clínica sempre um passo à frente e em evidência.
Diante disso, selecionamos algumas práticas que vão ajudar você a modernizar sua clínica e ter vantagem competitiva. Confira!
Foco no paciente
Conhecer e colocar os pacientes no centro do negócio é importante, pois permite identificar suas necessidades e preferências. Assim, é possível oferecer um atendimento mais personalizado e próximo do seu público.
Todas as ações devem ter como alvo o bem-estar do paciente, não apenas no atendimento humanizado do médico ou cuidados na hora de realizar um procedimento. A atenção deve se estender para as facilidades, como autonomia no agendamento, espera mínima no atendimento ou autorização rápida do convênio.
Investimento no marketing digital
O marketing digital é imprescindível para que a clínica seja encontrada com facilidade na internet e compartilhamento de informações relevantes com os pacientes. Seja por meio de campanhas, publicação de conteúdo ou qualquer interação na web, é possível usar as estratégias de marketing digital para atrair e reter o público-alvo.
No Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo maior buscador do planeta, você pode cadastrar a sua clínica e as informações mais importantes. É um meio prático de interação com um público que passa boa parte do seu dia online.
Capacitação da equipe
Uma equipe bem-preparada e atualizada não só conseguirá prestar um atendimento de qualidade, como encontrar soluções para os problemas e dores dos pacientes. A capacitação deve ser feita desde os colaboradores do atendimento aos dos demais setores. Todos devem se manter em contínuo aprendizado sobre as novidades da saúde.
Das regras da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados ao uso de ferramentas tecnológicas, é imprescindível que todos de dentro da clínica tenham domínio das informações e funcionalidades para transmitir confiabilidade no atendimento dos mais variados perfis de pacientes.
Presença nas redes sociais
Marcar presença digital e manter a clínica ativa nas redes sociais é uma forma de estreitar o relacionamento e se colocar disponível para dúvidas e sugestões. Grande parte da população está online à procura de informações, seja de conteúdo ou contato.
A interação ativa nas redes sociais pode ajudar na conversão, considerando que muitos pacientes procuram endereços, confirmação de exames e procedimentos na web. Quanto mais autoridade sua clínica demonstrar, maiores as chances de o paciente optar pelo agendamento de uma consulta.
Uso de um sistema especializado
A automatização de serviços médicos é um dos aspectos de maior impacto na área da saúde. Com uma solução automatizada e especializada em gestão de clínicas médicas, como gestor você terá todo o controle do negócio nas mãos.
Para o paciente, o reflexo positivo abrange as facilidades de um sistema integrado que permite o compartilhamento de dados e informações entre os setores.
O ganho de tempo e eficiência pode ser visto na rapidez de um agendamento, na confecção de laudos e liberação do resultado de um exame, ou até mesmo em uma consulta remota, graças à revolução da Telemedicina.
É importante colocar a modernização como meta, o que a Genesis Tecnologia pode ajudar a alcançar com o sistema Clinux especializado em gestão de clínicas. Ele foi desenvolvido para absorver a maior parte do trabalho manual e integrar as atividades e processos internos de forma automatizada.
Com o Clinux, você, além de modernizar a sua clínica, terá todo o controle operacional visualizado por meio do Gestão à Vista, um painel que permite acompanhar a rotina do dia a dia, até mesmo se você estiver fora da empresa. Vale a pena conhecer todas as funcionalidades e saber como a solução se encaixa no seu negócio.
Gostou do post? Antes de tomar qualquer decisão, faça um levantamento para identificar as necessidades e carências do seu negócio em termos de modernização. Comece se perguntando: o que fazer para ter uma clínica digital?