Novembro Azul: entenda a importância dessa campanha - Blog Genesis Tecnologia

Novembro Azul: entenda a importância dessa campanha

6 minutos para ler

As campanhas realizadas anualmente na área da saúde são essenciais para conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção e autocuidado. O Novembro Azul traz o alerta sobre um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata representa cerca de 29% dos diagnósticos da doença no país. Um número elevado, sobretudo, considerando a dificuldade que a maioria tem de procurar um médico e realizar o exame preventivo.

As campanhas são uma forma de oferecer conhecimento e orientação para que as pessoas se sintam mais encorajadas a cuidar da saúde. Saiba, neste post, o que é o Novembro Azul e como sua clínica pode fazer parte desse movimento com a ajuda da tecnologia!

O que é o Novembro Azul?

Assim como Julho Amarelo, Agosto Dourado e Outubro Rosa, o Novembro Azul é mais uma campanha de conscientização sobre a importância de se prevenir contra alguma doença. Nesse caso, o câncer de próstata, que afeta pessoas do sexo masculino.

Esse tipo de doença atinge a próstata, que é uma glândula do sistema de reprodução masculino, localizada abaixo da bexiga. Como na maioria dos casos a fase inicial não apresenta sintomas, quando a doença é identificada já está em estágio avançado, o que dificulta a cura.

Dessa forma, a melhor maneira de tratar e evitar consequências, como dor óssea e ao urinar, a vontade intensa de usar o banheiro com frequência e a presença de sangue na urina e sêmen, é fazer o exame preventivo e ter um diagnóstico precoce — em 95% dos casos há chances de cura se a doença for descoberta no início.

Só assim é possível pensar de forma otimista diante de uma doença grave que ainda, segundo o INCA, mata um homem a cada 38 minutos no Brasil. A campanha Novembro Azul foi criada no intuito de conscientizar, alertar, orientar e incentivar todos os homens, a partir dos 45 anos, a realizarem o exame periodicamente.

Durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde promovem eventos e atividades para pacientes e visitantes. A ideia é que saber mais sobre os fatores de riscos, sintomas e casos graves que poderiam ser evitados seja um impulso fundamental para agendar uma consulta e ser avaliado corretamente.

Como aderir ao Novembro Azul na sua clínica?

A campanha tem o mesmo objetivo, portanto, cada clínica, hospital ou laboratório utiliza os recursos disponíveis para fazer parte do movimento. O primeiro passo é conhecer o perfil do público masculino da sua clínica para entender o que pode chamar mais a atenção e fazer com que se interesse pelo conteúdo.

Você pode criar ações de divulgação utilizando material impresso, publicações no site e nas redes sociais. Além de fortalecer as estratégias de marketing, todo o público perceberá que a adesão à campanha é um meio eficiente de demonstrar a preocupação com a saúde dos pacientes.

Por isso, é muito importante participar de todas as campanhas ao longo do ano, pois, assim, sua clínica consegue alcançar tanto crianças, jovens, mulheres e homens. O bom das campanhas é que elas se mantêm ativas o mês inteiro, o que permite diversificar as ações para interagir com todos os perfis de público, dos mais jovens aos idosos.

Apesar de ser um negócio que lida com a saúde dos pacientes, é preciso deixar claro que nenhuma clínica deseja que alguém chegue ao estágio avançado de uma doença tão agressiva. É preciso deixar claro que o objetivo de uma unidade de saúde é promover qualidade de vida, bem-estar, sendo a prevenção o melhor caminho.

Como a tecnologia pode auxiliar no combate ao câncer de próstata?

A medicina avançou potencializada pelo uso da tecnologia na saúde para o bem dos pacientes e das clínicas médicas, que agora podem oferecer melhores condições tanto para a realização de exames quanto para a agilidade no diagnóstico.

Com a realização de exames detalhados e imagens precisas, os médicos responsáveis conseguem elaborar laudos mais completos. Assim, na consulta agendada o paciente já tem o resultado e pode dar início imediato ao tratamento, caso seja necessário.

A telerradiologia é o que há de mais moderno, se tratando de exames com elaboração e transmissão de imagens. Com equipamentos específicos, a equipe técnica é capaz de rastrear sinais da doença, facilitando a visualização de aspectos característicos.

O PACS é um sistema de comunicação responsável pelo arquivamento das imagens e por acelerar o acesso do médico. Sem precisar estar na clínica para laudar, o profissional consegue visualizar o histórico de exames anteriores e comparar com o atual para uma análise mais abrangente.

A tecnologia é, portanto, imprescindível não só no diagnóstico, mas em todo o processo de decisão sobre o tratamento — da raspagem realizada na próstata, aos medicamentos de controle ou, em último caso, da realização de terapias específicas, de acordo com a gravidade do caso.

O princípio básico da campanha Novembro Azul é a conscientização e o incentivo à realização dos exames. Entretanto, é crucial que as ações da sua clínica sugiram ser um lugar confiável, que não mede esforços para cuidar da saúde dos pacientes com excelência.

Nesse contexto, a tecnologia é uma grande aliada, desde permitir o agendamento online, até a liberação dos resultados de exames de modo personalizado. Além de oferecer uma experiência surpreendente, a imagem da sua clínica tende a melhorar e se destacar no mercado.

A participação em uma campanha como o Novembro Azul com a retaguarda dos meios tecnológicos é uma iniciativa importante que, além de aumentar a visibilidade do seu negócio, transmite confiança e credibilidade junto ao público —  os homens são mais resistentes e vulneráveis à possibilidade de ter câncer de próstata, e é preciso humanizar o atendimento para desmitificar esse medo.

Gostou deste post? Que tal aproveitar a visita e conhecer melhor o sistema PACS e como ele pode auxiliar nos diagnósticos ao agilizar a elaboração dos laudos e seus diagnósticos?

Você também pode gostar

Deixe um comentário