Prontuário eletrônico: o que é e porquê adotar em sua clínica?

Prontuário eletrônico: o que é e porquê adotar em sua clínica?

Prontuário Eletrônico
6 minutos para ler

Já pensou no aumento da eficiência e redução dos gastos com a eliminação de um grande volume de papel na sua clínica? Esses são alguns dos bons resultados da implementação do prontuário eletrônico em uma unidade médica.

Com ele, não é mais necessário criar um espaço específico para armazenamento dos documentos impressos. Além disso, os médicos deixarão de prescrever à mão, o que reduz o risco de erros na interpretação da grafia médica.

Ficou interessado em saber o que é, como funciona e quais os benefícios do prontuário eletrônico? Continue a leitura deste post para entender mais sobre o assunto e porquê você deve considerar a adoção dessa solução na sua clínica!

O que é o prontuário eletrônico e como funciona?

O prontuário é o documento que contém todo o histórico de informações essenciais sobre um paciente, tais como identificação, anamnese, exames, diagnósticos prévios e definitivos, tratamentos realizados e qualquer dado relevante para o bom atendimento médico.

Na versão digital, essas informações são inseridas no sistema automatizado, eliminando a necessidade, em conjunto com o certificado digital, de manter o armazenamento impresso em arquivo. Assim, reduz significativamente o volume de papel e pastas.

O prontuário eletrônico possibilita que os médicos acessem os dados de um paciente a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, a qualquer momento. Dessa forma, além de maior eficiência e segurança da informação, há um ganho expressivo de tempo no atendimento.

Em papel, o prontuário torna todo o acesso mais moroso! Sendo assim, o incentivo ao uso da versão digital é uma forma de disponibilizar as informações com maior rapidez, seja para facilitar o atendimento médico, seja por solicitação do paciente ou seu representante legal.

Outro aspecto importante do prontuário eletrônico é que ele permite a continuidade, ou seja, não precisa ser refeito cada vez que o paciente é atendido por um novo médico. Basta que o profissional tenha os dados de acesso para coletar todas as informações que precisa e prosseguir daquele ponto.

Quais são os benefícios de adotar o prontuário eletrônico na clínica?

Citamos a parte palpável das vantagens de contar com o prontuário eletrônico na clínica. Entretanto, é no gerenciamento e processos de rotina que se encontram os maiores benefícios. Veja o nível de eficiência que sua clínica pode alcançar com a adoção do prontuário em formato digital!

Informações integradas e atualizadas

Muitos gestores têm medo de adotar o prontuário eletrônico e perder o histórico anterior dos pacientes com as informações mais importantes. Não há motivos para preocupação, pois a solução é desenvolvida para possibilitar a digitalização do prontuário impresso ou importação dos dados de outro sistema.

Em suma, vale lembrar que o CFM – Conselho Federal de Medicina – determina um período mínimo de 20 anos para guarda do prontuário de papel. Sendo assim, o paciente poderá solicitar a qualquer momento nas unidades médicas por onde tenha passado.

Integrado a exames, internação e ambulatórios, o prontuário eletrônico é uma solução sem barreiras que possibilita uma comunicação dinâmica entre equipes e paciente.

Arquivos e exames anexados

Dependendo do paciente e o problema de saúde que ele enfrenta no momento, é preciso realizar uma bateria de exames para detectar causas e identificar o melhor tipo de tratamento ou prescrição de medicamentos.

Um dos desafios enfrentados pelos profissionais da área médica é ter acesso a essas informações para dar continuidade adequada ao atendimento. O prontuário eletrônico permite anexar arquivos — fotos, vídeos, imagens, cópias de exames e até receitas vitalícias.

Para maior organização, à medida que os arquivos são inseridos será formada uma linha cronológica que facilita a procura das informações por data e conteúdo, de acordo com a demanda do paciente no momento da consulta ou exame.

Acesso rápido ao prontuário

A maior vantagem do prontuário é o acesso ao histórico do paciente de forma centralizada e de qualquer local, usando a Internet, de forma simples e segura. O acesso pode ser realizado por computador, tablet ou smartphone.

A possibilidade de acesso remoto proporciona aos médicos e pacientes a flexibilidade de ter os prontuários disponíveis, sem demora na localização de uma informação. O que é uma vantagem em caso de atendimentos emergenciais e domiciliares.

Em caso de consultas com profissionais de especialidades diferentes na sua clínica, o prontuário estará disponível em um mesmo ambiente, com informações atualizadas.

Segurança de armazenamento e acesso

Como esse é um documento de alta complexidade que detalha toda a vida do paciente no que diz respeito à saúde, as precauções de privacidade, segurança, confidencialidade e integridade são ainda maiores ao migrar o armazenamento para um ambiente digital.

No sistema é possível determinar o nível de acesso por usuário, garantindo que somente os médicos possam visualizar as informações confidenciais dos pacientes. É fundamental ter a certeza de proteção dos dados, logo, os softwares são programados para realizar backups dos prontuários, periodicamente.

Redução de custos

Chegamos a um benefício importante da adoção do prontuário eletrônico. Além do ganho de eficiência e agilidade no acesso às informações dos pacientes, o gasto com papel e impressão terá uma queda notável.

Mais dois fatores podem ser considerados para contabilizar a redução de custos. Sem a necessidade de um espaço específico para a guarda física desses documentos, você pode realocar o profissional responsável pelo arquivo ou diminuir o quadro funcional e os encargos correspondentes.

O prontuário eletrônico é uma solução útil e eficaz para quem deseja otimizar os processos e oferecer uma experiência diferenciada a seus pacientes, integrada a recursos pensados para a área médica.

Desenvolvido pela Genesis Tecnologia, o Clinux é um software de gestão para clínica que engloba soluções de gestão e operação, dentre elas o prontuário eletrônico, relacionamento com o cliente, agendamento web, finanças e faturamento, compras e estoque — uma ferramenta completa para transformar a gestão da sua clínica.

Se você percebeu que o prontuário eletrônico é uma solução interessante para o seu negócio, precisa conhecer o Clinux e suas funcionalidades. Nosso software é a ferramenta mais avançada e revolucionária do mercado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário