5 dicas preciosas para a recepção de clínica médica

5 dicas preciosas para a recepção de clínica médica

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A recepção de clínica médica é um setor complexo, que merece atenção para oferecer um serviço de qualidade e encantar os pacientes. Além de desafiador, o trabalho da equipe funciona como um cartão de visitas da empresa. 

É na recepção que o paciente tem a primeira impressão ao chegar na clínica. A forma como ele é recebido pode formar sua opinião sobre o restante da unidade, mesmo se ele ainda não tiver passado pelos outros setores. 

Neste post vamos falar da importância de recepcionar bem o cliente e oferecer um atendimento de qualidade. Continue lendo e veja 5 dicas importantes de como organizar a recepção da clínica para oferecer uma boa experiência ao paciente!

A importância de ter uma recepção organizada e acolhedora

Ao chegar na clínica, o paciente precisa encontrar um ambiente agradável e receptivo. O primeiro contato físico do cliente começa na recepção para só depois se estender aos outros setores, por isso, a importância de gerar encantamento. 

O tom cordial e amigável, acompanhado de um sorriso e atenção focada no paciente, faz toda diferença no atendimento de uma recepção. A personalização é um dos pontos chave de sucesso nessa área, afinal, quem não gosta de ser surpreendido ao ser tratado pelo nome? 

É essencial que o setor esteja organizado para agilizar o atendimento e direcionar o paciente da forma correta. Uma clínica de sucesso proporciona qualidade ao cliente em todos os contextos do atendimento, ou seja, da recepção ao consultório médico. 

A satisfação do paciente reflete na lembrança positiva sempre que a imagem da clínica surgir na memória. Esse sentimento é primordial para que ele indique a clínica para amigos e parentes e referencie o trabalho impecável desde a recepção.

5 dicas essenciais para a excelência da recepção de clínica médica

Transforme a recepção em um espaço de experiência e não apenas num local onde o paciente aguarda pelo atendimento. O tempo que ele permanecer no ambiente precisa causar impacto e bem-estar. 

Veja nossas 5 dicas para uma recepção eficiente!

1. Tenha cuidado com a limpeza do ambiente

Vivemos um momento de incertezas e excesso de cuidados devido à pandemia pelo novo coronavírus. As regras para ambientes onde circulam muitas pessoas são de higienização constante, disponibilização de álcool gel e orientações sobre o uso de máscara. 

Tudo isso deve estar disponível na recepção, seguindo as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde — como meio de evitar a contaminação e a propagação do vírus. Com um ambiente limpo, o paciente se sentirá mais seguro na espera pelo atendimento. 

Além de limpa, a recepção deve ser arejada, bem iluminada, com uma decoração harmoniosa e poltronas confortáveis. Esses aspectos fazem total sentido em um espaço de promoção da saúde e bem-estar.

2. Ofereça um atendimento acolhedor

O atendimento acolhedor é essencial para tornar a recepção um espaço humanizado em que as pessoas se sintam confortáveis e até se esqueçam que estão em uma unidade médica. 

Acolher é dar total atenção ao problema ou motivos que levaram o paciente até à clínica. Das situações mais simples às mais complexas, os pacientes devem ter atendimento e tratamento igualitário.

3. Invista em tecnologia para ter agilidade

Uma ferramenta de gestão pode facilitar o trabalho da equipe na recepção. Quando integrada aos demais setores, os dados e informações são compartilhados, possibilitando maior agilidade no atendimento. 

A automatização otimiza e organiza agendamentos e processos, o que é essencial para segurança sobre privacidade no uso dos chamados dados sensíveis dos pacientes, respeitando as normas e regras da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor.

4. Seja acessível para todo público

Muitas clínicas perdem clientes por não oferecerem acessibilidade a seus pacientes. Na área da saúde é comum ver pessoas entrando em cadeiras de rodas ou amparadas por muletas ou andadores. 

É preciso ter rampas e espaços largos por onde seja possível se locomover sem o risco de acidentes. Com idosos ou pacientes em tratamento físico, os cuidados devem ser redobrados, e toda essa atenção contribui para a boa imagem da clínica. 

Além disso, ser acessível é atentar para todos os públicos, por exemplo, em uma clínica infantil será interessante ter na recepção brinquedos e jogos para distrair as crianças.

Já para o público adulto, uma TV com programação democrática ou wifi para acesso à internet, redes sociais e aplicativo de mensagens, são elementos de distração enquanto os pacientes esperam.

5. Busque adaptar a clínica para seu público

Desde a recepção é crucial ter proximidade com os pacientes e, para isso, é preciso adaptar a clínica ao público. Não adianta criar um ambiente em que os seus pacientes não se sentirão bem acomodados.

Para corresponder às expectativas, é primordial conhecer o perfil e as necessidades dos pacientes. Uma experiência diferenciada só pode ser oferecida se você souber como surpreender o paciente em algo que ele não espera. 

Adapte não apenas a estrutura física da recepção da sua clínica médica, mas o tom de voz e a capacitação da sua equipe como forma de potencializar a excelência no atendimento. Tenha um negócio diferenciado e confiável para garantir o vínculo e a fidelização dos seus pacientes

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