Saúde 5.0: o que você precisa saber para evoluir sua clínica

Saúde 5.0: o que você precisa saber para evoluir sua clínica

Saúde 5.0
5 minutos para ler

O mundo evoluiu, se modernizou e transformou, para sempre, todas as áreas de prestação de serviços. Com isso, surgiram novos conceitos como o da Saúde 5.0 que revolucionou o modo de cuidar das pessoas.

Com a ajuda de soluções personalizadas, é possível usar diversos recursos para agilizar o atendimento e proporcionar uma experiência mais agradável. O que era tendência se torna realidade cada vez mais. Além disso, exige das clínicas, hospitais e laboratórios adaptação ao que há de novidade no mercado.

O objetivo deste post é apresentar o significado de Saúde 5.0 e como sua aplicação pode evoluir sua clínica. Continue lendo e veja as mudanças da área nesse novo cenário e como a Genesis Tecnologia pode ser uma aliada do seu negócio!

O que é Saúde 5.0?

É um conceito que amplia a visão de efetividade da tecnologia na saúde, sobre todos os processos que envolvem o atendimento médico. Isso, claro, considerando integração e conectividade como os principais pontos de evolução.

Tanto médicos quanto pacientes estão diante de variadas ferramentas e recursos facilitadores. A presença física já não é tão necessária em muitos casos, uma vez que consultas, resultados de exames e agendamentos já podem ser realizados à distância.

Graças às contribuições da tecnologia, um paciente não precisa mais se preocupar em marcar um procedimento dentro do horário comercial. Pela internet, no formato 24h por dia, 7 dias por semana, ele consegue acessar o portal médico a qualquer hora e fazer o agendamento.

Já os profissionais se valem de soluções eficientes, como a que permite que um médico possa elaborar os laudos de exames de qualquer lugar que disponha de internet. Ou seja, não é mais preciso comparecer à clínica só para emissão e confecção do documento.

Esses são apenas alguns exemplos dos impactos positivos da tecnologia na área médica, dando vazão ao conceito de Saúde 5.0. Muito mais do que uma visão de futuro inteligente e tecnológico, a nova versão da saúde traz mudanças significativas e permanentes para o setor.

Como aplicar na sua clínica médica?

Apesar de ser uma área com prioridade na humanização e cuidados com a saúde, para a clínica é um negócio que precisa de boa gestão e fluxo de processos. Portanto, é fundamental identificar o que é aplicável e faz sentido, considerando o perfil do dos pacientes.

Em uma era cada dia mais digital, a incorporação da tecnologia de ponta na saúde deve observar os serviços que facilitam, sobretudo, a vida dos pacientes. No entanto, esse progresso pode e deve se estender para a gestão, completando as estratégias de modernização.

O uso e integração de aplicações como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), big data e business intelligence dão forma às soluções úteis no dia a dia. Elas são base para os serviços prestados na clínica.

Com a IA, por exemplo, você pode criar bots para conversas via chat web, baseados nas principais interações e dúvidas dos pacientes. Já a IoT estabelece uma conectividade global entre dispositivos, o que agiliza e facilita a transmissão de dados.

As aplicações big data e business intelligence dão à gestão embasamento essencial para a tomada de decisão. Enquanto a primeira gera uma infinidade de dados aleatórios, a segunda realiza um filtro e transforma em informações consistentes para análise.

Dentre os serviços desenvolvidos com o uso de tecnologias presentes no conceito de Saúde 5.0 estão:

Para cada um desses serviços é possível acompanhar a jornada do paciente e dar maior suporte para que ele se sinta acolhido e priorizado. Uma das vantagens da Saúde 5.0 é que a tecnologia cria rastreabilidade em todos os processos, facilitando o monitoramento ao passo que minimiza os erros.

Como a Genesis Tecnologia pode ajudar a modernizar seu negócio?

A Saúde 5.0 é um conceito e depende de aplicações que, por sua vez, exigem um sistema em que possam ser desenvolvidas e colocadas em prática. É exatamente nesse contexto que a Genesis pode atuar e ajudar você a tornar sua clínica mais digital.

O Clinux, sistema de gestão de clínicas, é a solução que você precisa para descomplicar o gerenciamento do seu negócio. Criado para controle dos processos internos — atendimento, financeiro, estoque, faturamento e laudos — trata-se de uma ferramenta prática e de fácil operação.

É um software que permite integrações a partir das aplicações que citamos no tópico anterior. Com ele você pode integrar PACS e RIS, que são sistemas de armazenamento de imagens e informação radiológica, respectivamente.

Diante de um mercado tão competitivo e repleto de novidades, os avanços tecnológicos representam a oportunidade de sair à frente e ter mais vantagem. Quanto mais fácil, ágil e digital for a jornada dos pacientes e profissionais da sua clínica, maior será a percepção dos elementos que caracterizam a Saúde 5.0.

Se você gostou deste post e está à procura de um sistema eficiente para a sua clínica médica, então você deve conhecer o Clinux. Saiba como nosso sistema pode preparar seu negócio para se destacar e se transformar, utilizando o conceito de Saúde 5.0!

Você também pode gostar

Deixe um comentário