Síndrome de Burnout em médicos: como evitar esse esgotamento?

Síndrome de Burnout em médicos: como evitar esse esgotamento?

Síndrome de Burnout em médicos
6 minutos para ler

A Síndrome de Burnout em médicos é um problema comum na área da saúde. Uma rotina excessiva de atendimentos, aliada à falta de recursos para facilitar o trabalho médico, pode desencadear o chamado esgotamento profissional. 

A grande demanda de consultas, uma agenda apertada e falta de suporte adequado da gestão da unidade médica são fatores que levam os profissionais a se sentirem cansados e desmotivados a continuar o trabalho.

Neste post você vai saber o que é e quais os sintomas da Síndrome de Burnout. Portanto, acompanhe até o final e saiba como evitar esse mal, cuidando da saúde mental e bem-estar dos médicos da sua empresa!

O que é a síndrome de Burnout?

Antes de entrar na definição da síndrome precisamos dizer que não se trata de uma variação do estresse, como muitas pessoas acreditam, mas, sim, um problema que associado a ele pode causar verdadeiro caos na vida dos profissionais e grande impacto no crescimento do negócio. 

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico e emocional que acomete profissionais devido à grande sobrecarga de trabalho e ao estresse da própria atividade. Caracterizada pelo esgotamento completo seguido da falta de motivação para o trabalho. 

A pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais a situação em todos os cenários da área da saúde. Muitos meses se passaram e ainda há um grande volume de casos, o que acarreta horas prolongadas de trabalho e grande tensão. 

Os cuidados e prevenção para evitar o contágio, sobretudo da equipe treinada para salvar vidas, fazem com que os profissionais atuem de forma defensiva. Esse também é um dos fatores de desenvolvimento da Síndrome de Burnout. 

Quando existem casos de síndrome, todo o ambiente de trabalho é, de alguma forma, responsável pela exaustão e subdesempenho no trabalho. Os médicos começam a demonstrar pouco interesse pelas atividades, até impactar o nível de produtividade.

Quais são os principais sintomas dessa síndrome?

A Síndrome de Burnout em médicos não acontece da noite para o dia, sendo os sintomas, muitas vezes, só percebidos em estágio mais agravado —quando os profissionais já estão completamente apáticos. 

Alguns dos sintomas mais notáveis: 

  • cansaço físico;
  • fadiga;
  • estresse;
  • irritação;
  • insônia;
  • oscilação no humor;
  • agressividade;
  • redução do contato interpessoal;
  • baixa autoestima;
  • tensão muscular;
  • baixa da imunidade;
  • dificuldades de concentração e memorização;
  • sentimento de impotência;
  • falta de apetite. 

São sintomas que, a princípio, podem parecer inofensivos e comuns na rotina de quem trabalha muito, bastando um período de descanso. Acontece que, nem sempre é possível descansar o suficiente para recuperar a energia. 

Além de todas as manifestações emocionais, a Síndrome de Burnout pode também levar ao desenvolvimento de problemas na saúde do organismo, como gastrite, hipertensão e dores crônicas de cabeça.

Como evitar o problema para manter os médicos saudáveis e produtivos?

Apesar de um dos maiores afetados pelo acometimento da Síndrome de Burnout ser o profissional médico, para o negócio é um mal que pode trazer consequências ruins e prejuízos. 

Até se detectar o problema como algo que precisa ser tratado, todos os sintomas levam o médico a ter um comportamento diferente do normal, com colegas, gestores da clínica e, sobretudo, pacientes. 

Um mau atendimento pode afastar toda a clientela e levar direto para a concorrência. A relação entre médico x paciente precisa de segurança, confiança, compreensão e empatia. Quando um médico está com Síndrome de Burnout, enxerga pouco esses sentimentos nobres. 

É fundamental que a gestão esteja atenta aos indicativos para tomar providências antes que se tornem crônicos, afetando o desempenho geral da clínica. Para evitar o agravamento, é crucial adotar algumas práticas e aplicar no contexto pessoal e profissional para aliviar as tensões dos médicos.

Promoção de um ambiente de trabalho saudável 

Um ambiente saudável é organizado, harmonioso e empático. Essas características são essenciais para recepcionar e acolher os médicos todos os dias. São profissionais que precisam de suporte, considerando toda a responsabilidade de cuidar dos pacientes. 

Eles precisam se sentir bem e respeitados em um espaço positivo, onde a construção de bons relacionamentos seja contínua. O ambiente tóxico pode contaminar aqueles que estão motivados e, gradativamente, estimular o surgimento da Síndrome de Burnout em médicos.

Incentivo à prática de atividades físicas

Existe um velho ditado, “corpo são, mente sã”, que se encaixa perfeitamente nesse contexto, pois a queima de calorias e de energia pode ser revigorante. Portanto, quando perceber que o cansaço está mais forte que o normal, incentive a prática de alguma atividade física. 

As interferências emocionais da Burnout podem evoluir para o físico e antes que isso aconteça, os exercícios funcionam como uma válvula de escape. Enfim, o corpo costuma demonstrar o que vai na alma, logo, as tensões musculares devem ser aliviadas para transmitir otimismo aos pacientes. 

Um médico somente conseguirá transmitir mensagens de conforto e esperança a seus pacientes se sentir, ele mesmo, essa autoconfiança. A atividade física produz endorfina, o famoso hormônio do bem-estar que provoca agradável sensação de relaxamento.

Investimento em tecnologia

Você pode estar se perguntando o que a tecnologia tem a ver com um distúrbio psíquico que envolve os médicos. Se hoje, a tecnologia está além dos equipamentos para diagnósticos de imagem, contar com um software completo pode desafogar algumas tarefas e gerar informações mais confiáveis.

Dessa forma, os médicos terão mais segurança, sentindo menos pressão para desempenhar seu trabalho. Com uma gestão integrada, os processos administrativos serão mais ágeis, o que de forma indireta, mas com grande impacto, influencia, positivamente, as atividades médicas. 

Se você percebeu, a Síndrome de Burnout é um problema sério e grave, que pode ser evitado com ações preventivas. Para isso, é importante detectar a possibilidade de ocorrências e tomar providências como as dicas que trouxemos neste artigo — cuide da sua equipe para que ela cuide bem do seu negócio. 

Se este post ajudou você a abrir os olhos para possíveis baixas na produtividade dos profissionais da sua clínica e deseja ter mais ideias de como fazer uma gestão eficiente, siga a nossa empresa nas redes sociais.

Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, sempre com novidades da área médica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário