Sistema Médico: conheça 5 funcionalidades indispensáveis

Sistema Médico: conheça 5 funcionalidades indispensáveis

Sistema Médico
7 minutos para ler

A escolha de um bom sistema médico, seja para a clínica, hospital ou laboratório, pode ser o grande diferencial de um negócio na área da saúde. Com a automatização, a prestação de serviço se torna mais ágil e profissionalizada. 

Esse é um negócio que requer cuidados tanto no relacionamento com os pacientes, quanto no tratamento das informações, considerando as novas regras da LGPD. Portanto, é preciso contar com uma solução inteligente e descomplicada que dê suporte à gestão e à equipe técnica. 

O objetivo deste post é falar sobre a importância de acompanhar a evolução na área médica e como a tecnologia pode ajudar nesse sentido. Continue lendo e veja 5 funcionalidades essenciais que um sistema médico deve ter para melhorar o desempenho do seu negócio!

Por que ter um sistema médico?

Diante das facilidades oferecidas pela tecnologia e da mudança nos hábitos dos consumidores de modo geral, é difícil pensar na sobrevivência de um negócio, sem o uso de soluções personalizadas — cada vez mais, a automatização se transforma em um recurso indispensável. 

Com uma solução apropriada, a gestão consegue monitorar as atividades no dia a dia de todas as áreas. Do atendimento às consultas médicas, é possível acompanhar os resultados para intervir quando necessário ou tomar decisões com mais segurança. 

A organização otimizada dos processos é mais um motivo para investir em um sistema médico. Fora isso, o ganho de eficiência e redução dos custos se destacam entre os benefícios de ter uma ferramenta integrada para que as informações sejam centralizadas em um mesmo ambiente. 

Os dados e informações gerados por um sistema servem de base para a criação de indicadores que permitem análises aprofundadas. Os relatórios personalizados direcionam as ações estratégicas da gestão, já que trazem números confiáveis, inseridos sistematicamente. 

Por fim, para se convencer de vez da importância e necessidade de ter um sistema médico, a produtividade da equipe é um fator que se deve levar em conta. Com a substituição do trabalho manual, sobra tempo para que os colaboradores se dediquem melhor ao atendimento do paciente, o que gera satisfação e fidelização.  

Quais são as 5 funcionalidades mais importantes em um sistema médico?

Ao utilizar um sistema médico, todos os benefícios que citamos no tópico anterior estão vinculados às funcionalidades que a solução é capaz de oferecer. Sendo assim, é primordial atentar para as principais necessidades de um negócio da área da saúde, o que engloba as atividades administrativas, operacionais e técnicas. 

Selecionamos 5 dessas funcionalidades, detalhando o papel de cada uma dentro de um sistema médico! 

1. Agendamento online

O agendamento web é um recurso que permite ao paciente maior autonomia para definir a data e o horário das consultas, exames ou procedimentos. É possível, por exemplo, oferecer o agendamento multi-exame, que é quando o sistema localiza e oferece horários mais próximos e com menor tempo de permanência na unidade médica. 

Com essa funcionalidade, o paciente não precisa se deslocar ou entrar em contato por telefone. Basta acessar a área de agendamento online e selecionar o exame ou especialidade e profissional médico para os quais deseja atendimento. 

Em alguns módulos de agendamento o paciente pode, na hora da marcação, responder à anamnese, o que facilita o atendimento. Ele será, inclusive, orientado sobre preparos e localização de onde será realizado o exame ou a consulta. Portanto, fique de olho nesses diferenciais.

2. Questionário digital

Já imaginou poder preencher todas as informações dos pacientes de forma online e já deixar disponível para o médico ou profissional técnico que fará o atendimento? Com o questionário digital, a dinâmica do atendimento é mais rápida, surpreendendo os pacientes. 

Enquanto isso, na tela o médico consegue visualizar todas as informações sobre o paciente, sem perder tempo com anotações de rotina. Com isso, há mais disponibilidade para a prática de uma medicina humanizada, mais focada no paciente e menos na parte burocrática.

3. Gestão operacional

Para ser eficiente, a gestão precisa integrar toda a jornada de operações do negócio, o que, no caso da área médica, engloba agendamento, financeiro, faturamento e estoque. Embora seja um negócio de cuidados com as pessoas, é essencial que gere lucro para sobreviver. 

Com um módulo integrado, o gerenciamento das atividades será mais fácil, assim como o controle  das finanças, para evitar impactos negativos no fluxo de caixa e no orçamento — sem um bom sistema, dificilmente um gestor terá condições de acompanhar os resultados e fazer intervenções em tempo hábil. 

Vale lembrar que em toda clínica há estoque de medicamentos e materiais para realização de procedimentos, a maioria com prazo de validade. Já no financeiro, as temíveis glosas médicas podem gerar um caos financeiro, se os repasses não forem acompanhados de perto. 

O sistema médico possibilita uma gestão pautada em dados numéricos e não apenas no achismo. Com um controle mais rigoroso, é possível manter um estoque enxuto e garantir que os itens estejam disponíveis quando solicitados pelo profissional em atendimento, ao passo que evita a perda de medicamentos.

4. Portal de Laudo

Com essa funcionalidade, o médico responsável pela elaboração dos laudos pode acessar as imagens de onde estiver e emitir o documento. Isso quer dizer que o profissional não precisa estar na clínica para ter acesso às informações necessárias e liberar o relatório.

Além de agilizar os resultados, para ganhar mais eficiência é possível reduzir custos, já que não será necessário gastar com deslocamento de um ou mais profissionais responsáveis pela confecção dos laudos. 

5. Gestão à vista 

Se você deseja saber sobre a capacidade de atendimento, o histórico de pagamentos e recebimentos, a quantidade de exames e pacientes de um período ou a porcentagem do faturamento, essa é uma funcionalidade que não pode faltar no sistema da sua clínica. 

O gestão à vista é um painel com informações centralizadas sobre as atividades essenciais do negócio, que pode ser acessado de qualquer lugar. Com a geração de indicadores personalizados e emissão de relatórios em tempo real, o gerenciamento se mantém diariamente atualizado. 

Como você pôde ver, um sistema médico robusto e bem estruturado pode ser a chave de sucesso da sua gestão e do seu negócio. Algumas funcionalidades são imprescindíveis para acompanhar a performance geral e potencializar o alcance dos objetivos mais desafiadores, de médio a longo prazo. 

Gostou do post? Se você está em busca de um sistema ideal e revolucionário para a sua clínica médica, então, precisa conhecer o Clinux e suas funcionalidades. Solicite agora mesmo o contato de um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário