Sistema para clínica médica: como escolher o ideal?

Sistema para clínica médica: como escolher o ideal?

Sistema para clínica médica
7 minutos para ler

Não há dúvidas de que um sistema para clínica médica é uma solução inovadoras e revolucionárias para a área da saúde. Mas como fazer uma escolha efetiva para assegurar bons resultados?

Essa é uma dúvida recorrente para quem ainda não está familiarizado com o uso de ferramentas tecnológicas de gestão de uma unidade médica. É preciso levantar as necessidades e comparar as ofertas do mercado. 

O que observar na hora de definir um sistema para a sua clínica? Neste post vamos mostrar o que é e como funciona um sistema de gestão e quais são as áreas em que ele pode ser utilizado. Continue lendo e conheça os benefícios de automatizar os processos da sua empresa!

O que é um sistema de gestão médica?

É uma solução tecnológica capaz de absorver as demandas e processos realizados de forma manual para organizar e otimizar a rotina de maneira ágil, prática e eficiente. Com um sistema de gestão para clínica é possível digitalizar documentos importantes e ter acesso mais rápido quando necessário.

Quais são as áreas onde o sistema pode ajudar no bom gerenciamento da clínica?

Um sistema de gestão médica completo pode abranger diversas áreas e prestar um suporte operacional e gerencial a todas elas, integrando as atividades correlatas. Além de automatizar funções e eliminar o trabalho manual, a organização é outro ponto de destaque quando se implementa um sistema. 

Processos como agendamento online, prontuário eletrônico, arquivos, contas a pagar e receber e controle de glosas médicas, ficam mais fáceis de gerir e acompanhar quando centralizados em um sistema. 

O sistema de atendimento, por exemplo, descongestiona as filas de espera da central telefônica ao disponibilizar outras opções de canais para que os clientes se comuniquem com a clínica.

No chatbot, por exemplo, é possível escolher as opções de modo automático e prático, direcionando o cliente para os serviços ou informações que ele desejar, sem a necessidade de intervenção de um agente humano. 

No financeiro, os valores referentes a repasses dos planos de saúde, pagamentos de consultas ou procedimentos particulares, ficam mais fáceis de serem controlados, considerando que todas as informações estarão sistematicamente armazenadas. 

Por meio de relatórios com filtros específicos é possível acompanhar as datas de vencimento e o que está pendente de recebimento ou pagamento dentro de um período. Dessa forma, dificilmente, a clínica deixará de receber ou pagar o que é devido. 

Em uma unidade de saúde, todos os setores devem trabalhar, sincronizados, em prol dos clientes. Quanto maior a qualidade e precisão na prestação de serviços, maiores as chances de aumentar a satisfação e, consequentemente, a produtividade. 

É fundamental que um sistema seja usado para melhorar continuamente a experiência do público. Isso quer dizer que a integração precisa proporcionar ganhos acima das expectativas criadas por clientes e pacientes. 

Do agendamento à consulta médica, do pagamento à liberação do plano para determinados serviços, quanto mais agilidade e interesse em solucionar os problemas do cliente, mais segurança ele terá em ser atendido na sua clínica.

Quais os benefícios de contar com a tecnologia na gestão de uma clínica?

É difícil encontrar, na atualidade, um negócio que não seja, de alguma forma, beneficiado pela tecnologia, considerando a praticidade e controle dos processos. As pessoas estão cada vez mais antenadas e conectadas, buscando facilidades no seu dia a dia. 

Um bom sistema cria facilidades para a clínica e para os pacientes, pois o acesso às informações reduz o tempo de espera, aprimora e padroniza a execução das atividades em todos os setores.

Quando a gestão tem o cuidado de utilizar os recursos tecnológicos para promover melhorias na prestação de serviços de uma clínica médica, a imagem que se constrói sobre o negócio tem impacto positivo no mercado, alcançando um número maior de pessoas, pela referência.

Considerando que as pessoas satisfeitas tendem a recomendar um serviço ou estabelecimento, e sendo a área da saúde complexa por natureza, quanto mais modernidade for incorporada ao negócio, maiores as chances de sucesso.

O que levar em consideração na hora de escolher o sistemas para clínica médica?

Antes de contratar um sistema é essencial observar e analisar, detalhadamente, todos os critérios para ajudar na tomada de decisão. É importante ter cuidado na hora de instalar um software para absorver as demandas da clínica.

Entre os sistemas para clínicas médicas, há funcionalidades que podem, ou não, ter utilidade no seu negócio. Embora a realidade seja similar, muitos procedimentos realizados dependem das especialidades e serviços. 

Escolha uma ferramenta de fácil utilização no dia a dia, seja pelo gestor, seja pelos atendentes. Um software pode ser simplificado e abranger todas as necessidades da empresa — quanto mais prático, mais fácil será seu manuseio. 

Observe o atendimento e a capacidade da empresa fornecedora do software. Uma solução tecnológica para clínica médica deve agrupar os principais serviços para otimizar os processos. Por isso, atente para aqueles que são prioritários para fazer da sua empresa uma preferência de mercado. 

Veja alguns dos serviços que você deve avaliar nas propostas de fornecimento de um sistema para clínicas médicas!

Agendamentos

A busca por horários em diferentes agendas, de forma simultânea, pode facilitar a marcação de procedimentos distintos. Sendo assim, um sistema com esse tipo de funcionalidade vai proporcionar melhor experiência ao cliente com diversas necessidades.

Fluxo de atendimento

Imagine que não deixar o cliente esperando para ser atendido, melhora não apenas a impressão que ele tem sobre a sua clínica, como também o sentimento de acolhimento, ao perceber o interesse da clínica em solucionar seus problemas.

Integração dos processos

Ter uma estrutura sistematizada e centralizada para digitação de laudos, resultados online, com gravação e digitalização de pareceres, faz da integração uma das maiores vantagens de optar por um sistema para clínicas médicas.

Gestão financeira

A saúde financeira é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer negócio. Ter um fluxo de caixa bem controlado, possibilita acompanhar as operações financeiras e controlar o saldo de modo eficiente, o que evita transtornos ou prejuízos. 

Um sistema para clínica médica vai além de ser somente uma soluções tecnológicas, ele é uma verdadeiras estratégia de negócio. Além dos resultados mais precisos, a implementação oferece aos clientes e pacientes mais segurança e confiança em todas as etapas do atendimento.

Se você gostou deste post e está em busca de uma solução inteligente e prática para a sua clínica médica, conheça o Clinux — a ferramenta de gestão de clínicas mais avançada do mercado desenvolvida para integrar interfaces e customizar ambientes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário