Tecnologia em clínica médica: entenda quais e como usar a seu favor

Tecnologia em clínica médica: entenda quais e como usar a seu favor

Tecnologia em clínica médica
6 minutos para ler

Para que o uso da tecnologia em clínica médica agregue valor ao negócio, é preciso conhecer as soluções disponíveis no mercado. É importante ter recursos e funcionalidades que facilitem o dia a dia tanto dos médicos quanto dos atendentes.

Em um mundo cada vez mais digital, é preciso modernizar os serviços se não quiser perder pacientes para a concorrência. A experiência do paciente, desde o agendamento até a consulta e exames, pode ser responsável por sua fidelidade.

O objetivo deste post é mostrar a importância da tecnologia dentro de uma clínica médica e como otimiza processos e rotina. Continue lendo e veja algumas soluções que podem trazer melhorias para a sua clínica!

Por que a tecnologia em clínica médica é tão importante?

Em todos os lugares do mundo, a tecnologia se faz presente, seja como ferramenta corporativa, seja como instrumento de interação pessoal. Entre sistemas e aplicativos, os recursos tecnológicos trazem facilidades, além da economia de tempo e dinheiro.

Por mais que a boa e velha central telefônica seja ainda amplamente usada, há quem prefira se comunicar no ambiente online. O chatbot, o WhatsApp e o Telegram são prova de que é possível incorporar novas tecnologias para atender a variados perfis de público.

Após algum tempo utilizando a tecnologia a favor dos procedimentos, exames e cirurgias médicas, ela agora pode ajudar em outras áreas. O atendimento, por exemplo, é um cartão de visita e fator determinante para que um paciente escolha ser atendido em uma clínica.

Embora as especialidades médicas sejam, no início, o motivo de agendamento e consulta, com o tempo, a qualidade do atendimento será avaliada. Sem um bom serviço de suporte, o paciente pode buscar alternativas no mercado.

O avanço tecnológico estimula mudanças a partir das necessidades dos pacientes, enquanto clientes atentos e exigentes. É preciso aprimorar os recursos, inovando com soluções práticas, que sejam capazes de causar um impacto positivo na visão dos pacientes.

Quais são as melhores soluções da atualidade?

Para acertar na escolha da tecnologia em clínica médica, é preciso pensar nos benefícios que ela pode trazer para os envolvidos. De um lado, os pacientes que estão em busca de soluções para os problemas, de outro, a clínica que precisa oferecer qualidade nos serviços.

As principais tecnologias utilizadas em uma clínica estão relacionadas a processos. Isso considerando a complexidade de lidar com os dados, diagnósticos e particularidades de cada paciente.

Dentre as soluções mais modernas, trouxemos algumas que são destaque e que você pode considerar para a sua clínica médica!

Agendamento e confirmação de consulta

Um sistema de agendamento online, disponível 24h nos 7 dias da semana, confere aos pacientes mais autonomia e praticidade. Afinal, eles têm a liberdade de escolher o melhor dia e horário para comparecer à clínica.

Com isso, o paciente não depende do atendimento telefônico ou de um atendente para informar a disponibilidade para marcação. As confirmações de consulta podem ocorrer via WhatsApp ou SMS, por exemplo, em tempo hábil para preenchimento de um horário em caso de desistência.

Retirada de exame

Se antes um paciente se deslocava até a clínica para buscar resultados de exames, agora, existe a possibilidade de visualização online. De casa ou de qualquer lugar com internet, depois de efetuado um cadastro, o paciente tem acesso a imagens e laudos.

Para a clínica, o portal de laudos otimiza tempo, reduz os gastos com papel e impressão, além de auxiliar o médico na hora da consulta. Por ele, o profissional consegue visualizar todo o histórico do paciente, fechar um diagnóstico e encontrar o tratamento mais adequado.

Gestão completa da clínica

Para que uma clínica médica funcione corretamente é fundamental ter um bom gerenciamento do negócio. Logo, um software de gestão completo potencializa a eficiência dos serviços e do fluxo de atividades das áreas.

Com um sistema especializado e integrado, o gestor consegue acompanhar a rotina completa, sem precisar coletar informações em cada setor. Os dados são primordiais para análise do desempenho, colaborando para as intervenções pontuais e tomada de decisão.

Um bom sistema pode fornecer dados sobre:

Emissão de laudos

Um dos principais ganhos da área médica é a possibilidade de elaboração dos laudos de exames, por meio de soluções como PACS e RIS. Com isso, o médico responsável não precisa estar na clínica para laudar — de qualquer lugar com internet ele pode acessar as imagens e emitir o laudo.

Desde que seja um profissional credenciado, com cadastro e autorização para visualizar os resultados, todo o processo pode ser realizado online. Se um profissional atua em outras unidades ou estiver em viagem, não será impeditivo para que o laudo esteja pronto dentro do prazo.

Consultas online

A telemedicina é mais um avanço da tecnologia e tem sido cada vez mais utilizada, especialmente, para consultas básicas. Sem sair de casa, o paciente tem todo o apoio que precisa de um especialista.

Com a consulta agendada e por meio da tela de um computador, na hora marcada o médico estará a postos para ouvir o paciente e orientar sobre os cuidados. Essa é uma solução revolucionária e moderna, oferecendo conforto aos pacientes que não precisam amargar um tempo na sala de espera.

O compromisso com a qualidade do atendimento é a verdadeira essência e razão de existir de um negócio voltado para a saúde. Isso vale para atividades administrativas, especialidades médicas ou exames de diagnósticos. 

A tecnologia em clínica médica oferece aos pacientes uma experiência digital focada na resolução de problemas. A implementação de soluções estratégicas e diferenciadas faz surgir uma nova imagem da clínica no mercado e, consequentemente, vantagem competitiva.

Gostou deste post e deseja tornar sua clínica mais tecnológica? Então, entre agora mesmo no site da Genesis para conhecer nossas soluções e saber como podemos ajudar nesse desafio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário