3 tendências para clínicas médicas que você precisa ficar por dentro

3 tendências para clínicas médicas que você precisa ficar por dentro

tendências para clínicas médicas
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Na área da saúde é fundamental ficar de olho no mercado e se inteirar das tendências para clínicas médicas. Essa é a melhor forma de estar à frente e oferecer diferenciais para se destacar e fidelizar os pacientes

A forte influência da transformação digital aliada à mudança no comportamento do consumidor, são um alerta sobre a necessidade de promover melhorias nos serviços — a satisfação está ligada a quanto o paciente se sente importante para o negócio. 

O objetivo deste post é falar sobre a importância de ficar atento ao que há de novo para a promoção da excelência na área da saúde. Continue lendo e veja 3 tendências para clínicas médicas que podem aprimorar o atendimento e fortalecer o relacionamento com seus pacientes!

A importância de observar tendências

Toda novidade, que seja benéfica e significativa para o paciente, deve ser avaliada e considerada em uma clínica médica. Sejam detalhes ou grandes mudanças, o fato é que as melhorias agregam valor e ajudam a abrir vantagem competitiva. 

Já se passou o tempo em que a preferência do público de uma clínica era motivada apenas pelo atendimento na hora da consulta ou exame. Todos os serviços, do primeiro contato aos resultados, devem oferecer uma experiência diferenciada para reter o máximo possível de pacientes. 

Sendo assim, mesmo que na sua clínica a fidelização dos pacientes esteja em alta, não perca de vista as práticas importantes e inovadoras do mercado. Certamente, seus concorrentes estão empenhados em atrair mais e mais pessoas, inclusive, o seu público.

3 importantes tendências para implementar na clínica médica

Segundo o dicionário livre, tendência é tudo aquilo que leva alguém ou uma empresa a seguir um determinado caminho ou agir de certa forma. Esse é o princípio básico para ofertar algo novo, diferenciado, que seja capaz de despertar o interesse e a predileção dos pacientes de uma clínica. 

Veja 3 das principais tendências para clínicas médicas que podem revolucionar o seu negócio e transformar, para melhor, a relação com seus pacientes!

1. Foco no paciente

Para todo paciente existe uma jornada que, quando otimizada, causa um nível maior de satisfação e é nesse aspecto que a clínica deve focar seus esforços. Essa é uma das tendências mais valiosas, considerando que as pessoas estão exigentes, desejando mais soluções, em vez de problemas. 

Na área da saúde é comum que os processos sejam mais lentos, que a fila de espera seja longa e os serviços dificultados pela burocracia. Nesse contexto, oferecer facilidade e agilidade ao paciente faz toda a diferença. 

Isso quer dizer que um bom atendimento deve se pautar tanto na competência dos especialistas quanto na eficiência da equipe de suporte. De nada adianta confiar no médico, se o agendamento for falho ou os resultados não forem disponibilizados a tempo de uma consulta. 

Da mesma forma que um atendente cordial e atento às particularidades de um paciente não fidelizará o seu público se a equipe médica não demonstrar empatia e o quanto os pacientes são importantes. 

Todos os passos dos pacientes devem ser monitorados e acompanhados, o que faz da sua jornada uma experiência única, enriquecida pela valorização e cuidado com o atendimento. Ao sentir essa personalização, dificilmente seus pacientes buscarão a concorrência.

2- Investimento em tecnologias

A tecnologia é cada vez mais primordial para as clínicas por garantir otimização para os processos e agilidade na prestação de serviços. A transformação digital mudou a forma de relacionamento entre clientes e empresas, o que afetou também a área da saúde. 

Muitas soluções tecnológicas permitem que as atividades manuais sejam absorvidas pela automatização, facilitando o trabalho das equipes. Além do aspecto motivacional, ao melhorar a sobrecarga, os erros tendem a diminuir com a execução automática dos procedimentos. 

Na área de atendimento, o agendamento, o prontuário eletrônico e a autorização automática de convênio já são uma realidade. A integração e fluidez na comunicação entre os setores é um dos fatores que mostram o quanto a tecnologia é bem-vinda em uma clínica médica.

Já na área técnica, a telemedicina é uma das novidades de grande impacto, pois permite que os médicos realizem consultas mesmo de longe. A confecção de laudos à distância é também uma tendência para não perder de vista, pois o médico pode laudar sem precisar comparecer à clínica. 

Tudo isso, além da agilidade e praticidade, pode reduzir, consideravelmente, os custos, uma vez que muitas despesas deixam de compor o caixa, depois de automatizadas e virtualizadas as atividades de rotina.

Para a gestão, há um ganho no melhor acompanhamento e controle dos processos. Um sistema especializado, com aplicações integradas, possibilita que os dados e informações sejam centralizados, fornecendo relatórios dinâmicos e completos para análise.

3. Preparação para a LGPD

A LGPD — Lei Geral de Proteção dos Dados — foi instaurada para assegurar que os dados dos pacientes sejam utilizados com responsabilidade e para fins específicos. A partir de setembro de 2020 foi determinado que nenhum estabelecimento poderá coletar, utilizar ou armazenar os dados sem o consentimento do usuário. 

Por isso, quanto mais rápido você preparar e adequar sua clínica sobre a gestão baseada nos chamados dados sensíveis, menor será o risco de penalização e multa. Quem descumprir as regras estará sujeito a sanções como multa de até 2% do faturamento e/ou ações judiciais. 

Para se preparar é preciso rever os processos em que a utilização dos dados é indispensável e como será obtida a autorização do paciente. Será necessário deixar claro sobre a finalidade de uso de um determinado dado. 

Apesar de ser considerada uma tendência, seu aspecto obrigatório institui maior urgência na adequação para evitar atrasos e transtornos. A boa notícia é que, embora já esteja em vigor, as penalidades só poderão ser aplicadas a partir de agosto de 2021. 

Esse prazo é essencial para que as clínicas médicas se organizem e sejam capazes de cumprir o previsto na lei. Além disso, conscientizar e treinar todos os envolvidos no atendimento a pacientes e que, em algum momento, tenham que lidar com os dados, é crucial. 

A implantação de um software de gestão para clínica pode ajudar com a automatização e controle dos cadastros e autorizações diversas dos pacientes. Pela plataforma será mais fácil gerenciar o uso de dados, seja para cumprir os requisitos legais, atender à solicitação dos pacientes ou monitorar o trabalho das equipes. 

Como você pode ver, as tendências para clínicas médicas são relevantes e potencializadoras de melhorias expressivas em toda a jornada de atendimento dos pacientes — estar um passo à frente é uma forma inteligente de surpreender os pacientes para fortalecer os laços e a fidelização. 

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog e entender melhor o funcionamento de um sistema para clínica médica e como escolher o ideal para a sua unidade de saúde?

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