5 vantagens do Google Meu Negócio para a sua clínica

5 vantagens do Google Meu Negócio para a sua clínica

Google Meu Negócio para clínica
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Que o Google é uma potência de grande alcance mundial, já sabemos. Por isso, o maior buscador da internet se tornou um parceiro imprescindível para as empresas que desejam destacar seu negócio e ter vantagem competitiva.

Para melhorar e ampliar a visibilidade online, a gigante criou o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que pode ser a estratégia que você precisa para alavancar sua marca — uma ação de marketing digital simples, mas poderosa.

Mas afinal, o que é e como funciona o Google Meu Negócio? Neste post, você vai entender a importância da exposição online, além de 5 vantagens de ter sua empresa divulgada para pesquisa no buscador, como também no Google Maps!

O que é e como funciona o Google Meu Negócio?

Se você tem um pequeno ou médio negócio e deseja que as pessoas saibam da sua existência ou como chegar até você, o Google Meu Negócio é a ferramenta ideal. Ao se cadastrar, você não só garante a presença digital, como aumenta as chances de conversão.

Considerando que os consumidores, quando fazem buscas estão à procura de produtos ou serviços, seu negócio pode ter bons resultados por meio da solução. Trata-se de um serviço gratuito disponibilizado pelo Google para que as empresas exponham seus negócios.

Mas como funciona? O Google Meu Negócio permite que um negócio seja encontrado por diversos modos de pesquisa. Com isso, seja através do buscador ou do Google Maps, é possível fazer buscas pelo nome, produtos e serviços ou até localização geográfica.

Para que isso aconteça, é preciso se cadastrar gratuitamente, inserindo as informações mais importantes, como:

  • Nome comercial da empresa
  • Endereço do negócio
  • Formas de pagamento
  • Horário de funcionamento
  • Número de telefone
  • Outras informações sobre o negócio

Por que a ferramenta é importante para as estratégias de marketing e vendas?

Quem aparece bem-posicionado nas buscas pela internet tem mais chances de atrair a atenção de consumidores e potenciais clientes. É por esse motivo que o Google Meu Negócio não pode faltar nas estratégias de vendas da sua empresa.

O comportamento do consumidor mudou e cada vez mais suas interações são digitais, devido à facilidade de interagir no ambiente online. Ele pode buscar informações ou tomar uma decisão de compra, ou contratação de serviço, se tiver embasamento suficiente.

Dessa forma, se um potencial cliente estiver em busca dos produtos ou serviços que sua empresa comercializa, as chances de ele entrar em contato ou se dirigir ao endereço informado são maiores.

Além do benefício de gratuidade, ter a marca vinculada a uma das maiores empresas do planeta, e usar essa parceria para aumentar a presença online e direcionar para o negócio físico, é um ganho se tratando do planejamento estratégico de expansão e vendas.  

Vale dizer que, para ser uma das empresas de maior destaque nas pesquisas, é primordial que todos os campos e formulários sejam preenchidos. Quanto mais informações sobre a sua empresa, maior a relevância e oportunidade de negócio.

Existem algumas maneiras de a sua clínica aparecer nos resultados de pesquisa, e um cadastro bem realizado no Google Meu Negócio será crucial para garantir o êxito na busca. Assim, seu negócio pode ser encontrado da seguinte forma:

  • por tipo de empresa — dependendo da localização, se um consumidor busca por exemplo, “consultório ou clínica médica!, seu negócio aparecerá como sugestão;
  • pelo nome do empreendimento — se o consumidor tiver em mãos o nome e detalhes da sua empresa, será direcionado ao campo onde está o cadastro da sua empresa;
  • pela localização — no Google Maps existe uma função de busca por estabelecimentos, o que facilita sua empresa ser encontrada.

O que o Google Negócio pode oferecer de positivo para as clínicas?

Assim que sua ficha cadastral é preenchida no Google Meu Negócio, ela ficará armazenada em um diretório de empresas. Quando uma pesquisa é realizada no buscador ou no Google Maps, há um cruzamento de respostas que levará ao seu negócio.

Esse destaque, que você não alcançaria com um anúncio pago no próprio Google, traz benefícios para o negócio. Veja o que seu negócio tem a ganhar com essa iniciativa!

1. Exposição gratuita em áreas importantes do Google

Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é que você tem a oportunidade de divulgar sua marca e fazer com que ela apareça em um dos buscadores mais populares, por um custo zero.

Do orçamento disponível para as ações de marketing digital, você economiza boas cifras ao utilizar a ferramenta. Você só precisa garantir o atendimento físico, condição para fazer parte do Google Meu Negócio, sem, inclusive, a obrigatoriedade de ter um site, por exemplo.

Você precisa atentar para as informações constantes no cadastro para, assim, otimizar o perfil e aumentar as chances de aparecer logo na primeira página. Essa exposição pode render bons contatos e possibilidade de conversão de clientes.

2. Geração de tráfego físico

O propósito do Google Meu Negócio é divulgar sua empresa e estimular os clientes a irem até sua unidade física. Apesar de ser uma ferramenta digital, a presença online é um artifício para que sua empresa seja encontrada e gere um número elevado de visitas.

Imagine um negócio na área da saúde para um consumidor em busca de especialidades médicas. Ao encontrar sua clínica próxima ao endereço onde ele se encontra, e saber que há disponibilidade de horário, é bem provável que ele entrará em contato para agendar uma consulta.

3. Mais interação e relacionamento com seus clientes

A ferramenta disponibiliza recursos para interação entre empresas e público de modo geral. Assim, para os consumidores e clientes que seguem o perfil da sua empresa no aplicativo do Google Meu Negócio, todas as postagens — atualizações, fotos, ofertas — serão visualizadas.

4. Geração de oportunidades e atração do público

As estratégias de marketing são um conjunto de ações que podem demorar tempos diferentes para a conversão de clientes. O propósito essencial deve ser de gerar oportunidades e atrair o público-alvo e, para isso, o Google Meu Negócio é um mecanismo excelente.

Além da grande exposição e visibilidade que a ferramenta oferece, como é voltada para negócios físicos, há probabilidades reais de fazer com que o público se interesse pelas informações cadastradas, sobretudo de produtos e serviços, e vá direto dar continuidade em sua jornada de compra.

5. Acompanhamento e controle da reputação

Dentro da ferramenta, há possibilidade de os consumidores e clientes darem notas e fazer comentários — positivos ou negativos. Essa é uma maneira eficiente de acompanhar a  reputação da sua empresa, ou seja, quantificar a satisfação ou descontentamento do público.

Assim, você pode interagir respondendo aos comentários, colocando-se à disposição para solucionar o problema e criar estratégias para melhorar a performance, que pode estar relacionada ao atendimento ou à qualidade dos produtos e serviços.

Como você pôde ver, o Google Meu Negócio é uma ferramenta simples, mas altamente eficiente no objetivo de aumentar a exposição de uma marca, enquanto nutre o público com informações importantes, levando a uma interação rápida e bem direcionada — uma facilidade, gratuita e estratégica, que você não pode deixar de ter na sua empresa.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita no nosso blog e saber o que pode ou não pode ser usado nas estratégias de marketing digital para clínicas médicas?

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