Análise SWOT para clínica: você sabe como aplicar?

Análise SWOT para clínica: você sabe como aplicar?

Análise SWOT para clínica
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Empresas e negócios de diversos segmentos se esforçam para vencer a competitividade e sobressair no mercado. Na área da saúde, cada vez mais os pacientes têm a oportunidade de fazer escolhas. Por isso, a análise SWOT para clínica é tão importante.

Conhecer o que está dando certo e o que pode ser melhorado ajuda na construção de um planejamento estratégico mais alinhado. É preciso avaliar o cenário atual para se antecipar nas ações e tomar decisões mais seguras sobre o futuro.

Você se interessou em saber sobre essa metodologia, como funciona e seus benefícios? Continue lendo para entender a análise SWOT, desenvolver e colocar em prática na sua clínica!

O que é análise SWOT?

É uma ferramenta de gestão que auxilia na análise dos diversos e possíveis cenários de uma empresa, a fim de identificar aspectos positivos e negativos. A sigla tem um significado, exemplificado por palavras em inglês que, traduzidas para o português, norteiam as estratégias gerenciais.

As siglas de SWOT significam:

  • strengths – forças;
  • weaknesses – fraquezas;
  • opportunities – oportunidades;
  • threats – ameaças.

Também chamada de matriz SWOT, sua função é promover a análise dos ambientes interno e externo, traçando a conexão e o impacto que um exerce sobre o outro. Com o resultado, o gestor consegue enxergar o negócio na totalidade, após avaliar os pontos fortes e fracos.

A análise SWOT serve para levantar questões e elaborar um diagnóstico com visão ampla e estratégica. A partir daí, as decisões serão tomadas sobre o melhor caminho a seguir para tornar a empresa mais competitiva e estável.

O objetivo da ferramenta é fazer um levantamento completo sobre as vulnerabilidades e potencialidades do negócio. Embora não resolva os problemas encontrados ou apresente soluções concretas, subsidia o gestor de informações importantes.

Quais as vantagens de usar a matriz em uma clínica médica?

A análise SWOT utiliza métodos simples, mas eficazes, sendo fácil de aplicar em qualquer fase e tipo de empresa. Se tratando da clínica, o processo é descomplicado e permite ao gestor um envolvimento mais profundo com as atividades, tanto do time administrativo quanto do técnico-clínico.

São muitos os benefícios dessa ferramenta:

  • maior segurança para tomar decisões;
  • baixo ou nenhum custo na aplicação;
  • maior relevância da análise nos pontos positivo e negativos, fortes e fracos;
  • melhor entendimento do negócio;
  • resolução ponto a ponto dos resultados da análise;
  • melhoria do relacionamento com o público interno e externo;
  • estimula a investigação dos pontos críticos antes da tomada de decisão;
  • responde a diversos tipos de perguntas sobre o negócio;
  • fornece elevado volume de informações.

Como aplicar a análise SWOT para clínica de forma eficiente?

Sendo a SWOT uma das bases do planejamento estratégico, é importante estruturar seu desenvolvimento conforme as etapas da sigla. No Brasil, a SWOT é popularmente conhecida como FOFA, devido às iniciais traduzidas.

O primeiro passo é compreender que uma clínica médica, embora pertença ao setor da saúde com a missão de cuidar do bem-estar das pessoas, é, antes de tudo, uma empresa.

Como em todo negócio, é preciso se preocupar com as áreas que permitem seu funcionamento – financeiro, atendimento, gestão de pessoas, compras e estoque, marketing. Dessa forma, é necessário lançar um olhar crítico sobre o andamento dos processos e das atividades executadas.

Assim, podemos dividir a SWOT conforme seus elementos e adequar a análise à realidade da sua clínica. Veja!

Forças – Strengths

As forças são representadas pelos pontos positivos e de sucesso da clínica, considerando seus fatores internos. Por exemplo, uma estrutura adequada, a sintonia no trabalho das equipes técnicas e administrativas e a saúde financeira.

É comum que as fortalezas estejam vinculadas aos objetivos do negócio e estimulem continuamente a melhoria. Com isso, os esforços são maiores para que os processos se mantenham otimizados e as atividades alinhadas no dia a dia.

Fraquezas – Weaknesses

Quais são as falhas e ocorrências prejudiciais ao negócio? Os pontos fracos comprometem a eficiência e podem impactar as fortalezas. A SWOT permite identificar o que não está ideal e impedindo o crescimento da clínica.

Nesse contexto, estão: a reclamação dos pacientes, o atendimento ineficiente, os custos elevados, a falta de material para realização de procedimentos, as glosas médicas e possíveis erros de estratégias ou investimentos.

Oportunidades – Opportunities

Saindo do ambiente interno, a análise vai para o mercado e os fatores que influenciam, de modo positivo, o desenvolvimento da clínica. As oportunidades podem surgir de diversos meios, porém, nem sempre estão claras. Por isso, a importância de fazer a análise.

Não é possível determinar o que, de fato, pode ser interessante para a empresa, mas aplicar a SWOT traz maior dimensão das possibilidades. Alinhando com os pontos fortes e fracos, tudo o que puder melhorar a produtividade, aumentar a eficiência da clínica e ampliar a margem de faturamento deve ser considerado.

É importante, nesse momento, incluir aspectos como inovação tecnológica, novas especialidades, perfil do público e comportamento da economia. Tudo o que puder acrescentar e melhorar a experiência do paciente pode ser cogitado como oportunidade de melhoria.

Ameaças – Threats

Se por um lado o ambiente externo oferece oportunidades, por outro, vem acompanhado de ameaças e não só devido à concorrência. As ameaças podem apenas ser um prenúncio de problemas ou colocar a clínica efetivamente em perigo.

A baixa qualidade dos materiais, o aumento do preço dos insumos clínicos, a crise econômica e preços mais acessíveis da concorrência são alguns dos possíveis empecilhos enfrentados por uma clínica médica.

Como entender os resultados da análise?

Depois de levantados os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças é preciso digerir todas as informações e saber o que fazer com cada uma delas. Os resultados da análise por si só não revelam o que é preciso fazer, ou seja, é necessário interpretar de maneira personalizada.

Isso quer dizer que nem tudo servirá para o momento atual da clínica, sendo crucial filtrar as informações antes de tomar qualquer decisão. O cruzamento das etapas SWOT permite chegar a um consenso sobre o que merece mais atenção, já que a clínica pode estar mais ou menos posicionada no mercado.

Se as estratégias focam nas fortalezas, as oportunidades são mais relevantes e as ameaças devem ser eliminadas. No entanto, descobrir problemas internos exige, primeiro, corrigir os erros e fortalecer os processos e times internos. Somente depois deve-se dar passos mais ousados.

O reconhecimento das falhas e dos pontos fracos é essencial, ainda que sejam de responsabilidade da gestão. Para se desenvolver forte, crescer e se consolidar no mercado, a clínica deve passar por esse check-up organizacional.

Todos os setores, colaboradores e prestadores de serviços devem ser envolvidos e convidados a contribuir com o levantamento. A participação de todos aumenta o nível de engajamento e motivação, ao passo que gera a sensação de importância e pertencimento.

Quando desenvolvida adequadamente, a análise SWOT se transforma em uma poderosa ferramenta de gestão. A capacidade de apontar o que é fortaleza e o que é fraqueza abre possibilidades reais de aproveitar as oportunidades e barrar as ameaças para tornar a clínica uma referência na área da saúde.

Gostou do post? Então, aproveite para conferir mais um artigo. Que tal saber como realizar a gestão de risco na sua clínica para evitar contratempos e a insatisfação dos pacientes?

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