Descubra como o agendamento online pode transformar sua clínica

Descubra como o agendamento online pode transformar sua clínica

Agendamento online
6 minutos para ler

Há tempos, a tecnologia segue interferindo de forma positiva nos processos das empresas de todos os segmentos. Na área médica, serviços de filas inteligentes, prontuários eletrônicos e agendamento online são cada vez mais utilizados.

Esse último é uma solução que pode revolucionar o modo de atendimento aos pacientes da sua clínica, aumentar a visibilidade no mercado e as oportunidades de negócio. Diferenciais como agilidade e autonomia são alguns benefícios de implementação do serviço.

Continue a leitura e entenda o que é e quais são as vantagens de adotar o agendamento online na rotina da sua clínica!

O que é o agendamento online?

Também chamado de agendamento web, ele é uma solução que permite o paciente selecionar o exame que precisa realizar ou o médico com o qual deseja se consultar, através de um painel super dinâmico e simples disponível em um ambiente online.

Até mesmo a anamnese é possível preencher no momento da marcação, pois o sistema pode mostrar o preparo do local onde será realizado a consulta ou exame. Os pacientes podem agendar seus procedimentos de qualquer dispositivo que disponha de internet, mesmo fora do horário de atendimento da clínica.

Por que adotar esse sistema de marcação na sua clínica?

Quando o paciente realizar o acesso e escolher uma consulta ou exame pelo agendamento online, o sistema realizará a sincronização com a disponibilidade de horários da clínica e dos profissionais solicitados, sem a necessidade de ligação ou contato com um atendente.

O sistema eletrônico realiza a marcação de maneira ágil, prática e direcionada para a necessidade do paciente, sem o risco de erro de marcação ou procedimento.

Com maior autonomia, o paciente pode marcar, alterar ou cancelar um agendamento efetuado por ele mesmo. 

A solução permite que o paciente agende de forma totalmente segura, como se estivesse falando com um atendente, o que proporciona maior independência, assim como otimiza os processos e auxilia a gestão da clínica.

Quais são as vantagens do agendamento online?

Como esse é um tipo de serviço que impacta diretamente na satisfação do cliente, há muitas vantagens em adotar o agendamento online em uma clínica. Conheça alguns benefícios!

Simplificação do processo de agendamento

No agendamento online, o paciente é o responsável pela marcação dos horários de consultas, exames ou qualquer outro procedimento. O contato direto e rápido é uma maneira simples de processar as informações e deixar o cliente satisfeito.

No agendamento online, o paciente fará a marcação diretamente no site da clínica sem complicação ou demora. Para quem tem uma rotina apertada e pouco tempo para se dedicar a esse tipo de tarefa em horário comercial, por exemplo, a virtualidade proporciona grande conforto.

Maior produtividade da equipe clínica

Ao otimizar a comunicação e o relacionamento entre os pacientes e a clínica, a tendência é aumentar o número de agendamentos e, na sequência, a produtividade da equipe médica

É provável que o número de cancelamentos seja menor, quando o próprio paciente agenda seu horário e tem a certeza da sua disponibilidade. Além disso, a tranquilidade de agendar o horário que ele deseja é outro fator que pode impactar, positivamente, na produtividade.

Até mesmo os atendentes e equipes administrativas se sentirão mais produtivos, pois não precisarão fazer anotações manuais ou ligar para confirmar todos os agendamentos. O tempo que seria gasto com essas atividades será mais bem aplicado no contato presencial com os pacientes.

Redução dos custos

Com a solução de agendamento online integrada às áreas de atendimento e aos sistemas médicos, a clínica terá redução expressiva nos custos com ligações telefônicas e até mesmo mão de obra para realizar os agendamentos.

A mesma conexão de internet que é utilizada nos demais departamentos da clínica será também disponibilizada no agendamento online. Invista em uma conexão de qualidade para assegurar uma boa experiência de acesso a todos os pacientes e consumidores da sua clínica.

Aumento da lucratividade

O agendamento online é inteligente e prático! É desenvolvido para que o paciente não tenha que esperar na fila para ser atendido ou correr o risco de uma marcação errada. A liberdade para controlar sua própria agenda pode ser um aspecto natural de fidelização.

Com o recurso voltado para atender completamente as necessidades do paciente e dar a ele maior facilidade de gerenciamento e adequação da rotina, é possível que ele se torne um promotor natural dessa experiência agradável e indique a parentes e amigos, aumentando as oportunidades de lucro.

Satisfação do paciente

O cliente deve ocupar o lugar central de um negócio. No caso de uma clínica médica, onde os serviços e procedimentos costumam ser mais complexos, a satisfação do paciente está em primeiro lugar.

A liberdade que o paciente tem com o agendamento online é uma garantia de satisfação com o serviço prestado. Com ele se tem o direito de escolher a data, o horário, o médico e os procedimentos de acordo com a sua disponibilidade.

Conclusão

Na Genesis Tecnologia, o agendamento online é uma solução que compõe o Clinux — um software de gestão de clínicas avançado —, com integração de interfaces e customização de ambientes. Com funções de Business Intelligence, assim que um agendamento é efetivado, todos os envolvidos serão notificados.

Dessa forma, não há o risco de duplo agendamento, indisponibilidade de um médico ou de execução e um procedimento. O sistema foi desenvolvido para conectar os principais departamentos de uma clínica e facilitar os serviços no dia a dia.

Para a gestão, o serviço vinculado ao sistema é uma forma mais dinâmica de acompanhar o desempenho da clínica, considerando os agendados, cancelados, confirmados, para tomar decisões e definir ações estratégicas de atração e retenção de clientes.

Para o público, o agendamento online significa personalização e cuidado, sobretudo, para os pais que agendam para os filhos, os responsáveis que agendam para pacientes idosos, ou seja, pessoas com rotina agitada e que talvez só tenham tempo para entrar em contato com a clínica quando ela já estiver fechada. 

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