Instagram para médicos e clínicas: como ter sucesso?

Instagram para médicos e clínicas: como ter sucesso?

Instagram para médicos
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Faz tempo que as redes sociais são usadas comercialmente e apresentam bons resultados. O Instagram para médicos e clínicas tem se mostrado eficiente na divulgação de serviços e especialidades, entretanto, é preciso saber usar corretamente.

É fundamental estar presente em uma rede como o Instagram, considerando o volume de pessoas conectadas e que buscam informações a todo o momento. No entanto, o marketing médico deve obedecer às regras do CFM — Conselho Federal de Medicina.

Falaremos sobre isso neste post! Como obter bons resultados no Instagram com as ações de marketing na área médica? Continue lendo e veja dicas de utilização dessa rede para estimular a atração e garantir a fidelização dos potenciais pacientes!

Qual a importância de usar o Instagram para médicos?

Só no Brasil o Instagram detém a marca de 95 milhões de usuários ativos, surgindo na quarta posição, atrás de redes como Facebook, WhatsApp e YouTube. Criada em 2010, a rede se popularizou por seu dinamismo e fácil interação com o público.

Em 2012 foi comprada pelo Facebook e passou a integrar as publicações entre as redes, o que aumentou a possibilidade de alcance e audiência. Diversas empresas, dos mais variados segmentos, se beneficiam dos recursos do Instagram para divulgar seus produtos e serviços.

Como se trata de uma rede gratuita e fácil de usar, as estratégias de marketing médico no Instagram podem render bons resultados a um custo baixo. Entre curtidas, comentários, repostagens e marcações, é possível dimensionar como o público enxerga a marca e promover ações mais bem direcionadas.

O CFM — Conselho Federal de Medicina — estabelece algumas regras para o marketing da área médica nas redes sociais. Por isso, é essencial ter cuidado com as restrições para evitar penalizações e impacto negativo na imagem profissional ou da clínica.

Veja o que é proibido tornar público, conforme as normas do CFM:

  • anunciar novos equipamentos e técnicas para valorizar o seu consultório;
  • divulgar técnicas exclusivas;
  • expor pacientes, ainda que autorizado por eles;
  • informar valores de consultas e tratamentos médicos;
  • oferecer atendimento à distância, em substituição à consulta presencial.

Outro aspecto importante é que os conteúdos gerados devem oferecer relevância e autoridade, considerando que as pessoas tendem a seguir as orientações de especialistas, principalmente quando envolvem os cuidados com o corpo e com a saúde.

A responsabilidade sobre as postagens e afirmações é grande, logo, se você deseja chamar a atenção do público e estimular o interesse de marcação de uma consulta, os conteúdos precisam mostrar que você é o médico certo e que sua clínica é o lugar ideal para cuidar da saúde.

Quais são as principais dicas de uso do Instagram para médicos e clínicas?

Como em todo negócio, o marketing exige planejamento e mensuração de resultados. O Instagram para médicos não é diferente, sobretudo, por envolver uma área de disputas acirradas, habilidades e competências nas especialidades.

Se você deseja se destacar, mais do que fazer publicações, é preciso escolher bem a forma de divulgar sua clínica e especialidades no Instagram. A imagem divulgada na rede é o que ficará na mente do público, e será por meio dela que você poderá alcançar o êxito que espera.

Trouxemos algumas dicas de uso do Instagram para médicos e esperamos que sirvam de base para a construção das suas ideias!

Traçar objetivos concretos

O primeiro passo é definir o que você espera conquistar com o uso do Instagram para médicos. Onde você deseja chegar com o seu negócio e quais os resultados deseja alcançar em médio e longo prazo.

No caso de utilização da rede para fins profissionais é essencial manter a regularidade, pois as pessoas esperam ver novidades, tendências e inovações da área médica e, quando buscam um perfil, imaginam que vão encontrar informações consistentes.

Não se esqueça que as interações são virtuais e que o público “comprará” o que você vender nos seus conteúdos. Por isso, procure traçar objetivos que sejam alinhados às estratégias de marketing digital, fazendo uma lista de possibilidades:

  • melhorar o conhecimento do público;
  • estimular a marcação de consultas;
  • aumentar a autoridade médica;
  • tornar a clínica mais conhecida.

Definir um público

Produzir conteúdo aleatório e pouco estratégico não vai ajudar você a conquistar objetivos que dependem do público. Dessa forma, é primordial saber para quem o seu Instagram terá perfil direcionado, ou seja, qual o público-alvo.

Essa definição depende de uma série de fatores, como localização da clínica, tipos de serviços oferecidos, capacidade de atendimento, especialidades, entre outros. Todos esses quesitos ajudam a estabelecer uma comunicação direta com o público adequado para você.

Interaja com os seguidores

O Instagram tem como uma das fortes características a interação por comentários. É preciso disposição e disponibilidade para responder às perguntas e sugestões deixadas em cada postagem — o retorno é quase obrigatório, se tratando do tipo de rede social.

Não é preciso ter respostas instantâneas, mas mostrar que você e sua equipe se importam com o que o público e os pacientes pensam sobre um determinado assunto. Essa é uma forma de aumentar o engajamento e a credibilidade.

Fazer um planejamento para a rede

Quantas vezes por semana serão realizadas postagens no Instagram? Se a sua clínica tem mais de uma especialidade, qual será o carro-chefe do marketing? Qual o melhor horário — de maior audiência — para inserir uma postagem e ter a chance de as pessoas verem seus conteúdos?

Essas e outras questões fazem parte de um planejamento para uma rede como o Instagram. Lembre-se de que outros profissionais e clínicas estão também investindo no marketing médico e que vencerá quem souber explorar bem suas potencialidades.

Planeje o conteúdo

Conteúdo sem relevância gera pouco ou nenhum interesse, por isso, se você deseja aumentar a visibilidade e ser visto como autoridade na área, trate de caprichar na produção do conteúdo publicado no Instagram.

Cuide para que a linguagem seja adequada ao seu público, evitando termos muito técnicos e rebuscados. As pessoas precisam entender o que estão lendo para que, orientados pela publicação, queiram buscar atendimento.

Explorar todos os recursos

Não se prenda a apenas uma funcionalidade do Instagram, até mesmo para que suas postagem não caiam na monotonia e, rapidamente, sejam abandonadas pelo seu público. Recorra ao story, IGTV para trazer novidades frequentes e manter a audiência elevada.

As pessoas têm percepção e aprendizados diferentes. Enquanto umas são visuais, outras são auditivas, portanto, elabore e produza conteúdo pensando nos diversos perfis dentro do seu público de interesse — usando a criatividade, as chances de sucesso são maiores.

Fazer busca em perfis de referência

Uma das melhores formas de postar relevância e autoridade, é usar as referências existentes no Instagram como inspiração para produção dos seus próprios conteúdos. Identifique os perfis de maior audiência, com público engajado e participativo.

Assim, você terá uma base e uma linha de conteúdo a seguir, mesmo se as especialidades forem diferentes. É importante encontrar o tom adequado de abordagem para ser também uma referência no mercado.

Se vale uma dica bônus, para que seus conteúdos sejam ainda mais valiosos, busque ter uma página humanizada em que você aparece. Invista em lives e vídeos para esclarecer dúvidas, lembrando que não pode ser considerado atendimento. 

Assim, mais do que um Instagram para médicos e um ambiente de negócios, seu perfil terá uma conexão próxima e afetiva com o público. Sendo a área da saúde, complexa e carente de uma atenção personalizada, esse é um caminho que você pode seguir sem medo. 

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita no nosso blog e ver também o que pode ou não pode ser feito nas estratégias de marketing digital para clínicas médicas!

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