5 práticas essenciais para fidelizar pacientes na sua clínica
Como montar estratégias para fidelizar pacientes? Garantir a satisfação no atendimento em uma clínica médica, é uma missão desafiadora que requer um bom planejamento para sobressair à concorrência.
Embora na área da saúde os serviços sejam essenciais, a competitividade do mercado exige práticas diferenciadas, além do atendimento de especialistas e técnicos. É fundamental estabelecer um padrão para conquistar a confiança e construir um relacionamento sólido.
Neste post faremos uma reflexão sobre a importância de fidelizar pacientes por meio de um serviço de qualidade. Continue acompanhando e veja 5 práticas importantes para encantar seus pacientes e ter uma boa taxa de retorno!
A importância da fidelização de pacientes
Além de investir recursos financeiros em um empreendimento de saúde, é crucial apostar em técnicas de fidelização, afinal, o negócio só terá sucesso e rentabilidade se seus pacientes retornarem à clínica.
Em um mercado tão competitivo, vencerá quem oferecer uma boa experiência que envolva encantamento e confiança. Essa é uma área que, de alguma forma, com maior ou menor intensidade, o público é fragilizado.
Demonstrar empatia e ouvir com atenção para encontrar soluções para os problemas, são as formas mais fáceis de gerar valor e aproximação para compreender, ainda mais, o perfil dos pacientes e promover um atendimento mais personalizado.
Em muitos negócios, a maior preocupação é aumentar a carteira de clientes. No caso de uma clínica, fidelizar os pacientes pode ser uma estratégia mais inteligente. Eles podem se tornar promotores da marca e, de forma natural e instintiva, indicar a clínica para familiares e amigos.
5 práticas essenciais para a fidelização dos pacientes
Para fidelizar pacientes não basta apenas ter equipamentos de última geração ou contar com uma equipe médica de referência. É preciso assegurar que a percepção do paciente é de uma clínica séria e comprometida com a satisfação dos seus clientes.
Trouxemos 5 dicas de como você pode causar a melhor impressão e estimular a fidelização dos pacientes da sua clínica! Veja:
1. Ofereça um atendimento ágil e de qualidade
Em uma era digital em que muitas situações são resolvidas pela internet, o atendimento ágil é, praticamente, obrigatório em uma clínica médica. Desde a fase da marcação até uma consulta ou realização de um procedimento, garantir agilidade é um ponto positivo para o negócio.
Evite atrasos para não criar uma imagem negativa sobre a qualidade da prestação de serviços. Uma espera longa, sobretudo para um paciente com agenda atribulada, pode causar desconforto e sua clínica perder o cliente por mau atendimento.
2. Respeite o paciente
O respeito ao paciente começa no primeiro contato, independentemente do motivo da sua procura. Seja uma informação ou solicitação de um agendamento, manter o tom e o padrão de atendimento demonstra profundo respeito por todos os clientes.
O respeito engloba o cumprimento de horários, o interesse real em solucionar problemas, saber ouvir e se colocar no lugar do paciente. Tenha uma equipe capacitada e comprometida em promover um atendimento humanizado e transmitir a certeza de que a clínica realmente se importa com cada paciente.
3. Crie um bom relacionamento
O bom relacionamento se constrói sob uma base forte de atenção e cuidados. Até que o paciente esteja seguro de ter encontrado a melhor clínica para realizar suas consultas e procedimentos, é fundamental investir nas relações humanas.
Seja cordial e estabeleça uma comunicação clara, porém objetiva. A afetividade pode ser demonstrada em muitos momentos, mesmo se tratando de um negócio. O paciente deve se sentir acolhido em qualquer etapa do seu atendimento.
4. Colha feedback por meio da pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação ajuda a mensurar como os pacientes estão percebendo a sua clínica, quais são os pontos de excelência e os que podem ser melhorados. Ter um canal em que os clientes se sintam confortáveis em contribuir com feedback é a melhor forma de saber se o negócio está no caminho certo.
5. Invista em tecnologia
A tecnologia pode ajudar em todos os pontos para fidelizar pacientes. Com uma ferramenta automatizada, diversos serviços podem ser incorporados para eliminar as etapas manuais que consomem tanto tempo e que tem sérios riscos de erros.
Com um software de gestão integrada, as atividades de todas as áreas serão concentradas em um mesmo ambiente, permitindo melhor monitoramento dos processos e acompanhamento dos gestores para intervenções pontuais sempre que necessário.
Imagine a facilidade do agendamento online. Se o paciente tiver autonomia para entrar em contato com a clínica no ambiente virtual e efetivar a marcação de uma consulta ou exame, certamente se sentirá confortável com a experiência.
Oferecer e disponibilizar mais de um canal de atendimento é importante, pois aquele paciente que prefere realizar seus agendamentos por telefone não pode ter dificuldades de entrar em contato pela central telefônica. Porém, mantenha a agilidade.
Lembre-se de que o bom atendimento não é quando o paciente vai embora satisfeito, mas sim quando ele retorna, exatamente, pela excelente experiência vivenciada no último atendimento. Isso quer dizer que uma estratégia de retenção é tão ou mais importante que as ações para atrair novos públicos.
Ao aplicar essas dicas na sua clínica, as chances de fidelizar pacientes se tornam altas e promissoras. Analise a situação atual do seu negócio, planeje as ações e invista nessas práticas — uma clínica de sucesso é aquela que coloca seus pacientes no centro do negócio.
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