Marketing digital para clínicas médicas: o que pode e o que não pode?
As dúvidas sobre as aplicações do marketing digital para clínicas médicas são recorrentes. Apesar da ampla divulgação de ser uma ferramenta eficiente na atração e retenção de pacientes, talvez nem todas as estratégias sejam benéficas para o segmento.
Algumas ações são altamente indicadas para as clínicas médicas, enquanto outras podem afetar a imagem e comprometer a credibilidade. Por isso, saber o que é ou não permitido em relação ao marketing digital, pode ajudar a criar ações e campanhas mais bem direcionadas.
Neste post vamos falar sobre a importância do marketing digital para clínicas médicas e como colocar as boas ideias em prática. Para isso, antes, você precisa saber o que é recomendado e o que não é indicado, se tratando das ações virtuais de marketing!
Por que o marketing digital é importante para as clínicas médicas?
O marketing e suas campanhas direcionadas para atrair o público e estimular o interesse em produtos e serviços da marca é um importante aliado da gestão. Quando usado com bom senso, ele ajuda as empresas a se destacarem entre milhares de concorrentes.
Com a transformação digital e o uso cada vez mais crescente da internet para realizar compras, solicitar serviços ou solucionar problemas, todos os segmentos passaram a utilizar a versão digital do marketing para alcançar seu público de maneira mais fácil e rápida.
Embora tradicional, a área da saúde se rendeu às inúmeras vantagens que o marketing digital proporciona ao negócio a partir da produção relevante de conteúdo, da comunicação estratégica nas redes sociais e das campanhas elaboradas e divulgadas nos canais de grande atratividade de pacientes.
Hoje, os pacientes já conseguem agendar consultas, responder pesquisas de satisfação, interagir via chat para solicitações, sugestões e até reclamações, por meio digital. Os canais online possibilitam mais proximidade e condição de solucionar os problemas e pendências mais rapidamente.
Com isso, esses mesmos canais e outros agregados podem servir de instrumentos para aplicação das ações e estratégias do marketing digital. Entretanto, é primordial saber o que pode ou não pode ser usado no marketing médico para não ferir alguns princípios próprios da área da saúde.
O que deve e o que não deve ser implementado no marketing digital das clínicas?
O principal objetivo do marketing digital é chamar a atenção das pessoas e despertar seu interesse para o negócio. Isso quer dizer que a imagem daquilo que a clínica “vende” será representada em suas campanhas na web.
A ideia é oferecer relevância, alcançar o público ideal e torná-lo cliente fidelizado, certo? É por essa razão, que é fundamental saber o que pode e o que não pode ser usado na divulgação dos serviços da clínica para atrair o público.
Existem algumas regras comuns às áreas médicas e regulamentadas pelo CFM — Conselho Federal de Medicina — que dizem respeito ao permitido e proibido no Marketing Médico. Confira as principais restrições e permissões!
O que pode
Criar um blog médico
Um canal de informação e esclarecimento para as principais dúvidas sobre saúde, avanços da medicina e procedimentos é bem-vindo quando gerado conteúdo de autoridade, que seja relevante e confiável.
O blog médico pode ser usado como estratégia de marketing digital, desde que transmita confiabilidade na disseminação informativa do conhecimento científico e específico da área médica.
Importante frisar que o blog médico deve se restringir a fornecer informação e em nenhuma hipótese ser um canal de prestação de consultoria ou qualquer atividade que sugira esse tipo de serviço.
É essencial que os pacientes vejam no blog uma fonte de consulta sobre diversos assuntos, desde a conscientização sobre a prevenção da saúde até orientação para busca de especialistas ao perceber alguns sintomas.
Com seriedade e interesse genuíno de informar, é possível que o público se interesse e se engaje naturalmente, a ponto de querer realizar uma consulta ou procedimento na clínica — assim, o blog terá alcançado o seu objetivo.
Agendamento online no site
Se dentro do site houver a possibilidade de criar um recurso para agendamento online de consultas, essa é uma prática de marketing que pode atrair o público. O serviço oferece facilidades, sobretudo, para pacientes ou clientes com a rotina apertada, sem tempo para contato no horário comercial.
A estratégia é simples, diferenciada e altamente eficaz, podendo atrair cada vez mais o público, pois proporciona autonomia e flexibilidade na hora de agendar horários conforme a disponibilidade na própria agenda.
Divulgação no Google Meu Negócio
A clínica que deseja aumentar a visibilidade, pode recorrer ao Google para esse objetivo. A ferramenta é gratuita e uma das principais fontes de consulta quando alguém deseja encontrar uma empresa.
No cadastro você vai inserir as informações mais importantes como endereço, horário de atendimento, especialidades oferecidas e o link do site. Esses dados são essenciais para ajudar o cliente a encontrar a clínica mais fácil.
Ao ser direcionado para o site ele deve encontrar informações claras, pois na web será o primeiro contato com a unidade médica. É como se ele entrasse pela primeira vez na recepção da clínica, por isso, precisa encontrar um ambiente atrativo e agradável, com informações estrategicamente dispostas, que o ajudem a dar o próximo passo.
Divulgação de equipamentos utilizados
As clínicas médicas podem divulgar os equipamentos usados nos tratamentos e procedimentos de modo informativo sem, contudo, assegurar o êxito nos resultados obtidos após o uso.
Divulgação de títulos e especializações
A clínica tem direito de divulgar os títulos e especializações dos seus profissionais, acompanhado do CRM local, se limitando a duas especialidades.
O que não pode
Fotos e selfies com pacientes
O CFM não permite que sejam publicadas fotos dos pacientes, mesmo que eles tenham autorizado o uso de imagem, sobretudo, para demonstração dos tratamentos realizados e resultados obtidos.
A regra é clara e, de acordo com a regulamentação do Conselho Federal de Medicina, deverá ser preservado o direito de proteção à privacidade e anonimato em relação às práticas médicas.
Divulgação de preços
Divulgar e informar preços, bem como a forma de pagamento dos tratamentos é uma prática proibida e vetada pelo Conselho Federal de Medicina. Tornar público a concessão de descontos é também um ato não permitido.
É primordial que os pacientes compareçam à clínica estimulados pela qualidade dos serviços e não pelo preço mais baixo. As clínicas devem valorizar os anos de estudos e dedicação dos profissionais e precificar os serviços conforme suas competências e habilidades.
Entre as diversas práticas permitidas e proibidas no marketing digital para clínicas médicas, essas são as mais populares. Agora você já sabe o que deve ou não implementar para garantir a boa imagem da sua clínica.
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