Planejamento estratégico em clínica: entenda como fazer?

Planejamento estratégico em clínica: como fazer?

Planejamento estratégico
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Se tratando de gestão, qualidade dos serviços e satisfação dos pacientes, o segmento da saúde é um dos mais complexos. Com isso, o planejamento estratégico em clínica se torna fundamental para estabelecer as políticas e nortear as ações internas.

Especialmente os médicos que são proprietários da clínica podem ter dificuldades de administrar o negócio por falta de planejamento. Com diretrizes e processos bem definidos, será mais fácil gerenciar o trabalho das pessoas envolvidas.

Neste post, trazemos o conceito de planejamento estratégico e sua importância na área da saúde. Continue lendo e veja como desenvolver, passo a passo, um plano estratégico eficiente para a sua clínica médica!

O que é o planejamento estratégico?

Trata-se do processo de criação de estratégias de uma empresa, relacionando o cenário atual com as projeções para o futuro. A partir de uma análise minuciosa de como o negócio está no presente, é possível traçar planos para alcançar os objetivos e metas de médio e longo prazo.

Ter essa visão completa dos pontos fortes e fracos ajuda a definir a missão e os valores que permitem a sobrevivência e longevidade do negócio. Mesmo com um serviço essencial e de qualidade, é preciso pensar nos diferenciais capazes de conquistar a preferência do público-alvo.

Por que ele é tão importante para a área da saúde?

O planejamento estratégico envolve as pessoas e os processos para alinhar as atividades conforme as necessidades do negócio. Na área da saúde, sobretudo em uma clínica médica, existem muitas particularidades. A maioria está relacionada ao atendimento e procedimentos realizados.

De modo geral, o principal foco das clínicas é prestar um serviço que promova a saúde e bem-estar dos pacientes. No entanto, especialidades, características e modo de atuação podem ser diferentes, considerando a forma como a gestão conduz o negócio.

O planejamento estratégico serve para estruturar e organizar a clínica enquanto empresa, ao passo que define a cultura organizacional. Esses são aspectos importantes para o fortalecimento da imagem que a clínica deseja transmitir para o mercado.

A elaboração de um planejamento estratégico permite colocar em prática ações que melhoram o ambiente e as relações internas.

Consequentemente, o paciente é beneficiado com uma experiência diferenciada. Afinal, um dos princípios do planejamento é colocar o cliente no centro do negócio e oferecer o melhor serviço.

Como desenvolver um planejamento estratégico para a sua clínica?

A criação do planejamento estratégico requer passos importantes antes de o gestor adotar qualquer medida. Por meio dele, será possível enxergar as oportunidades e reduzir os possíveis riscos e ameaças à estabilidade da clínica.

Veja como você pode desenvolver e planejar estratégias para aumentar a eficiência da sua clínica!

1. Defina as diretrizes organizacionais

Já ouviu o ditado “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Esse é um conceito que não se aplica no mundo corporativo. Na área da saúde, o mercado está repleto de clínicas prestando serviços médicos nas mais diversas especialidades.

O que fará com que os pacientes prefiram a sua clínica está diretamente ligado aos três pilares determinantes de um negócio:

  • Missão – qual é o propósito maior e razão de existência da sua clínica;
  • Visão – onde e como a clínica pretende estar em determinado prazo de tempo;
  • Valores – quais os princípios éticos e morais empregados para nortear as ações e meios e estratégias que darão vida ao proposto na missão e visão. Assim, faz a clínica sair do ponto presente rumo ao que se deseja para o futuro.

Esses três princípios devem caminhar alinhados com o compromisso de cuidados com a saúde e bem-estar do paciente. A conduta de todos que trabalham na clínica definem o modo como ela se apresentará no ambiente externo.  

2. Analise o cenário atual

O próximo passo é entender as condições atuais da clínica, desde a estrutura física até os processos e fluxo de trabalho dos colaboradores. É importante que essa análise seja feita em conjunto com os profissionais, por meio de um levantamento das atividades e tarefas em cada setor, por exemplo.

Tanto as equipes de atendimento e administrativas quanto o corpo técnico e clínico devem ser envolvidos. A participação ativa estimula o engajamento e a motivação, fazendo com que os colaboradores se sintam encorajados a detalhar suas funções e fazer sugestões de melhoria.

Aproveite para ouvir os pacientes, por meio de pesquisas de satisfação, para entender como seu público percebe a clínica. Muitos dados e informações podem ser extraídos a partir da visão dos colaboradores, dos pacientes e do seu feeling como gestor.

3. Identifique os pontos fortes e fracos

Ao analisar o ambiente interno, é possível visualizar tudo o que a clínica oferece de bom e diferenciado, bem como o que pode ser melhorado. Descobrir os pontos fortes e fracos possibilita identificar do lado de fora quais são as ameaças e oportunidades.

A aplicação da matriz SWOT para conectar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças pode revelar diversos caminhos ainda não pensados. Criar estratégias com base em informações concretas permite tomadas de decisão mais seguras na criação de um planejamento estratégico.

Nesse momento, é possível avaliar se as ferramentas e recursos utilizados na clínica são suficientes ou se é preciso investir em novas tecnologias. O investimento é muitas vezes necessário para crescer e igualar as ações e serviços da concorrência.

4. Organize planos de ação

As estratégias são importantes, porém, são as ações resultantes de toda a análise que mostram o quanto um planejamento estratégico pode ser eficaz. Da teoria à prática, as ações precisam fazer sentido para o que foi definido na missão e visão do negócio.

Isso, sem contar que cada passo deve estar alinhado com os valores, seja na conduta gerencial, seja na médica. Para cada setor, área e atividade, ter planos de ação permite uma execução mais clara para todos e livre de erros.

Ao traçar planos, será mais fácil estabelecer critérios sobre o que precisa ser feito usando a ferramenta 5W2H, por exemplo:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)
  • How (como será feito?)
  • How Much (quanto vai custar?)

Seja a adoção de novos procedimentos, seja a mudança na forma de atendimento ou capacitação da equipe, é importante ter um plano para cada objetivo. Fazendo isso, você terá a exata dimensão da potencialidade das ações e mais certeza de que seu planejamento estratégico está no caminho certo.

Esses são os primeiros passos que você precisa dar para estruturar e preparar sua clínica para a competitividade do mercado moderno. À medida que o planejamento for ganhando forma, muitos serão os ajustes e adaptações até que ele esteja personalizado e completo.

O planejamento estratégico em clínica não é um bicho de sete cabeças e vai ao encontro de públicos cada vez mais exigentes. Quem não se antecipa para criar ações de melhoria e oferecer uma experiência única aos pacientes pode ficar para trás e perder vantagem competitiva.

Gostou do post? Então, aproveite para conferir mais um artigo. Desta vez, sobre a importância da cultura Data Driven e da centralização de dados para garantir o acesso rápido a informações importantes, reunidas em um mesmo ambiente!

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