O que você precisa saber sobre o Google Ads para clínica?

O que saber sobre o Google Ads para clínica?

Google Ads para clínica
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O marketing digital é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de várias áreas, incluindo a saúde. Com isso, as campanhas e anúncios são uma forma de impulsionar o negócio e o Google Ads para clínica pode acelerar o processo.

Tornar a marca conhecida e atrair mais pacientes é um desafio diário. Por isso, com ações e canais certos, as chances de sucesso são maiores. A ferramenta tem como principal objetivo estreitar o relacionamento com os pacientes e ter vantagem competitiva.

Neste post, você vai entender o que é o Google Ads e como ele pode melhorar o desempenho estratégico de marketing médico. Continue lendo para conhecer seus benefícios, bem como os tipos possíveis de campanha!

O que é o Google Ads?

Trata-se de uma plataforma de publicidade para divulgação de produtos e serviços, por meio de campanhas e anúncios. As exibições aparecem em forma de links, conforme a pesquisa realizada pelo usuário.

Com isso, o Google Ads possibilita que os anúncios sejam segmentados, o que para a área da saúde é importante. Conforme o histórico de busca, os anúncios são exibidos com o intuito de responder dúvidas e estimular o paciente a entrar em contato.

Os links são pagos e, sempre que um paciente fizer uma busca associada na internet, serão exibidos. Essa conexão acontece em função das palavras-chave inseridas, vinculando a busca aos serviços prestados pela clínica.

Por exemplo, se o usuário está em busca de uma especialidade ou de determinado procedimento, assim que inserir palavras e frases, será direcionado. Por isso, é fundamental criar conteúdos que sejam relevantes e que estejam em conformidade com as regras de SEO (técnica de otimização para os mecanismos de busca).

Quais os benefícios dessa ferramenta?

Seja em um canal do YouTube, seja no site ou após assinatura da newsletter, os anúncios pelo Google Ads têm chances de maior alcance do público-alvo. Dessa forma, os serviços da plataforma contribuem para aumentar a visibilidade da clínica médica.

Como ferramenta do planejamento de marketing digital, o Google Ads apresenta alguns benefícios:

  • elevado poder de segmentação;
  • otimização de campanhas de marketing digital;
  • melhora do posicionamento da marca;
  • aumento da visibilidade da clínica;
  • custo de investimento menor;
  • captação de novos pacientes;
  • potencial de resultados em curto, médio e longo prazo.

Quais são os tipos de campanhas do Google Ads?

Com o Google Ads, é possível utilizar diversas ferramentas e recursos na realização de campanhas e publicação de anúncios. Como os links segmentados aparecem sugestivamente após a pesquisa, o usuário não se sente pressionado.

Vale dizer que os links patrocinados, ou seja, pagos, são apresentados primeiro para só depois surgirem os resultados orgânicos (não pagos). Entre as diversas possibilidades para desenvolvimento de campanhas e anúncios, algumas podem ser mais efetivas para a sua clínica.

Os tipos de campanhas do Google Ads são:

  • YouTube Ads – o público do YouTube é direcionado pelos anúncios divulgados em diversos formatos;
  • aplicativos – os anúncios são publicados dentro dos aplicativos em uso;
  • Call Only – é um sistema que permite incluir o contato telefônico da clínica no anúncio e direcionar o usuário para a chamada;
  • rede de pesquisa – os links patrocinados são direcionados para os resultados de pesquisas;
  • rede de display – é quando os banners interativos aparecem nos sites parceiros Google;
  • remarketing – esse recurso é usado para direcionar anúncios em outros sites;
  • anúncios para lista de e-mail – exibe anúncios apenas para pessoas que se cadastrem no seu site.

O Google Ads é diversificado na oferta de possibilidades para fazer com que sua clínica chegue ao público de interesse. A plataforma ainda tem mais uma vantagem que é a de pagar apenas quando seus links forem acessados, ou caso o usuário entre em contato.

Como usar o Google Ads na sua clínica?

É preciso ser estratégico no uso do Google Ads para clínica, considerando que outras clínicas também utilizam as mesmas ferramentas. Os anúncios devem ser pensados e estruturados conforme o perfil do público que se deseja alcançar, e isso envolve o conteúdo.

Veja algumas das ações importantes no uso do Google Ads, com foco na conversão por meio dos links, para elevar os resultados de busca!

1. Faça um planejamento das ações

Qualquer ação de marketing digital demanda um planejamento estruturado de ações, o que não é diferente com o Google Ads. Conhecer a ferramenta e seu potencial de alcance do público é fundamental para criar campanhas e anúncios capazes de chamar a atenção e estimular o clique.

2. Identifique as palavras-chave relevantes para a sua clínica

O resultado da pesquisa trabalha com a associação de palavras-chave. Portanto, elas são cruciais para que o Google Ads seja efetivo. Um bom planejador de palavras-chave ajuda a encontrar aquelas que são mais relevantes, considerando o perfil da clínica, dos leads e pacientes.

3. Observe o comportamento do seu usuário

Embora o tema deste artigo seja o Google Ads para clínica, conhecer o público ao máximo é uma premissa de qualquer ação de marketing. Somente será possível atrair os pacientes certos com as respostas e soluções para seus problemas.

Para funcionar bem, e seus investimentos terem o retorno esperado, é primordial saber do que seu público precisa. Das especialidades aos procedimentos realizados na clínica, quanto mais confiáveis forem as informações, maiores as chances de audiência para os anúncios.

4. Faça o direcionamento correto dos anúncios

Seja uma pessoa que ainda não tem conhecimento da clínica, seja um paciente já ativo, o link só será acessado se mostrar alguma utilidade. Afinal, há uma variedade de conteúdos na internet. Portanto, é importante ser mais específico, conduzir o usuário e nutrir seu interesse até que ele se torne paciente.

Logo, pensar na jornada de cada usuário e perceber os estágios em que ele se encontra são etapas que ajudam a construir anúncios mais personalizados. Essa personalização é que vai fazer com que o usuário identifique uma proposta de valor já no início da experiência como paciente da sua clínica.

5. Escolha um conteúdo adequado

São muitos os tipos de anúncios que podem ser feitos na área da saúde, sobretudo em uma clínica médica. As pessoas estão preocupadas com a saúde e buscando diariamente informações, antes mesmo de agendar uma consulta.

Assim, respeitando as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o que pode ou não ser publicado, há algumas sugestões de conteúdo.

Currículo profissional dos especialistas

Apresentar os médicos e técnicos da clínica estimula a confiabilidade. Afinal, a maioria dos pacientes se preocupa com a formação, o conhecimento e a experiência daqueles que vão cuidar da sua saúde.

Informativos da área

Entre dicas e esclarecimentos, são muitas as informações que podem ser compartilhadas, sem comprometer a clínica. Em simultâneo, é possível direcionar os usuários para uma consulta ou exame, incentivados pelo compromisso que devem ter com a qualidade de vida.

Entrevistas com autoridades médicas

Sem promoção exagerada ou viés sensacionalista, a participação de profissionais especialistas e de referência na área de atuação em entrevistas e bate-papo desperta o interesse e atrai pacientes. 

6. Acompanhe as métricas do Google Ads

A atenção aos resultados de busca para entender o que pode ser melhorado e o que precisa de correção otimiza os investimentos. Logo, o lançamento de campanhas ou a publicação de anúncios é uma estratégia que demanda acompanhamento e mensuração para assegurar seus resultados.

Entre as métricas possíveis no Google Ads, destacamos:

  • taxa de impressão – indica o número de vezes que o anúncio foi exibido;
  • taxa de cliques (CTR) – indica a quantidade de cliques em um anúncio;
  • custo por clique (CPC) – qual o custo de cada clique;
  • custo por aquisição (CPA) – qual o custo de cada ação, ou seja, de conversões que podem ser de download de um material ou agendamento de consulta e exame;
  • taxa de conversão – quantos usuários ou pacientes executaram uma ação proposta pelo anúncio;
  • retorno do investimento (ROI) – qual o retorno do valor investido;
  • taxa de rejeição – quantas pessoas entraram, mas não permaneceram ou fizeram qualquer ação direcionada pelo anúncio.

Todas essas métricas são essenciais para mensurar a efetividade de uso do Google Ads para clínica. Os números não mentem, e a cada apuração será mais fácil tomar decisões para melhorar o desempenho da ferramenta e evitar prejuízos de investimento.

O Google Ads para clínica é uma estratégia que oferece uma infinidade de benefícios e pode trazer bons resultados. Um marketing médico bem-feito contribui ativamente para tornar a clínica mais conhecida e uma referência de mercado.

Se você gostou deste post, aproveite para conferir mais um artigo. Saiba como divulgar as campanhas da sua clínica por e-mail marketing e ter um efeito positivo na percepção dos pacientes!

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