YouTube para médicos: como fazer divulgação nesse canal?

YouTube para médicos: como fazer divulgação nesse canal?

YouTube para médicos
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O YouTube para médicos pode ser uma ferramenta prática e eficiente, para ajudar na divulgação dos trabalhos especializados da área. Dinâmico e de grande alcance do público, o canal oferece suporte para criação de conteúdo diversificado. 

Quem não gosta de ler ou está sem tempo para longos textos, pode preferir assistir a um vídeo e ouvir a opinião dos especialistas. A popularidade do YouTube potencializa os resultados, considerando o poder de atração e retenção por meio da assinatura gratuita. 

O objetivo deste post é mostrar que o YouTube pode aumentar a visibilidade de um profissional na área da saúde. Continue lendo e veja como criar um canal no YouTube para divulgar seu trabalho médico!

Por que criar um canal da área médica?

A internet se tornou uma das maiores aliadas dos diversos segmentos do mercado. Com o público cada vez mais conectado, é importante criar uma conexão nas redes e canais disponíveis na web. 

O YouTube é uma das maiores plataformas de criação e compartilhamento de vídeos do mundo e pertence à gigante Google. Seu principal objetivo e função é permitir que os usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos criados no formato digital. 

São mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, sendo que desses, 100 milhões estão no Brasil, consumindo diariamente uma infinidade de conteúdo gerado pelo canal sobre uma gama de assuntos.

Imagine que possam existir milhares de pessoas em busca de informações da área médica. Usuários que se preocupam com a saúde e desejam se conectar a profissionais que sejam referência e autoridade em sua área. 

Ter um canal no YouTube para divulgação dos trabalhos médicos pode levar você diretamente ao encontro do público almejado. Além de informação, o canal gera proximidade e confiabilidade, desde que produzido um material rico e diferenciado. 

No quesito autoridade, a possibilidade de falar diretamente ao público, permitindo que os usuários interajam por meio de comentários, pode trazer insights interessantes de aplicação imediata e, assim, aumentar o interesse pelo seu trabalho. 

Quem busca informações sobre doenças, problemas de saúde ou procedimentos sabe que no YouTube pode encontrar profissionais sérios e competentes, comprometidos em transmitir o conhecimento e ajudar a esclarecer as principais dúvidas.

Como criar um canal no YouTube para médicos?

Antes de criar um canal no YouTube para médicos é importante pensar que não se trata de um canal de entretenimento ou de dicas culinárias, mas, sim, de informações relevantes, capazes de formar opiniões e influenciar decisões. 

Sendo assim, é fundamental observar as etapas de criação e manutenção do canal para alcançar a notoriedade pretendida e figurar no topo dos canais mais assistidos!

Atente às regras e restrições do Conselho responsável

Algumas regras, estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, fazem restrições ao uso das redes sociais para marketing médico. Para evitar penalizações e impacto negativo na sua imagem profissional, antes de criar o canal, observe as proibições impostas pelo CFM:

  • anunciar novos equipamentos e técnicas para valorizar o seu consultório;
  • divulgar técnicas exclusivas;
  • expor pacientes, ainda que autorizado por eles;
  • informar valores de consultas e tratamentos médicos;
  • oferecer atendimento à distância, em substituição à consulta presencial.

Planeje o conteúdo e sua periodicidade

Se você for bem-sucedido nos primeiros vídeos publicados em seu canal, saiba que os usuários voltarão sempre em busca de mais informações e novidades. Dessa forma, é importante preparar o que será publicado e a regularidade das publicações.

Para estimular a criatividade, procure nas referências, entre os profissionais que você conhece, ideias para criar e montar o seu próprio conteúdo. Seus vídeos devem conter técnicas de SEO, o que facilita serem encontrados em buscadores importantes como o Google — cuide para que os títulos e legendas sejam interessantes e atrativos.

Tenha uma linguagem didática

O tom de voz, a forma de interagir e a linguagem utilizada devem ser didáticos. A maioria das pessoas que busca informações sobre áreas médicas desconhece termos técnicos muito complexos. Por isso, tente simplificar quando for explicar sobre uma doença ou procedimento.

O importante é levar uma mensagem completa, detalhando os principais aspectos que envolvem o tema. Mostre ao público que você, como especialista, está pronto para auxiliar no que for necessário, transmitindo confiança para que ele entre em contato.

Defina o público do seu canal

Para quem serão produzidos os seus vídeos? Qual é o seu público? Encontre essas respostas e terá mais propriedade para planejar e direcionar o conteúdo, além de uma linguagem mais adequada.

Se você for um pediatra, por exemplo, terá como público predominante mães, gestantes e educadores interessados nos cuidados com bebês, crianças e adolescentes. Já se sua especialidade for a ortopedia, a abordagem será bem diferente.  

O fato é que, produzir conteúdo sem um objetivo forte, para impactar um público específico, além da perda de tempo, não fará seu canal ter engajamento. Você precisa de audiência, mas, sobretudo, que se converta em mais clientes.

Tente identificar o seu público pelos aspectos mais comuns de segmentação para as redes sociais — localização do seu consultório ou clínica, tipos de serviços oferecidos, capacidade de atendimento, especialidades, entre outros.

Gere interação com os usuários

A competitividade das redes sociais é grande, visto o enorme número de canais e perfis distribuídos entre YouTube, Facebook e Instagram. Isso quer dizer que vencerá não só quem oferecer qualidade e relevância em seus conteúdos, mas souber interagir com seu público.

É essencial responder aos comentários, esclarecer as dúvidas e, quando não houver possibilidade de um retorno imediato, retomar o assunto em outra oportunidade. Dessa forma, os usuários entendem que você se importa e inicia-se ali o processo gradativo de fidelização.

Explorar todos os recursos

Você não precisa se tornar um Youtuber, mas é certo que os canais mais interessantes, além de relevância, disponibilizam vídeos dinâmicos. Se tratando de um canal médico, sabemos que as cores são mais neutras, o que não quer dizer que não seja viável utilizar alguns recursos.

Preocupe-se com o cenário, com as legendas e com as ilustrações na tela, caso você prefira apresentar um tema com exemplos. Se tiver convidados, crie um roteiro para aproveitar bem o tempo e explorar seu conhecimento.

As diferentes formas de se conectar com seu público por meio de um vídeo é o que faz do YouTube para médicos uma boa alternativa. Use e abuse da criatividade que, unida ao seu conhecimento técnico, poderá trazer excelentes resultados.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog, e que estamos falando de marketing médico nas redes, para ler sobre como ter sucesso utilizando o Instagram para médicos e clínicas?

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