Como é a experiência digital do paciente na sua clínica?

Como é a experiência digital do paciente na sua clínica?

experiência digital do paciente
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Em plena era tecnológica, a experiência digital do paciente na sua clínica é satisfatória? A chegada de soluções e aplicações digitais e inteligentes pode ser determinante para a escolha do lugar de cuidados com a saúde.

Com uma concorrência tão acirrada nessa área, quanto maior a modernização da clínica e facilidade de acesso aos serviços, maiores as chances de fidelidade. Entre agendamentos, realização de procedimentos e resultados de exames, os pacientes precisam de comodidade.

Mas o que é a experiência digital do paciente? Neste post, você vai entender melhor o conceito, sua importância para os pacientes e como garantir a presença digital na sua clínica!

O que é experiência digital?

O conjunto de interações entre empresa e cliente, bem como as impressões causadas a partir do uso de tecnologias online definem o conceito de experiência digital.

Se tratando de uma clínica médica, todos os recursos digitais utilizados ajudam a melhorar os serviços e conquistar a confiança do paciente. No entanto, é preciso garantir que as aplicações e soluções sejam, de fato, úteis e facilitadoras.

Qual a importância da experiência digital para os pacientes?

As pessoas estão cada vez mais digitais e a experiência se estabelece por um fluxo interativo ao longo da jornada de atendimento. Como a tecnologia já oferece diversas soluções para o setor, a clínica que não investir nessas aplicações perderá vantagem competitiva.

Logo, a experiência digital é fator imprescindível para que um negócio da área da saúde se mantenha no mercado. Embora muitos pacientes tenham preferência por médicos e especialidades, o vínculo está também condicionado à qualidade do atendimento.

É preciso, contudo, investir na tecnologia digital, sem perder a humanização e a capacidade empática de compreender as necessidades do paciente. Mesmo com os recursos digitais é possível oferecer ao paciente uma experiência agradável e afetiva.

As aplicações em bot, que se utilizam da inteligência artificial (IA) para imitar o comportamento humano, são exemplo de atendimento humanizado. Fora isso, são diversos os instrumentos que podem ser utilizados de modo online e, ainda assim, manter um relacionamento próximo com o paciente.

Como garantir uma boa experiência digital na sua clínica?

Uma das palavras-chave do mundo digital é a agilidade. Ou seja, nas aplicações online, as informações circulam mais rápido. Com isso, o tempo de resposta é menor e o paciente consegue, mesmo de longe, resolver muito dos seus problemas.

O agendamento online, por exemplo, permite que o paciente consiga marcar suas consultas ou procedimentos de qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite. O serviço elimina a obrigatoriedade de somente poder entrar em contato no horário comercial e pela central telefônica.

Outra contribuição eficaz das soluções digitais é a Telemedicina, que engloba as consultas online. Para pacientes que não desejam ou não podem se locomover, esse é um serviço de grande relevância. Caso o profissional esteja em outra cidade, por exemplo, a consulta não será perdida devido à distância física.

A experiência digital do paciente pode também ser promovida por meio da elaboração de laudos online. O portal de laudos e a assinatura digital no documento são realidades que trouxeram maior dinamismo e fluidez no processo de diagnóstico. Além disso, influenciaram também na liberação do resultado para o paciente e início imediato de tratamento, se for o caso.

Sobre a marca e presença online, investir no marketing médico digital tende a aumentar a autoridade da clínica. Para isso, é essencial seguir as normas do Conselho da classe. É também fundamental produzir conteúdo relevante e usar o bom senso no envio de e-mails para os pacientes. Assim, você conseguirá oferecer uma experiência diferenciada.

Esses esforços da clínica mostram toda a preocupação da gestão em não só apenas oferecer atendimento de excelência da área técnica. A redução de burocracias, a facilidade nos processos e os fluxos de atendimento fazem total diferença no nível de satisfação dos pacientes.

A experiência digital do paciente depende de uma estratégia bem desenvolvida dentro da clínica, englobando pessoas, processos, aplicações e ferramentas. Cada um desempenha um papel importante ao longo da jornada, de modo que o principal beneficiado seja sempre o paciente.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar para ler mais um conteúdo interessante? Desta vez, sobre como ter uma clínica digital e se destacar em um mercado tão competitivo!

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