SEO para médicos: um guia para aparecer no topo do Google

SEO para médicos: um guia para aparecer no topo do Google

SEO para médicos
7 minutos para ler

Com o advento da internet e dos sistemas automatizados de gestão na saúde, o marketing digital se tornou inevitável. Isso significa que para ser encontrado com facilidade pelo público-alvo, é importante investir no SEO para médicos.

Seja nos sites ou nas páginas de negócios na área da saúde, essa é uma estratégia que pode e deve ser aplicada no intuito de atrair e engajar os potenciais clientes a partir das pesquisas realizadas no Google, o maior buscador online do planeta.

Conhecer o termo e como funciona na prática é fundamental para a efetividade das ações de marketing. Foi pensando nisso que trouxemos, neste post, o conceito, por que você deve contar com esse recurso e como aplicar o SEO para médicos!

O que é SEO para médicos?

Antes de entender como funciona na área médica, você precisa conhecer o conceito de SEO – Search Engine Optimization, o que na tradução para o português é otimização para motores de busca. É uma importante e potente ferramenta, utilizada de forma estratégica para que uma empresa seja encontrada com facilidade na internet.

Na aplicação do SEO para médicos, o objetivo é que o nome da clínica, laboratório ou profissional apareça nas primeiras posições quando um usuário fizer pesquisas sobre serviços e procedimentos. Para que isso aconteça, o SEO deve ser usado em todas as páginas relacionadas ao negócio:

  • site;
  • blog;
  • redes sociais.

Por que usar essa estratégia em um negócio na área da saúde?

O comportamento do consumidor mudou e, com ele, seus hábitos de compra e procura por serviços. Por isso, cada vez mais as empresas, dos mais variados segmentos, estão migrando para o ambiente online.

A área da saúde não é diferente, pois, além de conteúdo sobre doenças, tratamentos, exames e procedimentos, os pacientes têm acesso a muitos serviços que foram adequados para o universo online.

Do agendamento de consultas e procedimentos, aos resultados de exames e atendimento médico, as facilidades de resolver problemas sem precisar sair de casa atrai, a cada dia, um número maior de pacientes.

Entretanto, na web, a concorrência é grande e sairá à frente quem souber usar bem as estratégias de marketing digital, dominando técnicas como a de SEO, por exemplo. Ocupar o topo da lista nos buscadores é um grande desafio, no entanto, os resultados podem ser excelentes.

Não basta apenas ter uma clínica digital, com sistemas automatizados e integrados para funcionar online. É preciso atuar em todos os aspectos que envolvem a internet para alcançar os mais variados perfis de público — do paciente idoso aos inquietos e apressados millennials.

Quanto mais tempo a sua página permanecer entre as primeiras posições nos buscadores, mais sugere que as aplicações de SEO estão adequadas. O Google, por exemplo, usa algoritmos específicos para análise de performance dos sites que definem o ranqueamento. Entre os elementos de avaliação está o SEO.

Manter esse posicionamento é fundamental para fortalecer a credibilidade e imagem da marca, afinal, um site ou blog bem visitados é sinal de conteúdo relevante e autoridade sobre o assunto ou área de atuação na saúde.

Estar no topo facilita, inclusive, o uso do Google Meu Negócio que tem uma função gratuita de disponibilizar dados empresariais em uma espécie de agenda. Com um bom ranqueamento, por meio do buscador ou do Google Maps, já nas primeiras pesquisas o usuário vai se deparar com seu nome e poderá fazer contato pelos canais informados no cadastro.

Como aplicar o SEO para médicos?

Para trabalhar a estratégia de SEO na área da saúde, é imprescindível atentar às normas e regras impostas a esse tipo de negócio. Há regulamentações que precisam ser respeitadas, e conhecê-las pode poupar a clínica de problemas com os órgãos competentes.

Antes de iniciar as ações de marketing digital para clínicas e aplicar as estratégias de SEO para médicos, é essencial saber o que pode e o que não se pode usar na internet. Na saúde, de modo geral, são tratados assuntos delicados e que demandam conhecimento e propriedade para atender e orientar os pacientes de forma confiável e segura.

O Conselho Federal de Medicina elaborou o Manual de Publicidade Médica com base na resolução CFM nº 1.974/11 com determinações sobre a criação e publicação de conteúdo relacionado à saúde. O manual traz, inclusive, orientações sobre a conduta médica em diversos aspectos, como:

  • prestação de informações;
  • concessão de entrevistas;
  • publicação de artigos em diferentes mídias, incluindo a internet.

Só por aí já dá para ver que para marcar presença digital e ser bem-sucedido, a aplicação do SEO para médicos deve ser pensada, levando em conta o que o CFM entende como adequado ou inadequado.

O Código de Ética Médica entende que a publicidade nessa área deve ser praticada de modo socialmente responsável e verdadeiro. Por isso, ao pensar nas publicações e postagens para seu site ou blog, lembre-se de algumas práticas que são proibidas:

  • promoção de equipamentos;
  • selfies em locais de trabalho;
  • expressões como “o melhor”, “o único” ou “resultado garantido”;
  • compartilhamento de informações não comprovadas, sem embasamento científico. 

Um artigo do blog, por exemplo, deve ter um tom educativo, ser relevante de acordo com o tema e direcionar o paciente para uma ação, que pode ser agendar uma consulta, ler outro post ou entrar em contato para saber mais sobre um procedimento. 

Como usar o SEO para médicos nesse contexto? Os recursos de SEO on page nas otimizações para os buscadores incluem palavras-chave, meta description, Title Tag e intertítulos, que são usados dentro das páginas web para melhorar a performance do site ou blog.

Seu principal desafio é entender essa variação de recursos e empregar de forma que o Google entenda como positiva. Dessa maneira, o próprio buscador vai impulsionar sua atuação na web, permitindo que o público conheça suas boas práticas e passe a consumir os conteúdos das páginas. 

Assim, pensando no seu público, pense que são pessoas em busca de solução para os problemas. Use um tom educativo e esclarecedor, evitando uma linguagem excessivamente técnica e de difícil compreensão. 

O SEO para médicos é um poderoso mecanismo que deve ser usado de forma inteligente, chamando a atenção dos visitantes para as questões mais relevantes. Por isso, o título, a palavra-chave e outros elementos são tão importantes para despertar, no leitor, o desejo de consumir o conteúdo do site, blog ou rede social, além de fazer com que seu nome se mantenha no topo da lista nos buscadores. 

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita e conferir mais um artigo sobre postagens online, dessa vez para aprender a ter sucesso nas estratégias de marketing no Instagram para médicos e clínicas

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