Hard skills e soft skills na saúde: você sabe quais são essenciais?

Hard skills e soft skills na saúde: você sabe quais são essenciais?

Hard skills e soft skills na saúde
5 minutos para ler

As hard skills e soft skills na saúde são essenciais para o bom desempenho dos profissionais, seja na área técnica, seja no atendimento. Muitas habilidades e competências fazem total diferença na rotina diária, gerando impacto direto na experiência dos pacientes.

Por isso, na hora de contratar os profissionais, é importante considerar as skills que não podem faltar na saúde. Entre os colaboradores efetivos, é possível também identificar, desenvolver ou aprimorar aquelas que estão mais deficientes.

Neste post, além de saber o que são as hard skills e soft skills, você vai entender suas principais diferenças. Continue lendo para conhecer aquelas que são mais buscadas de cada grupo para a área da saúde!

O que são as hard skills e soft skills?

As hard skills são competências técnicas que um profissional deve ter para domínio de atividades que exigem conhecimento específico. Já as soft skills são competências socioemocionais, ou seja, habilidades associadas ao perfil comportamental e emocional de cada indivíduo.

Dependendo do tipo de negócio, é preciso que os profissionais tenham expertise suficiente no uso de máquinas, equipamentos ou soluções. O conhecimento de tecnologias, idiomas, sistemas e aplicativos, além da formação técnica, graduação e afins, são exemplos de hard skills. Determinados cargos, só podem ser ocupados por profissionais habilitados comprovadamente.

Diferentemente das hard skills, adquiridas em cursos, as soft skills se desenvolvem na prática, interagindo com pessoas e ambientes. Muitas delas surgem das vivências dentro e fora do ambiente de trabalho, condicionando as atitudes diante de situações e conflitos.

É preciso saber gerenciar as emoções para lidar com questões mais complexas, que podem envolver gestor, colegas e clientes. Em uma lista ampla das soft skills mais desejadas pelas empresas, se destacam:

  • criatividade;
  • empatia;
  • proatividade;
  • boa comunicação;
  • organização;
  • resiliência;
  • positividade;
  • confiança;
  • ética;
  • paciência.

Como essas duas modalidades de skills se diferenciam?

A possibilidade de identificação e comprovação é uma das principais diferenças entre esses dois modelos de skills. As soft skills não têm diploma ou certificado, elas são observadas no comportamento e ações de cada indivíduo.

Não há como mensurar a capacidade de organização, a não ser no dia a dia, executando as atividades. Já um técnico, por exemplo, pode comprovar que sabe ou não configurar e manusear um equipamento.

As soft skills, no entanto, são habilidades inerentes ao comportamento humano, não importa o cargo, as atividades e responsabilidades do profissional. O gestor de saúde deve ter os mesmos princípios éticos de um atendente, assim como um técnico ou um médico.

Quais são as hard skills e soft skills mais procuradas na saúde?

A área da saúde é naturalmente complexa, por lidar, na maioria das vezes, com pessoas em estado de vulnerabilidade. Alguns comparecem em um hospital ou clínica de forma preventiva, já outros estão tratando de problemas graves ou doenças incuráveis.

Nesse contexto, as hard skills e soft skills na saúde se tornam indispensáveis, tanto no atendimento burocrático quanto médico. Pensando nisso, selecionamos as principais habilidades técnicas e socioemocionais desejadas na área da saúde. Confira!

Hard Skills

As competências técnicas para a área da saúde são mais difíceis de listar. Afinal, elas são adquiridas por meio de educação tradicional e técnica, cursos de aprendizagem, graduação e pós-graduação.

Pensando em todos os profissionais, da administração ao corpo clínico, que atuam em hospitais, clínicas e laboratórios, podemos destacar:

  • diploma de especialidades médicas;
  • especialização em gestão hospitalar;
  • formação técnica para uso de equipamentos radiológicos;
  • curso de atendimento ao cliente;
  • formação técnica em enfermagem.

Soft Skills

Em relação às soft skills, podemos citar que as principais são:

  • boa comunicação – facilidade para escutar e saber se expressar, propondo soluções claras aos pacientes, a fim de resolver os problemas de forma ágil;
  • ética – especialmente na saúde, ter ética é uma habilidade primordial, considerando a privacidade dos pacientes;
  • empatia – se colocar no lugar do outro é uma das soft skills mais importantes na saúde. Com a empatia, fica possível entender as dores e necessidades dos pacientes em diversos aspectos;
  • humanização – a medicina humanizada está cada vez mais difundida na saúde. Isso requer de todos que atendem os pacientes uma atenção mais cuidadosa e sensível, próxima e afetiva;
  • organização – no atendimento, no financeiro, no estoque, no consultório ou área de exames, os processos e materiais demandam profissionais organizados;
  • liderança – é uma skill que não é só para gestores. Ela é fundamental para todos que precisam dar andamento a atividades que envolvam e impactam os pacientes, como autorização de convênio médico, procedimentos, entre outros;
  • inteligência emocional – na área médica, é preciso entender que os pacientes estão passando por momentos difíceis que podem influenciar comportamentos. Por isso, ter equilíbrio emocional ajuda a lidar com situações de conflitos.

Perceba que as hard skills e soft skills na saúde são comuns a todos os empreendimentos médicos. Hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios demandam profissionais com essas especificidades. O principal objetivo é ter a preferência dos pacientes e se destacar no mercado pelos diferenciais competitivos.

Gostou do post? Então, que tal aproveitar a visita e conferir mais um artigo? Desta vez, com nossas dicas para manter a equipe médica engajada e produtiva!

Você também pode gostar

Deixe um comentário