Gestor para clínica médica: como é o trabalho e quais habilidades necessárias?
De um lado, a concorrência acirrada, e de outro, um cliente ou paciente cada vez mais exigente. O gestor para clínica médica possui atribuições e desafios diferenciados, considerando a responsabilidade na promoção da saúde e bem-estar dos pacientes.
Além disso, como qualquer tipo de negócio, requer habilidades no gerenciamento de pessoas e processos. São aspectos com os quais a gestão precisa lidar todos os dias para obter os resultados positivos e manter a vantagem competitiva.
Mas, afinal, o que faz um gestor para clínica médica? Neste post, você vai conhecer as habilidades e competências mais importantes no trabalho desse profissional. Continue lendo e veja como um software especializado pode ajudar nesse desafio!
Como é o trabalho de um gestor para clínica médica?
O movimento de uma clínica médica costuma ser intenso, devido às diversas consultas, procedimentos e exames realizados diariamente. Nos bastidores, as áreas atuam para manter o controle dos agendamentos, das finanças e da qualidade no atendimento ao cliente.
A conquista das metas estabelecidas demanda do gestor a capacidade de antever situações e ocorrências. Entre redução de custos e aumento de receita estão a atração e retenção de pacientes, por meio da satisfação com o atendimento e serviços prestados.
Por trás dos processos e das pessoas, está a gestão com a importante missão de estabelecer um ritmo de trabalho eficiente e diferenciado. A sintonia entre equipes depende da capacidade do gestor de conduzir as atividades com segurança e confiabilidade.
Um bom gestor tem no time um grande aliado, pois sabe que não consegue gerenciar sozinho. Ele deve coordenar de perto as atividades, acompanhando o desempenho da equipe para fazer intervenções adequadas ou tomar decisões mais seguras.
É o profissional responsável por elaborar um planejamento adequado para o negócio e colocar em prática as ações estratégicas, de acordo com o que foi planejado. Para isso, precisa desenvolver as chamadas soft skills e hard skills, alinhando esses dois extremos.
Quais são as habilidades essenciais desse tipo de gestão?
O perfil de um bom gestor para clínica médica precisa abranger habilidades técnicas e comportamentais. O conhecimento sobre finanças, fluxo de caixa e convênios médicos é tão importante quanto o controle emocional e o senso colaborativo de trabalho.
A gestão pode ser conduzida por um médico ou administrador, contanto que esteja apto para exercer a função e assegurar a estabilidade do negócio. É imprescindível que o gestor tenha uma visão ampla de todas as atividades da clínica para alinhar objetivos e necessidades.
Dessa forma, ele consegue identificar os pontos fortes e fracos, promovendo mudanças específicas, que ajudem a clínica a evitar problemas e evoluir no mercado. É alguém que precisa lidar com imprevistos e ter agilidade para encontrar soluções mais adequadas.
Sobre a equipe, o gestor deve atuar como um líder, sempre disponível para orientar e ajudar os colaboradores em seus desafios. Em muitos casos, tudo o que o time precisa é de alguém que saiba ouvir e direcionar o melhor caminho.
Veja alguma das competências e habilidades – técnicas e comportamentais – mais relevantes de um gestor para clínica médica:
- liderança colaborativa;
- inteligência emocional;
- conhecimento de riscos e finanças;
- capacidade analítica;
- gerenciamento de projetos;
- senso de pertencimento;
- comprometimento;
- comunicação clara e objetiva;
- capacidade de ouvir;
- visão estratégica de negócio.
Cada uma dessas habilidades deve ser desenvolvida e trabalhada de acordo com o perfil e necessidade da clínica. Além disso, a gestão deve levar em conta a necessidade das equipes, equilibrando com os valores e objetivos da empresa.
Para ter sucesso, não basta apenas colocar essas habilidades em prática, mas, vivenciá-las na rotina e ser um exemplo genuíno para os colaboradores – um gestor competente e atualizado, sabe que precisa das pessoas como fortes aliadas para garantir bons resultados.
Como um software pode ajudar um gestor a ter um papel de destaque?
Por mais importantes que as habilidades sejam dentro de uma empresa, a tecnologia e suas inovações são determinantes no trabalho de um gestor para clínica médica. Os softwares de gestão oferecem funcionalidades essenciais para tornar a gestão mais fácil e eficiente.
Com a possibilidade de integração das áreas, o gestor tem mais controle e consegue acompanhar as atividades, reunindo todas as informações que precisa em um mesmo ambiente — um ganho de tempo para se dedicar ao core business da empresa.
O software especializado vai ajudar a identificar as demandas e organizar as tarefas, conforme a prioridade. A gestão, com o auxílio tecnológico, consegue entender melhor o cenário, delegar funções e visualizar o funcionamento da clínica.
A integração entre setores possibilita a emissão de relatórios, com dados e informações importantes sobre o desempenho individual e coletivo. Desse modo, o gestor consegue avaliar a combinação de performance e produtividade.
O bom gerenciamento transmite aos pacientes uma imagem de controle, organização e eficiência, além de evitar perdas financeiras. São diversas camadas de atenção, sendo a tecnologia primordial para quem deseja se destacar e ter uma gestão de sucesso.
Quanto mais dados e informações confiáveis o gestor para clínica tiver, mais fácil será decidir sobre os projetos e rumos do negócio. Com o controle nas mãos, a gestão não terá problemas em ampliar a autonomia das lideranças de áreas e sincronizar o trabalho geral da clínica.
Gostou do post? Aproveite a visita no nosso blog e continue aprendendo sobre os desafios da gestão na área da saúde. Dessa vez, conferindo o check list para gestão financeira em clínica médica!