Medicina humanizada: por que e como adotar no seu dia a dia? - Blog Genesis Tecnologia

Medicina humanizada: por que e como adotar no seu dia a dia?

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A medicina humanizada é uma das inovações na área da saúde. O conceito e a prática se fundem para oferecer maior proximidade com os pacientes, de forma que eles se sintam acolhidos, sobretudo, em momentos de tensão e ansiedade.

O objetivo é fortalecer o vínculo entre o médico e o paciente, inspirando confiança em total atenção aos problemas, dúvidas e dores. Mesmo com os bons resultados, para muitos profissionais e clínicas ainda é difícil transformar e humanizar a relação.

O objetivo deste post é aprofundar no conceito da medicina humanizada e explicar como funciona. Continue lendo, veja a importância de trazer algo novo para o seu negócio, quais são os benefícios e como implementar na sua clínica!

O que é a medicina humanizada e como funciona?

A medicina humanizada é a proposta de um atendimento médico diferenciado que coloca o paciente como prioridade, em total empatia e acolhimento. Apesar de o foco se concentrar na relação médico-paciente, a humanização oferece uma experiência única, que se estende a toda a clínica.

Em muitos momentos o paciente está fragilizado e aflito, diante da iminência de um problema mais grave de saúde. O turbilhão de emoções pode alterar o comportamento, por isso, a equipe médica deve estar disponível e preparada para oferecer um atendimento humanizado.

Isso quer dizer que o velho hábito de mal olhar para o paciente ou prescrever o receituário sem antes abrir um processo minimamente investigativo, já não tem vez nessa nova proposta da medicina humanizada.

Apesar da implementação no país pelo Ministério da Saúde no ano de 2000, somente agora o conceito está mais forte, estimulando as clínicas médicas a adotarem como diferencial competitivo de atração e retenção dos pacientes.

Por que ela é importante na área da saúde?

Já faz tempo que o sistema de saúde público pratica a medicina humanizada, entretanto ela é importante em todo o segmento, público ou privado, abrangendo não só as clínicas, mas hospitais e laboratórios.

Assim como no varejo o comportamento do consumidor mudou. Na saúde, os pacientes, no geral, dão preferência às unidades médicas onde o tratamento e o atendimento humanizado já são uma realidade.

A experiência de entrar em um consultório e ser recebido com cordialidade e atenção, sem a costumeira pressa que os médicos parecem ter para liberar logo o paciente, faz toda a diferença — a vivência fará com que o paciente recomende a clínica ou o médico para o maior número de pessoas.

Embora a ida ao médico não seja uma visita das mais agradáveis, quando há humanização a lembrança será positiva, o que fará com que o paciente retorne outras vezes, fidelizando a relação com a clínica de modo geral, afinal, antes de passar pelo médico, a humanização deve ocorrer desde a entrada.

Quais os benefícios de adotar a medicina humanizada?

A medicina humanizada só traz benefícios, considerando que a intenção é oferecer um tratamento pautado na afetividade e empatia. Sendo assim, é possível, em médio prazo, observar as mudanças significativas.

Melhoria da relação médico-paciente

Uma relação que já era boa, pode ser melhor ainda com o atendimento humanizado. Há pacientes que confiam em seus médicos e transformar o relacionamento pode aumentar ainda mais o sentimento de carinho mútuos.

É preciso lembrar que dos dois lados há seres humanos com vida além do consultório médico. O atendimento afetuoso não quer dizer que os limites serão ultrapassados, mas, sim, que o grau de importância enquanto pessoas será aumentado.

Maior nível de confiança nos profissionais

Ao melhorar a relação, o paciente se sente mais confortável para dizer ao médico tudo o que sente, que por sua vez terá condições de fechar melhor diagnóstico e definir tratamento mais adequado.

As respostas positivas ao que for indicado pelo médico tendem a aumentar o grau de confiança, o que é essencial para que o paciente não queira trocar de profissional ou até mesmo, de clínica.

Satisfação do paciente

Pacientes bem atendidos, recebidos pelo nome e com toda a atenção, independentemente dos motivos que o levaram até ali, dificilmente terão do que reclamar. Nas pesquisas de satisfação eles serão generosos em pontuar tanto os médicos quanto outros profissionais pelo tratamento.

Melhoria da reputação dos profissionais e da clínica

A medicina humanizada transmite um sentimento de segurança e cria no paciente uma imagem positiva da clínica e de todos os profissionais com os quais ele tem contato — quanto melhor a reputação, maior será a visibilidade e referência no mercado.

Como implementar na sua clínica?

Até aqui você já deve ter percebido o quanto a medicina humanizada pode mudar o destino do seu negócio. Implementar esse tipo de atendimento é percorrer um longo caminho de volta, quando os médicos iam às casas atender seus pacientes. Porém, agora, eles têm a ajuda essencial da tecnologia.

Aliás, os recursos tecnológicos estreitam a relação quando oferecem comodidade e facilidades, seja no agendamento seja na disponibilidade do prontuário eletrônico. Por meio da personalização, o paciente se sente importante e único.

Os outros pontos que evidenciam a eficiência da medicina humanizada ficam a cargo de uma boa comunicação, tratamento cordial e oportunidade ao paciente de se expressar, participando ativamente do próprio atendimento.

Para implementar corretamente a medicina humanizada e ter sucesso na sua clínica, considere alguns passos importantes e diferenciados para estabelecer um parâmetro de antes e depois da mudança. Veja quais são eles!

Utilize uma linguagem adequada

O tom de voz e a maneira de se expressar fazem toda a diferença na relação entre o médico e o paciente. Nesse aspecto é fundamental conhecer cada paciente, pois nem todos estão preparados para uma linguagem difícil e incompreensível.

Dos termos técnicos ao modo de orientar sobre uma prescrição é preciso escolher bem as palavras que deixem o paciente confortável, inclusive para tirar dúvidas se for necessário.

Promova a capacitação de toda a equipe

A medicina humanizada é, relativamente, novidade no atendimento privado de saúde, portanto, os colaboradores, entre médicos, áreas técnica e administrativa, podem não estar familiarizados com o termo.

Quando se decidir pela implementação, envolva todos os profissionais no processo de mudança, explicando o passo a passo e a importância da humanização para as estratégias de retenção e fidelização.

Do atendimento à sala do médico, o tratamento deve obedecer a um padrão em que cordialidade, empatia, cuidado e gentileza funcionem em ritmo cadenciado. Todos devem entender o quanto é importante tratar o outro como gostariam de ser tratados.

Ouça o paciente 

A liberdade para se expressar sobre a própria saúde é um poderoso fator motivacional de retorno. Quando o médico permite que o paciente descreva seus problemas e sintomas, certamente, terá maior embasamento para elaborar formas de tratamento.

Sem juízo de valor ou conceitos próprios, é importante ouvir o que o paciente tem a dizer, pois alguns detalhes fazem total diferença para encontrar a solução adequada em cada caso — ao final, compreensão e empatia são palavras-chave na relação médico-paciente.

A medicina humanizada é uma prática que será adotada por todas as unidades de saúde que desejam sobreviver à competitividade. Quanto antes sua clínica se adequar a essa nova realidade, melhor será para se consolidar como uma das primeiras a reconhecer o valor humano de um paciente.

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